Cinco mil pessoas celebram aparições de Fátima em Goiânia
Redacão
Publicado em 12 de maio de 2017 às 19:28 | Atualizado há 4 meses
A Igreja Católica realiza neste sábado, 13, Missa Campal na Praça do Avião com a presença do arcebispo Dom Washington Cruz e padres da comunidade católica e arquidiocese. O encontro é uma homenagem aos 100 anos das aparições de Fátima.
A igreja espera reunir 5 mil pessoas para relembrarem os ensinamentos despertados após os relatos das três crianças que teriam visto a virgem Maria em Fátima, cidade de Portugal.
Desde o início do mês, os católicos goianos realizam orações e meditações com terços tendo em vista o centenário. No mesmo período, a igreja intensificou a realização de confissões, um dos sacramentos da igreja.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça do Avião, no setor Aeroporto, tem sido a sede das celebrações e realiza a concentração para a missa a partir das 17h.
A narrativa da aparição se resume principalmente ao fato da igreja ter recebido, no dia 13 de maio de 1917, o relato de que três crianças avistaram “uma senhora mais brilhante do que o Sol”. De acordo com a igreja, Lúcia dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto testemunharam que viram a mãe de Jesus.
Sinomar Aparecido, um dos organizadores das comemorações em Goiânia, explica ao DM que toda a questão diz respeito a uma crença e forte convicção de amor. Ele diz que quem tem fé e amor por Maria acredita mais nos relatos das três criancinhas. “É um relato muito forte, que tem relação íntima com a fé católica. Maria é entendida como mãe. Quem tem na mãe carnal o refúgio, o que dirá da mãe de Deus?”.
Aparição
O ciclo de aparições que ocorreu em 1917 traz uma série de pedidos e profecias. Em uma delas, as crianças pastorinhas são orientadas a buscarem Maria por seis meses seguidos, na mesma hora e no mesmo dia 13 de cada mês.
Sinomar Aparecido explica que um dos pedidos de Maria é para que as crianças rezem o terço todos os dias tendo em vista alcançarem a paz. Na época, o mundo vivia em guerra. Após a aparição, rezar o terço passou a ser algo emblemático dentro da igreja.
A Igreja Católica diz que apenas Lúcia falou com a virgem. Por sua vez, Jacinta só ouvia o que a santa dizia, sem vê-la. E Francisco apenas via a santa.
Criança brasileira motiva canonização de Jacinta e Francisco Marto
Tudo começou em 3 de março de 2013. Lucas teria caído de uma varanda, em Juranda, no Brasil. A canonização dos pastorzinhos que viram Fátima entrou na fila de santificação após um suposto milagre ter ocorrido com Lucas.
Para o jornal português “Público”, o pai teria falado de forma lacônica sobre o ocorrido e como o filho está por trás da canonização mais celebrada da década. O acidente aconteceu pelas 20h e a criança caiu de uma altura de 6,5 metros. “Bateu com a cabeça no chão, teve um traumatismo craniano grave, com perda de massa encefálica.”, diz o pai João Batista.
A criança brasileira foi transportada de ambulância até o hospital de Campo Mourão, no Paraná. O estado foi considerado “muito grave”, relata o jornal português. Ela teve duas paradas cardíacas. Tudo começou a mudar quando uma irmã de Lucas pediu para que todos orassem, então, para os pastorzinhos.
Diante do relato, a Igreja Católica, em Portugal, realizou oficialmente o pedido de canonização. Nos últimos anos foi o grande debate em torno das crianças.
Neste sábado, em Fátima, o papa Francisco reconhecerá as duas crianças como santas.
[box title=”Hino do centenário criado pela igreja em Goiânia”]
(Letra e música: SAULO DA SILVEIRA)
VIRGEM DE FÁTIMA, ROGAI POR NÓS/QUE RECORREMOS SEMPRE A VÓS
VIRGEM DE FÁTIMA, COM VOSSO AMOR/GUIAI-NOS SEMPRE
NOS CAMINHOS DO SENHOR
HÁ CEM ANOS NOSSA TERRA VISITASTES/NOS PEDINDO MAIS AMOR E CONVERSÃO
QUE REZÁSSEMOS O TERÇO CADA DIA/ESTA BELA E PODEROSA ORAÇÃO
POIS COM O TERÇO NÓS PODEMOS ALCANÇAR/TODA A GRAÇA, LUZ E FORÇA PRA VENCER
NOSSAS LUTAS, NOSSOS MEDOS, INCERTEZAS/QUE A VIDA CERTAMENTE VAI TRAZER
VIRGEM DE FÁTIMA, ROGAI POR NÓS/QUE RECORREMOS SEMPRE A VÓS
VIRGEM DE FÁTIMA, COM VOSSO AMOR/GUIAI-NOS SEMPRE
NOS CAMINHOS DO SENHOR
A IMAGEM PEREGRINA AQUI VEIO/ E PLANTOU ENTRE NÓS SUA MORADA
ACOLHIDA COM CARINHO PELO POVO/ HOJE TEM BELA CASA EDIFICADA
E UMA COMUNIDADE ATUANTE/FERVOROSA E ENGAJADA NA “MISSÃO”
CONSTRUIR COM CARINHO “NOVO REINO”/ DE AMOR, MAIS JUSTIÇA E UNIÃO
[/box]