Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitos que marcaram a história de Goiânia

Desde a emancipação política da nova capital, em 1933, prefeitos nomeados e eleitos deixaram legado de obras e digitais no desenvolvimento da cidade

Logo após a emancipação política de Goiânia, em 24 de outubro de 2033, prefeitos exerceram o mandato, por nomeação ou pelo voto direto, com todos eles oferecendo contribuição ao desenvolvimento político, social, econômico e cultural da cidade. Uns menos, outros mais, mas reconhecidamente com espírito público.

Na década de 1930, Pedro Ludovico Teixeira, nomeado pelo Presidente da República interventor da União no Estado de Goiás, bancou a construção de Goiânia, a nova capital, até então localizada na Cidade de Goiás. De lá para cá, surpreendeu os pessimistas e encantou os otimistas, pois a cidade se destaca, nacional e internacionalmente, pela sua arquitetura, meio ambiente, desenvolvimento cultural, econômico e social.

O primeiro prefeito de Goiânia, contador Venerando de Freitas Borges, foi empossado em 20 de novembro de 1935 pelo então interventor Pedro Ludovico Teixeira. Desde então, outras 25 pessoas assumiram o cargo, sendo que apenas Iris Rezende Machado (MDB) e Paulo Garcia (PT) mantiveram-se no cargo por mais de um mandato eletivo. Daniel Antônio exerceu o cargo como presidente da Câmara Municipal e depois eleito pelo voto direto da população.

Venerando de Freitas Borges foi responsável pela implantação da infraestrutura administrativa da prefeitura, com a construção de prédios públicos e a organização do quadro de servidores.

Hoje, a administração municipal se dá pelos poderes Executivo e Legislativo. Importante registrar que os Municípios não possuem Poder Judiciário desde 1º de outubro de 1828. O poder executivo é representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal.

O atual prefeito é Rogério Cruz (Republicanos), que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2021, de forma interina, após ser eleito vice-prefeito na chapa de Maguito Vilela nas eleições de novembro de 2020. Maguito faleceu em São Paulo aos 71 anos, dia 13 de janeiro de 2021, por complicações da Covid-19, anteriormente empossado virtualmente, tendo a seguir seu afastamento aprovado pela Câmara de Vereadores.

Legado e marco

No final da década de 1950 e início de 1960, chegaram à prefeitura de Goiânia pelo voto direto o empresário e jornalista Jaime Câmara e o médico Hélio Seixo de Brito, que se dedicaram ao trabalho de infraestrutura (pavimentação de ruas e avenidas, serviços de água e esgoto), além de saúde e educação.

Em 1966, começou a era Iris Rezende, que administrou Goiânia por quatro mandatos obtido em eleições diretas. Já no final de seu primeiro mandato, Iris foi cassado pelo regime militar e só voltou à prefeitura muitos anos depois. Entre um mandato e outro de prefeito, Iris foi governador de Goiás por duas vezes.

O legado de Iris, conhecido como “tocador de obras”, está às vistas de todos: pavimentação de ruas e avenidas. Construção de casas populares, melhoria nos serviços de educação e saúde, pontes e viadutos. No primeiro mandato, criou o chamado “Mutirão”, que se tornou nacionalmente conhecido, com a construção de obras envolvendo diretamente a população.

Iris turbinou a carreira política após exercer o mandato de prefeito de Goiânia. Foi eleito governador de Goiás por duas vezes, senador da República. Exerceu também os ministérios da Agriculiura (governo José Sarney) e Justiça (governo Fernando Henrique Cardoso.

Com a cassação do mandato de Iris Rezende, em 1969, foi o engenheiro civil Leonino Caiado foi nomeado prefeito de Goiânia pelo regime militar. Cuidou da infraestrutura da cidade – pavimentação asfáltica, energia elétrica, postos de saúde e escolas. Em razão de seu desempenho, Leonino ascendeu ao governo de Goiás, também nomeado pelos militares.

Em 1970, chega à prefeitura de Goiânia, também por nomeação do governador, o médico Manoel dos Reis e Silva, agropecuarista e então presidente do Banco do Estado de Goiás (BEG). Manoel Fogueteiro, como ficou conhecido, por inaugurar obras com muitas festas, deu sua contribuição à cidade com constrição de praças por todas as regiões, além de iluminação pública, postos de saúde e novas escolas.

O supermercadista Francisco de Freitas Castro, consagrado como Chiquinho de Castro, também foi prefeito de Goiânia nomeado pelo governador. Realizou uma administração voltada para a valorização do comércio e da indústria, permitindo a geração de empregos e renda. Atuou também pela capacitação profissional, em parceria com sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores.

O professor e economista Nion Albernaz foi nomeado pelo governador prefeito de Goiânia e depois elegeu-se duas vezs pelo voto direto da população. Na prefeitura, cuidou da estruturação dos quadros administrativos, construiu e floriu as praças públicas, melhorou a coleta de lixo e construiu a nova sede do Paço Municipal no Park Lozandes, Nion também melhorou a educação, com valorização ad carreira do professor e do servidor administrativo, construção de escolas, além de abrir novas avenidas, com viadutos e pontes por todas as regiões da cidade.

O professor Darci Accorsi chegou à prefeitura de Goiânia representando o PT e marcou sua gestão com obras de embelezamento da cidade – praças, novas avenidas – e políticas de inclusão social, como construção de casas populares. Ele inovou com o Orçamento Participativo – a população foi ouvida na definição das prioridades de obras para aplicação dos recursos públicos.

O professor Pedro Wilson Guimarães chegou ao Paço Municipal pelo voto direto, priorizou o social e investiu em saúde e educação. Deu os primeiros passos em modernidade urbana e manteve o Orçamento Participativo.

O médico Paulo Garcia exerceu o cargo de prefeito de Goiânia por seis anos – dois com a renúncia de Iris Rezende, já que era vice, e quatro conquistados pelo voto popular. Cuidou do básico, mas deixou o legado de aplicar corretamente o dinheiro público. Saúde pública foi a prioridade de sua gestão.

Com quase dois anos de mandato, o prefeito Rogério Cruz se destaca ao se empenhar para concluir todas as obras deixadas por Iris Rezende, como pavimentação de ruas e avenidas, construção do BTRT Norte/Sul, Avenida Leste/Oeste, viadutos, trincheiras, CMeis e Cais, além de escolas e postos de saúde. Cruz ainda tem dois anos e dois meses para consolidar a sua marca à frente da administração de Goiânia.

BOX

Os 26 políticos que exerceram o cargo de prefeito

de Goiânia, por nomeação ou por eleição

· Venerando de Freitas Borges

- Novembro de 1935 até novembro de 1945. Nomeado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira.
-Janeiro de 1951 até janeiro de 1955. Eleito pelo PSD.

· Ismerindo Soares de Carvalho
-Novembro de 1945 até fevereiro de 1946. Nomeado pelo interventor Eládio de Amorim.
-Março de 1947 até Novembro de 1947.

· Orivaldo Borges Leão
-Fevereiro de 1946 até março de 1947. Nomeado pelo interventor Filipe Antônio Xavier de Barros.

· Artur Oscar de Macedo Sobrinho
-Janeiro de 1955 até Fevereiro de 1955.

· Eurico Viana
-Novembro de 1947 janeiro de 1951. Primeiro prefeito eleito diretamente.

· Messias de Souza Costa
-Fevereiro de 1955 até março de 1955. Assumiu interinamente pelo PSD na condição de presidente da Câmara Municipal.

· João de Paula Teixeira Filho
-Março de 1955 até janeiro de 1959. Eleito pelo PTB.

· Jaime Câmara
-Janeiro de 1959 até janeiro de 196. Eleito pelo PSD.

· Hélio Seixo de Brito
-Janeiro de 1961 até janeiro de 1966. Eleito pela UDN.

· Leonino Di Ramos Caiado
-Outubro de 1969 até junho de 1970. Foi nomeado pelo governador Otávio Lage de Siqueira.

· Manuel dos Reis e Silva
-Julho de 1970 até abril de 1974. Nomeado pelo governador Otávio Lage de Siqueira.

· Rubens Vieira Guerra
-Maio de 1974 até março de 1975. Nomeado pelo governador Leonino Di Ramos Caiado.

· Francisco de Freitas Castro
-Março de 1975 até maio de 1978. Nomeado pelo governador Irapuan Costa Júnior.

· Hélio Mauro Umbelino Lôbo
-Maio de 1978 até abril de 1979. Nomeado pelo governador Irapuan Costa Júnior.

· Índio do Brasil Artiaga Lima
-Junho de 1979 até maio de 1982. Nomeado pelo governador Ary Valadão.

· Goianésio Ferreira Lucas
-Maio de 1982 até março de 1983. Nomeado pelo governador Ary Valadão.

· Daniel Borges Campos
-Março de 1983 março de 1983.

· Joaquim Domingos Roriz
-23 de março de 1987 até o dia 17 de outubro de 1988. Interventor pelo PMDB nomeado pelo governador Henrique Santillo.

· Daniel Antônio de Oliveira
-Abril de 1979 até junho de 1979. Nomeado pela Assembléia Legislativa, assumiu interinamente pelo MDB na condição de presidente da Câmara Municipal.
-Janeiro de 1986 até março de 1987. Primeiro prefeito pelo PMDB eleito diretamente após o golpe de 1964.
-19 de outubro de 1988 até 31 de dezembro de 1988. Reassumiu o cargo pelo PMDB.

· Darci Accorsi
-Janeiro de 1993 dezembro de 1996. Eleito pelo PT.

· Nion Albernaz
-Março de 1983 até dezembro de 1985 . PMDB nomeado pelo governador Iris Rezende.
-Janeiro de 1989 até dezembro de 1992. Eleito pelo PMDB.
-Janeiro de 1997 até dezembro de 2000. Eleito pelo PSDB.

· Pedro Wilson Guimarães
-Janeiro de 2001 até dezembro de 2004. Eleito pelo PT.

· Paulo de Siqueira Garcia
-Abril de 2010 a dezembro de 2012. Assumiu a Prefeitura com a saída de Iris Rezende
-Janeiro de 2013 a dezembro de 2016. Reeleito prefeito de Goiânia pelo PT

· Iris Rezende Machado
-Janeiro de 1966 até outubro de 1969. Eleito pelo MDB.
-Janeiro de 2005 até dezembro de 2008. Eleito pelo PMDB.
-Janeiro de 2009 até março de 2010. Reeleito pelo PMDB.
-Janeiro de 2017, eleito prefeito pela 4ª vez, pelo MDB

· Maguito Vilela

Janeiro de 2021 – Eleito prefeito de Goiânia em 2020, tomou posse, tirou licença do cargo, mas faleceu em 13 de janeiro de 2021

· Rogério Cruz

Janeiro de 2021, como vice-prefeito assume o cargo devido a morte do titular, Maguito Vilela

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias