Cunha adia para semana que vem pedido de impeachment
Redação DM
Publicado em 12 de outubro de 2015 às 22:30 | Atualizado há 11 anosBRASÍLIA — Em reunião na manhã desta terça-feira com o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na residência oficial, os líderes da oposição pediram para que ele defira o pedido de impeachment de autoria dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. A reunião ocorre apenas , “até mesmo para que possa exercer, de forma adequada, o seu direito constitucional à ampla defesa”. Cunha decidiu esperar o aditamento do Bicudo, o que deve ser feito ainda hoje. Já a decisão sobre o requerimento deve ser adiada para semana que vem.
Segundo participantes da reunião com Cunha ocorrida na manhã de hoje, ficou superado o mal estar provocado pela nota da oposição que pedia o seu afastamento.
— Uma coisa que Cunha está avaliando, agora, para deferir o pedido de impeachment, é que terá o apoio de 90% da população. Depois que ele deferir, isso vai explodir na sociedade e ninguém segura mais. Noventa por cento (90%) da população vão apoiá-lo — disse o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
Nesta segunda-feira a noite, Eduardo Cunha retornou a Brasília acompanhado de um grupo de deputados do Rio de Janeiro. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez a viagem no jatinho da FAB, ao qual o presidente da Câmara tem direito. Depois, ele e Paulinho da Força se reuniram com Cunha. Segundo interloculores, Cunha reclamou estar chateado com a nota da oposição. A irritação dele foi levada pelos dois aos demais da oposição, que participaram de um jantar de Artur Maia, líder do SD (BA).
Na manhã desta terça-feira participaram da reunião na casa de Cunha os líderes do PSDB, Carlos Sampaio (SP), Mendonça Filho (PE), o líder do PSB no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PE), o líder do PPS Rubens Bueno (PR) e o líder da Minoria , deputado Bruno Araújo, além de Paulinho.
— O PT quer tirar o corpo fora e me colocar como o chefe do Petrolão e ninguém me defende. Pelo contrário, tem senador tucano se metendo em assunto da Câmara pedindo meu afastamento. Porque não pede o afastamento do presidente do Senado (Renan Calheiros), que é réu no Supremo? — protestou Cunha aos emissários da oposição com quem conversou.