Salários de autoridades federais chegam a R$ 563 milhões em dois anos
Redação DM
Publicado em 1 de julho de 2021 às 15:38 | Atualizado há 5 anos
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) descobriu que portaria do Ministério da Economia que aumenta salários do alto escalão representa um gasto de R$562 milhões até 2023. A portaria SGP/SEDGG/ME nº 4.975, de 29 de abril, acabou com o teto de R$39 mil para servidores aposentados que continuam na ativa e beneficia diretamente o presidente Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão e ministros. “É dinheiro público sendo usado para bancar privilégios para o rei e os amigos do rei”, afirma o parlamentar.
Elias Vaz já apresentou decreto legislativo na Câmara Federal para suspender a portaria. “Essa medida é claramente lesiva ao patrimônio público. Em plena pandemia, Bolsonaro resolve aumentar o próprio salário e o do alto escalão. É vergonhoso e também um desrespeito com o povo brasileiro, que passa por imensas dificuldades para colocar comida na mesa”.
O novo salário de quatro ministros chama a atenção. O do general Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, foi de R$39.293,48 para R$64.343,07; o do general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), aumentou de R$39.293,48 para R$63.088,47; o do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, saltou de R$39.293,64 para R$62.053,03 e o do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, passou de R$37.685.46 para R$53.209.70.