Cotidiano

Descarte de lixo transforma lotes de cidades goianas

Redação DM

Publicado em 7 de junho de 2015 às 01:26 | Atualizado há 11 anos

 

Da redação, com informações do G1

Áreas de diversas cidades do Estado de Goiás vêm se transformando em lixões a céu aberto. Isso está ocorrendo, pois os moradores estão descartando materiais em locais inadequados, gerando acúmulo de detritos de maneira indevida. Várias pessoas foram flagradas depositando os mais diversos produtos como roupas e materiais de construção e resíduos plásticos.

Esse fato está incomodando moradores que vivem nas proximidades dos terrenos, pois eles alegam que o mau cheiro é enorme. As reclamações também incluem a grande sujeira provocada pelo descarte e as doenças que esses lixões podem trazer , como a dengue.

Um morador de Porangatu, foi visto descarregando uma carreta de detritos em lote abandonado. A Secretaria de Obras do munícipio informou que o dono do lote deve se responsabilizar por denunciar a colocação irregular de detritos à Secretaria do Meio Ambiente e, após isso, os fiscais realizam a notificação.

Em Anápolis, uma área da prefeitura virou depósito de restos de televisores, madeiras e plástico. Quem mora no local improvisou uma barreira de pedras a fim de impedir que caminhões de lixo realizem descarte na área. A prefeitura da cidade disse que vai realizar uma limpeza com entulho.

Outro local em que a situação se repete é na cidade de Jataí. Um caminhão  com entulho foi flagrado descarregando dejetos em um terreno abandonado. A prefeitura informou que vai intensificar a fiscalização nos bairros e lembrou a população que a cidade dispõe de ecopontos, locais adequados para o recebimento dos entulhos.

Em Rio Verde, existe um lote baldio cheio de lixo. A prefeitura da cidade pede aos moradores que ao realizar um flagra de descarte indevido  liguem para Fiscalização de Posturas do Município.  Na cidade, quem não conserva o lote limpo paga multa de R$ 206.

Já  os moradores de Goiatuba estão preocupados com a capacidade dos espaços acumulaldos de lixo se tornarem criadouros do mosquito da dengue. Na cidade já foram notificados mais de dois mil  casos da doença.  A Secretaria de Obras informou que realiza a limpeza de lotes abandonados, mas cobra uma multa que pode variar entre R$ 225 e R$ 1.350.

O entorno do Distrito Federal também registra casos de descartes irregulares. Em  Valparaíso de Goiás , a prefeitura informou que realiza coletas,  procura conscientizar os moradores e já começou uma operação de limpeza nos bairros.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia