Juntos pelo Araguaia já conta com aporte de R$ 43 milhões
Redação DM
Publicado em 18 de maio de 2021 às 20:46 | Atualizado há 5 anos
O programa Juntos pelo Araguaia
sai do papel e já conta com aporte de R$ 43 milhões captados junto a empresas
parceiras para investimentos na Bacia do Alto Araguaia. A iniciativa agrega
esforços conjuntos dos governos de Goiás, por meio da Secretaria de Meio
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Mato Grosso e Federal, em
trabalho coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Ao todo,
participam 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses.
As instituições parceiras do
programa preparam para a Semana do Meio Ambiente, na primeira quinzena de
junho, ação a ser realizada na Bacia do Alto Araguaia, com plantio de mudas de
espécies nativas do cerrado em propriedade rural, com presença do governador
Ronaldo Caiado.
Lançado em 5 de junho de 2019,
Dia Mundial do Meio Ambiente, o foco do programa está na recuperação ambiental.
Ao todo, serão revitalizados 10 mil hectares em ambos os estados: 5 mil em
Goiás e 5 mil no Mato Grosso. Para tal, será construído o Centro de
Desenvolvimento Florestal e de Pesquisa de Espécies Nativas do Cerrado, em
Piranhas, que fornecerá mudas para a implantação do programa.
“Esse é o maior projeto de
recuperação ambiental do mundo”, diz o governador Ronaldo Caiado ao destacar
que as parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para o
desenvolvimento do programa. Ele reitera a necessidade de se preservar o
patrimônio. “O Araguaia é muito emblemático para o Estado de Goiás. Tem a
beleza natural, boa parte das nossas histórias passam pelo rio, tudo converge
naquele lindo cartão postal”, pontua.
Entre os investidores está a
empresa Anglo American, que destinou R$ 7 milhões que vão beneficiar a recuperação
de cerca de 100 hectares em Piranhas, dentre outras ações. A etapa executiva do
projeto teve início no final de dezembro de 2020, evento que contou com a
presença dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, do MT, Mauro Mendes, além
do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho.
Outro parceiro do programa é a
empresa Hypera Pharma, que aportou R$ 11 milhões para recuperação de 160
hectares nos municípios de Santa Rita do Araguaia e Portelândia, além da
construção de um viveiro de mudas a ser criado na cidade de Mineiros. O
lançamento do empreendimento vai ocorrer durante a semana do meio ambiente,
primeira de junho deste ano, no município, em comemoração ao Dia Mundial do
Meio Ambiente.
A Rumo Logística, operadora de
logística ferroviária, também é parceira do Juntos pelo Araguaia e vai destinar
R$ 24,9 milhões ao programa. Na última terça-feira (04/05), uma reunião entre
representantes da Semad, Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama) avançou no diálogo com a empresa acerca do lote e área de atuação na
Bacia do Alto Araguaia, que serão definidos em junho.
Programa
O projeto Juntos pelo Araguaia
visa recuperar os 2.600 quilômetros de extensão do Rio Araguaia, que passa
pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Ao todo, a bacia possui
extensão de mais de 350 mil quilômetros quadrados. De acordo com o Governo de
Goiás, na primeira etapa a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas
às margens do rio.
Segundo detalha a titular da
Semad, secretária Andréa Vulcanis, a iniciativa é de conscientização e
preservação da bacia do Rio do Centro-Oeste, e visa promover um trabalho mútuo
da política de Estado, em conjunto com o setor produtivo. “Essa é uma proposta
única no Brasil em que dois Estados deram as mãos para organizar esse projeto.
Meio ambiente é produzir, e também cuidar, respeitando tudo e todos”, defende.
Selo
Com o objetivo de reconhecer os
parceiros do maior programa de revitalização de bacias hidrográficas do Brasil,
que tem como marca a inovação em restauração florestal, conservação de solo e
engajamento social integrado para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto
Rio Araguaia, o Governo de Goiás criou os selos do Juntos pelo Araguaia. São
cinco modalidades.
I – Selo de Patrocinador:
concedido a instituições ou pessoas físicas que efetivarem patrocínio
financeiro à execução do projeto, seja por meio de doação ou financiamento, sem
vínculo com o cumprimento de obrigações legais;
II – Selo de Partícipe: destinado
a instituições ou pessoas físicas que financiarem o projeto em razão do
cumprimento de obrigações de quaisquer naturezas junto a órgãos ambientais ou
outras instituições de natureza pública;
III – Selo de Instituição
Executora: cedido a instituições que executarem a contento os projetos de
recuperação de áreas degradadas e de recomposição de vegetação nativa no âmbito
das propriedades rurais, conforme a metodologia do projeto executivo do Programa
Juntos pelo Araguaia;
IV – Selo Amigo do Araguaia:
entregue aos detentores de imóveis rurais que acolherem o projeto e
demonstrarem promover os cuidados e ações necessários à manutenção e
monitoramento das atividades de recuperação ambiental realizadas;
V – Selo Notável Benfeitor do
Araguaia: concedido a pessoas físicas ou jurídicas que prestarem colaboração,
apoio efetivo ou participação, considerados essenciais para o sucesso do
projeto, em qualquer de suas etapas, desde a sua concepção.
O Selo Juntos pelo Araguaia será
concedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável (Semad) mediante validação de comitê interinstitucional, composto
também por representantes da União e do governo do Estado do Mato Grosso,
visando conferir unicidade, integridade e uniformidade nas ações do projeto.