Eleição para Conselho Tutelar do Rio é remarcada para novembro
Redação DM
Publicado em 6 de outubro de 2015 às 09:22 | Atualizado há 11 anosRIO – A nova eleição dos Conselheiros Tutelares do Rio de Janeiro foi remarcada e ocorrerá no dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, dois dias após a primeira votação ter sido cancelada devido a um problema no sistema de computadores. A decisão foi tomada nesta segunda-feira durante reunião da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Conforme noticiado em reportagem do O GLOBO, o pleito do último dia 04 de outubro já estava conturbado dias antes, quando houve denúncias de supostas irregularidades no processo. No dia 23 de setembro o vereador Professor Célio Lupparelli (DEM) entrou com uma ação popular no Tribunal de Justiça pedindo a suspensão da votação. Na semana seguinte, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Danilo Groff Filho, renunciou ao cargo por não concordar com os procedimentos adotados no processo eleitoral.
Para a eleição em novembro, os 160 postos de votação serão mantidos, cada um com três seções de votação. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a lista com os postos de votação e seções eleitorais será publicada em Diário Oficial do Município e no site do CMDCA (www.cmdcario.com.br).
No ato de votação o eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e título de eleitor (este último podendo ser substituído por comprovante de votação ou certificado de quitação eleitoral). As urnas se abrirão às 9h e se fecharão ás 17h.
Os cinco mais votados, para cada conselho, serão eleitos. Foram cerca de 1.400 inscritos que, após etapas como exames escritos e avaliação de ficha criminal, chegou-se ao total de 581 candidatos.