Cotidiano

Pedro Ludovico & o futebol

Redação DM

Publicado em 21 de junho de 2018 às 02:22 | Atualizado há 1 ano

Interventor em Goiás pós-re­volução de 1930, liderada por Ge­túlio Vargas, gaúcho de São Borja, o médico formado em 1915, Pe­dro Ludovico Teixeira, que trans­feriu a capital de Goiás e construiu Goiânia, hegemônico no Estado, de 1930 a 1964, é tema de análise. De sua relação com o futebol. Em Goiás. O Museu Pedro Ludovico, sob a direção de Pedro Henrique Campos de Santana, promove, dia 28 de junho, às 19h, no Centro Cul­tural Octo Marques, Parthenon Center, em Goiânia, um bate papo. Descontraído. Leve. Com especia­listas em História & bola.

Pedro Ludovico Teixeira nas­ceu 23 de outubro de 1891 e mor­reu em 16 de agosto de 1979.

O professor aposentador da Universidade Federal de Goiás [UFG], doutor honoris causa, pre­so político à época da ditadura civil e militar [1964], por ligações com o PCB, Partidão, o Partido Comu­nista Brasileiro, Horiestes Gomes, irá recuperar a história do Atlético Clube Goianiense. O rubro-negro foi fundado em 2 de abril de 1937. É a agremiação esportiva mais an­tiga da Capital. O Dragão possui dois títulos da Série C, um da Sé­rie B e 12 campeonatos estaduais. O ACG disputa, hoje, a Série B do Campeonato Brasileiro e está em uma posição intermediária.

Djalma de Oliveira contará as glórias e tristezas do Galo Carijó. O Goiânia Esporte Clube. Time tra­dicional. Fundado em 27 de maio do ano de 1938. O alvinegro pos­sui 14 títulos do campeonato esta­dual. Mais: duas taças da Divisão de Acesso. A Série B do Goianão. Uma paixão de personagens da ci­dade. Como Arione José de Pau­la, Eduardo Rocha, Delúbio Soa­res de Castro, Reinaldo Pantaleão, Flávio Sofiatti, Hamilton Amorim, Marcelo Sáfadi, Ebrain Arantes, Ariodê de Brito [In memorian]. O time de preto e branco participa­rá da Divisão de Acesso em julho.

A ditadura civil e militar cas­sou o mandato de senador de Pe­dro Ludovico em 1º de outubro de 1969.

PAIXÃO VERMELHA

A Maior Paixão do Centro-Oes­te do Brasil. Com dois títulos de Campeão Brasileiro, 15 campeonatos estaduais, duas divisões de acesso, três copas Goiás, um tor­neio seletivo. É o Vila Nova Fute­bol Clube. Com o tigre como mas­cote, tem, hoje, a maior torcida do Estado. Nascido em 29 de julho de 1943, com Francisco Ferraz de Lima, padre Giuseppe Baslestiére e o suporte de Gercina Borges Tei­xeira, a ‘mãe dos pobres’. O colora­do ocupa, hoje, o sétimo lugar. No Brasileirão. A sua história e con­quistas serão registradas pelo jor­nalista e sociólogo Renato Dias.

Mauro Borges Teixeira, fi­lho de Pedro Ludovico, foi de­posto pela caserna em 26 de no­vembro de 1964.

Criado em 6 de abril de 1943, o Goiás Esporte Clube, duas vezes campeão da Série B, vice-campeão da Copa do Brasil, vice-campeão da Sul-Americana, vice-campeão da Copa São Paulo, a um ponto da zona de rebaixamento na se­gunda divisão do Campeonato Brasileiro, também aparecerá no painel promovido por Pedro Hen­rique Campos de Santana, diretor do Museu Pedro Ludovico Teixei­ra, programado para o dia 28 de junho, de 2018, às 19h, no Cen­tro Cultural Octo Marques, Par­thenon Center, em Goiânia. O conferencista não está definido.

Mesa-redonda: Pedro Ludovico e o futebol

Data: 28 de junho

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Octo Marques

Endereço: Edifício Parthenon Center

Conferencistas: Horiestes Gomes, Djalma de Oliveira, Renato Dias

Coordenação: Pedro Henrique Campos de Santana

Entrada: Franca

 

1937 Nasce o Atlético Goianiense

1943 Surgem Goiás e Vila Nova

1979 Morre Pedro Ludovico Teixeira

1938 Galo, o Goiânia é fundado

1936 Pedro Ludovico interventor

1964 Mauro Borges é deposto

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia