Caiado destina R$ 40 milhões para projetos culturais em Goiás
Redação DM
Publicado em 29 de julho de 2021 às 14:45 | Atualizado há 5 anos
Fio Direto
Recurso
Começou na última terça-feira, 27/07, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o julgamento do recurso interposto pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB) contra decisão do juízo da 133ª Vara Eleitoral de Goiás, que o condenou a 1 ano e 8 meses por prática de caixa 2 nas eleições de 2006. O relator, desembargador Luiz Eduardo, votou pelo não provimento do recurso do tucano. O julgamento foi interrompido por pedido de vistas do juiz Átila Naves.
Ação
A ação por suposto uso de caixa 2 nas eleições de 2006, que culminou com a condenação de Marconi Perillo (PSDB) em 1ª instância, foi protocolada, originalmente, perante ao STF e incluia também Alcides Rodrigues (Patriota). No decorrer do processo, a ação foi desmembrada. Alcides foi condenado a 10 anos de reclusão e, no ano passado, Marconi foi sentenciado a 1 ano e 8 meses e multa.
Arthur Lira
O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP/AL), disse, em entrevista ao Jornal Opção, que vai trabalhar pela reaproximação do presidente estadual da sigla em Goiás, Alexandre Baldy, com o governador Ronaldo Caiado. Segundo Lira, os dois são grandes líderes políticos e devem caminhar juntos por Goiás. “São dois líderes no Estado. Vamos trabalhar para que o DEM, o Progressistas e outros partidos estejam juntos em 2022”, frisou.
Parcerias
O deputado estadual Rubens Marques (Pros) esteve na Secretaria Estadual de Saúde na manhã de ontem, 28/07. O parlamentar foi acompanhado do prefeito de Ceres, Edmario de Castro (Cidadania), e do prefeito de Rialma, Frederico Gonçalves (PTB), e foi recebido pelo superintendente de Gestão Integrada da SES, Mauro Theobald. o deputado agradeceu a gestão Caiado pela atenção dada aos municípios goianos.
Homenagem
A primeira-dama de Goiás, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, foi uma das homenageadas pela Prefeitura de Anápolis com a Comenda Gomes de Souza Ramos, que este ano contemplou aqueles que prestaram assistência social aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, ação coordenada por Gracinha Caiado no âmbito do Executivo estadual.
Terminal da Ferrovia Norte-Sul teve investimentos de R$ 400 mi
Inaugurado na última terça-feira, 27/07, pelo governador Ronaldo Caiado e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul de Rio Verde recebeu investimentos de R$ 400 milhões, sendo 185 milhões provenientes de empréstimo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
A plataforma é a maior nos quase 1,5 mil quilômetros do trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Somente para a sua construção, segundo a concessionária Rumo Logística, foram gerados 1,6 mil empregos e vai gerar 1,8 mil postos de trabalho quando estiver em plena capacidade de operação.
Os investimentos no setor ferroviário têm sido constantes em Goiás. Em março deste ano, foi inaugurada a plataforma multimodal de São Simão, construída em parceria entre a Rumo Logística e a Caramuru Alimentos, em evento com a presença do presidente Bolsonaro.
Linha cruzada
O jornal O Estado de São Paulo, em matéria assinada pelos jornalistas Lorenna Rodrigues e Daniel Weterman, diz que o deputado Alcides Rodrigues (Patriota-GO) enviou uma emenda “cheque em branco”, de R$ 3,3 milhões, para o município de Santa Helena de Goiás, onde o filho João Alberto Vieira Rodrigues é prefeito, fazendo da cidade a que mais recebeu recursos de transferências especiais no Estado de Goiás.
A emenda cheque em branco, segundo o jornal, seria um mecanismo que permite aos parlamentares enviar dinheiro público de suas emendas individuais para bases eleitorais sem um objetivo definido e livre de fiscalização federal.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou 20 novos editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, cujos recursos a serem distribuídos somam quase R$ 40 milhões. A verba irá abranger cerca de 2,5 mil projetos do segmento cultural goiano. A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi criada pelo governo federal com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como os espaços culturais brasileiros, no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19. Em Goiás, foram lançados em 2020, pela Secretaria de Cultura (Secult), três editais da lei, que beneficiaram mais de 1.530 projetos em todo o Estado. A maioria deles já está em execução. As inscrições no processo seletivo estão abertas desde a última terça feira (27/07) pela plataforma Mapa Goiano, no site www. cultura.go.gov.br. Entre as áreas contempladas estão projetos de artes visuais, artesanato, audiovisual, arte feminina, pontos de cultura, circo, cultura popular, cultura kalunga e quilombola, crianças e adolescentes, dança, fomento à bibliotecas comunitárias e museus, festivais, direitos humanos, hip hop, letras, teatro e música, além de propostas focadas nas tradições e no saber goiano. No âmbito do município de Goiânia, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) criou uma consultoria para auxiliar os proponentes na elaboração de projetos para participar do edital de Arte e Cultura em Direitos Humanos da lei Aldir Blanc estadual. O suporte também será acessível em libras, com apoio da Central de Libras da Prefeitura de Goiânia. Para garantir o acesso ao pleito, a SMDHPA vai tirar dúvidas e orientar os interessados neste edital, com uma equipe técnica e jurídica para auxiliar ONGs, coletivos, grupos e pessoas que já trabalhem na área dos Direitos Humanos, desde a elaboração até a inscrição de seus projetos.
Fio Direto
Recurso
Começou na última terça-feira, 27/07, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o julgamento do recurso interposto pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB) contra decisão do juízo da 133ª Vara Eleitoral de Goiás, que o condenou a 1 ano e 8 meses por prática de caixa 2 nas eleições de 2006. O relator, desembargador Luiz Eduardo, votou pelo não provimento do recurso do tucano. O julgamento foi interrompido por pedido de vistas do juiz Átila Naves.
Ação
A ação por suposto uso de caixa 2 nas eleições de 2006, que culminou com a condenação de Marconi Perillo (PSDB) em 1ª instância, foi protocolada, originalmente, perante ao STF e incluia também Alcides Rodrigues (Patriota). No decorrer do processo, a ação foi desmembrada. Alcides foi condenado a 10 anos de reclusão e, no ano passado, Marconi foi sentenciado a 1 ano e 8 meses e multa.
Arthur Lira
O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP/AL), disse, em entrevista ao Jornal Opção, que vai trabalhar pela reaproximação do presidente estadual da sigla em Goiás, Alexandre Baldy, com o governador Ronaldo Caiado. Segundo Lira, os dois são grandes líderes políticos e devem caminhar juntos por Goiás. “São dois líderes no Estado. Vamos trabalhar para que o DEM, o Progressistas e outros partidos estejam juntos em 2022”, frisou.
Parcerias
O deputado estadual Rubens Marques (Pros) esteve na Secretaria Estadual de Saúde na manhã de ontem, 28/07. O parlamentar foi acompanhado do prefeito de Ceres, Edmario de Castro (Cidadania), e do prefeito de Rialma, Frederico Gonçalves (PTB), e foi recebido pelo superintendente de Gestão Integrada da SES, Mauro Theobald. o deputado agradeceu a gestão Caiado pela atenção dada aos municípios goianos.
Homenagem
A primeira-dama de Goiás, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, foi uma das homenageadas pela Prefeitura de Anápolis com a Comenda Gomes de Souza Ramos, que este ano contemplou aqueles que prestaram assistência social aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, ação coordenada por Gracinha Caiado no âmbito do Executivo estadual.
Terminal da Ferrovia Norte-Sul teve investimentos de R$ 400 mi
Inaugurado na última terça-feira, 27/07, pelo governador Ronaldo Caiado e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul de Rio Verde recebeu investimentos de R$ 400 milhões, sendo 185 milhões provenientes de empréstimo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
A plataforma é a maior nos quase 1,5 mil quilômetros do trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Somente para a sua construção, segundo a concessionária Rumo Logística, foram gerados 1,6 mil empregos e vai gerar 1,8 mil postos de trabalho quando estiver em plena capacidade de operação.
Os investimentos no setor ferroviário têm sido constantes em Goiás. Em março deste ano, foi inaugurada a plataforma multimodal de São Simão, construída em parceria entre a Rumo Logística e a Caramuru Alimentos, em evento com a presença do presidente Bolsonaro.
Linha cruzada
O jornal O Estado de São Paulo, em matéria assinada pelos jornalistas Lorenna Rodrigues e Daniel Weterman, diz que o deputado Alcides Rodrigues (Patriota-GO) enviou uma emenda “cheque em branco”, de R$ 3,3 milhões, para o município de Santa Helena de Goiás, onde o filho João Alberto Vieira Rodrigues é prefeito, fazendo da cidade a que mais recebeu recursos de transferências especiais no Estado de Goiás.
A emenda cheque em branco, segundo o jornal, seria um mecanismo que permite aos parlamentares enviar dinheiro público de suas emendas individuais para bases eleitorais sem um objetivo definido e livre de fiscalização federal.