Cotidiano

Gestão Pellozo: mudanças em menos de seis meses

Redação DM

Publicado em 22 de junho de 2021 às 16:57 | Atualizado há 5 anos

Chegando próximo ao fim de junho, sexto mês de administração, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, faz um balanço positivo do início da sua administração. Com ações e obras em diferentes áreas, o Município conquista novo rumo e caminha para o desenvolvimento, gerando esperança aos seus moradores e motivando novos investimentos.

No primeiro momento, a atual administração se preocupou em atender as principais demandas da população e realizar o ajuste financeiro do Município. Junto a isso, a Prefeitura manteve a continuidade do trabalho essencial, retomou obras paralisadas, e traçou um novo plano de ação e novas parcerias para atrair investimentos para o Município.

No serviço de Infraestrutura, a Prefeitura priorizou o trabalho de serviços urbanos, a limpeza da cidade, revitalização de vias e melhorias emergenciais, como iluminação pública e serviços de tapa-buracos. Foram realizadas iniciativas como Seinfra em seu Bairro, que percorreu as principais regiões do Município para recolhimento de galhadas, manutenção de iluminação pública, retirada de entulhos e serviços de recuperação asfáltica.

A Sanesc tem trabalhado, desde o primeiro dia do ano, para sanar de uma vez por toda o problema de falta de água de Senador Canedo. Mais de R$ 22 milhões já estão sendo investidos na construção de novas adutoras, ampliação de reservatórios, energização do sistema e muitas outras obras essenciais.

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, lembrou que encontrou muitas dificuldades no início da gestão, mas que o trabalho sério e a vontade de fazer o melhor para a população superou os problemas. “Iniciamos 2021 com uma grande demanda na infraestrutura, sem maquinário adequado, coleta de lixo e muitos outros serviços funcionando de forma improvisada ou mesmo parados, falta de água, muitos buracos nas ruas, e tantos outros problemas. Vimos que era necessário resolver o urgente, fazer o mínimo, para que então pudéssemos dar andamento nos grandes projetos. E estamos conseguindo fazer tudo isso”, explica Pellozo.

Pandemia
A pandemia de Covid-19 trouxe necessidades e prioridades extras ao cotidiano da cidade, tanto na área da Saúde quanto em outras áreas, como Educação, Social, Emprego, Renda e Segurança Pública. Portanto, houve a necessidade de uma atenção especial para a Saúde do Município. Então a prefeitura ampliou as vagas de atendimento aos pacientes acometidos pelo novo Coronavírus com a estruturação de um Hospital de Enfrentamento e leitos adaptados e exclusivos para atendimento adequado. Dessa forma, Senador Canedo saiu de zero leitos e passou a contar com mais de 100 leitos, para tratamento de pacientes com Covid-19.

Também foram realizadas parcerias para ampliar a assistência aos pacientes, juntamente com a doação de máscaras e a constante sanitização e limpeza adequada de locais com maior circulação de pessoas. Caminhões passam pelas principais ruas e avenidas da cidade, à noite, fazendo a sanitização dos ambientes. O mesmo acontece no Terminal de Passageiros do Transporte Coletivo.

Com a necessidade do cumprimento de medidas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19 houve a necessidade de proporcionar assistência, de forma mais intensiva, a muitas famílias da cidade. Com as escolas fechadas, as ações da Secretaria de Educação focaram no cuidado com o planejamento pedagógico no momento de aulas remotas, adequação da plataforma utilizada pelos educadores, melhorias na infraestrutura escolar, e programação de novas obras para atender a rede municipal de ensino.

O cuidado com a assistência das famílias foi intensificado, principalmente no que se refere às necessidades básicas. Doação de alimentos e itens de higiene foram algumas das iniciativas que têm sido feitas pela Prefeitura. “Foi necessário, pelo momento, prover a assistência, garantir o alimento, o kit enxoval, mesmo que acreditando no prover do cidadão, na promoção social, foi preciso atender esta realidade emergencial”, explica a primeira dama e assistente social, Simone Assis.

Nesse período também foi muito importante para o Município as parcerias com empresas da iniciativa privada e outras entidades. E todo cuidado com a população foi reforçado pelas demais pastas, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Combate à Fome, que disponibiliza a doação de kits de hortaliças e verduras e é responsável pelo restaurante municipal, que serve almoço por apenas R$ 3,00. Além do empenho da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego na promoção de cursos e seleções para inclusão no mercado de trabalho de moradores de Senador Canedo. Em menos de 6 meses foram cerca de 2 mil pessoas encaminhadas ao mercado.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia