Cotidiano

Encontro reúne 10 estados para planejar combate ao crime organizado

Redação DM

Publicado em 20 de agosto de 2016 às 02:15 | Atualizado há 10 anos

Os estados participantes do acordo interfederativo de segurança pública (Tocantins, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás) se reuniram em Bonito (MS) para debaterem o planejamento das ações conjuntas.

Com o estado do Amazonas manifestando interesse em participar, o acordo reúne 10 estados , integrando operações policiais, com cruzamento de dados dos serviços de inteligência. O foco é desmontar quadrilhas de tráfico de entorpecentes e armas, de roubos de veículos e assaltos a agências bancárias.

Além disso, o encontro visa também consolidar o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrado. Com vigência de 48 meses, a criação do acordo foi aprovada pelos estados no dia 1º de julho. Durante o encontro, o secretário de Segurança Pública e presidente do Pacto, José Eliton, relatou os problemas vivenciados pelos estados.

“Até agora, cada estado enfrentava de forma isolada as demandas relacionadas à criminalidade. A partir da comunhão de esforços e a criação do Pacto Federativo é possível integrar dados e informações, o que possibilita um maior poder de antecipação às atividades criminosas”, avalia.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia