Três mulheres querem chegar à Reitoria do IFG
Redação DM
Publicado em 14 de junho de 2021 às 13:59 | Atualizado há 5 anos
Servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), vão votar, nesta segunda-feira, para eleger a futura reitora e também os diretores-gerais dos 14 câmpus da Instituição. O cargo maior da Reitoria certamente será ocupada por uma mulher, porque a disputa será entre três professoras: Fabiane Costa Oliveira, Maria de Lourdes Magalhães e Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.
A professora Fabiane é graduada e mestra em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Franca) e doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou IFG como professora do Câmpus Goiânia em agosto de 2011.
A professora Maria de Lourdes (Lurdinha) possui doutorado em Economia de Empresas (UCB), mestrado em Transportes (UnB) e graduação em Engenharia Civil (UFG). É professora do IFG desde 1994, quando ingressou no Câmpus Jataí. Foi transferida para Goiânia em 1996.
A professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon é graduada em Pedagogia, especialista em Gestão: Educação e Ensino, mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (Espanha). Ingressou no IFG em 2010, como professora da área de Educação.
As candidatas defendem a autonomia da Instituição, democracia interna, mais transparência da gestão, valorização dos servidores e estudantes e o fortalecimento das políticas de ensino, pesquisa e extensão, dentro da perspectiva de uma formação integral e inclusiva.