Cotidiano

Novo pedido de impeachment contra Dilma é feito em SP

Redação DM

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 22:44 | Atualizado há 11 anos

SÃO PAULO – O registro em um cartório em São Paulo de um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que será apresentado à Câmara, foi realizado nesta quinta-feira sob críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal. O ex-ministro da Justiça Miguel Reale considerou as liminares concedidas para suspender a tramitação do pedido já existente na Casa uma invasão do judiciário sobre o legislativo. O jurista Hélio Bicudo disse que a decisão atendeu à “escória do PT”.

Ambos estavam acompanhados do deputado Carlos Sampaio (PSDB) e de representantes de movimentos pelo afastamento de Dilma. Estes prometem, a partir deste domingo, protestos diários em São Paulo.

-Acho que tem a escória do PT. Acho que foi uma decisão de acordo com o PT – afirmou Bicudo.

Antes dele, Reale classificou as liminares como “ilogicidade”.

-É uma ilogicidade exigir que se faça uma aglutinação de textos que estão justapostos. A decisão significou uma invasão do STF no regimento da Câmara.

Reale também criticou um eventual acordo entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o governo Dilma Rousseff para evitar uma cassação do deputado e um afastamento da presidente. Ele negou que isso possa enfraquecer a pressão popular por impeachment mas sim enfraquecer o país, a moral e a ética.

-Isso enfraquece o país, não o pedido de impeachment. Enfraquece o nosso sentimento de moralidade, o respeito mínimo à ética e ao nosso sentimento de brasilidade. Se isso ocorrer, todos nós estaremos sendo feridos por esse tipo de acórdão que joga para debaixo do tapete um pedido de impeachment e de cassação – disse Reale.

Uma série de protestos está prevista para começar no próximo domingo na capital paulista. Porta-voz de 43 dos 45 movimentos pelo impeachment de Dilma , Carla Zambelli, disse nesta tarde que todos os dias, às 19h, os movimentos se reunirão no Masp para protestar.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia