Procon interdita dois restaurantes por uso de botijões de gás
Redação DM
Publicado em 27 de outubro de 2015 às 00:00 | Atualizado há 11 anosRIO — Dois restaurantes — um no Maracanã e outro no Méier — foram interditados na manhã desta terça-feira, pelo Procon Estadual, autaquia ligada Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor. Os estabelecimentos utilizavam botijões de gás de forma irregular. Eles foram foram vistoriados durante uma operação que tem o objetivo de verificar o armazenamento de botijões de gás na cidade. Segundo o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos as duas casas tinham botijões e não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros. Nesta ação, estão sendo visitados locais que já haviam sido autuados anteriormente e não apresentaram, no prazo determinado, os certificados e licenças exigidas. As duas casas serão multadas, mas os valores das multas ainda não foram calculados.
— Estamos retornando locais que já foram vistoriados e onde encontramos irregularidades. Estas casas receberam prazo de 48 horas para ir até o Procon e apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros, ou retirar o botijão. Os dois restaurante não fizeram isso e estavam funcionando com botijão, colocando em risco a vida das pessoas — disse Fábio Domingos, acrescentando que a operação desta terça-feira vai mirar, principalmente, restaurantes da Zona Norte do Rio.
De acordo com o Procon, a Pensão Jaleco, na Rua São Franscico Xavier, havia sido vistoriada em 1º de setembro. Na ocasião, foi constatado pelos fiscais que o estabelecimento, localizado em frente ao campus da Uerj, usava botijões de gás sem ter licença do Corpo de Bombeiros. Já o Bistrô Rio, na Rua Silva Rabelo, no Méier, havia sido visitado pelo Procon em 29 de julho. Na época, diz o Procon, fiscais encontraram vários botijões. Havia, inclusive, um armazenado dentro da cozinha, o que não é permitido.
— Voltamos hoje e a situação é a mesma nas duas casas, que não apresentaram os certificados dos Bombeiros. Esta ação é uma operação de rotina do Procon, que foi intensificada após a explosão com vítimas em São Cristóvão — disse Fábio Domingos.
Doze fiscais participam da operação desta terça-feira. Eles estão vistoriando endereços em quatro bairros do Rio: Centro, Maracanã, Méier e Madureira. Também serão fiscalizados bares e restaurantes em São Gonçalo. Eles pretendem visitar 20 endereços até o final do dia.