Um em cada 10 adultos tem Diabetes no Brasil
Redação Online
Publicado em 11 de novembro de 2025 às 10:03 | Atualizado há 8 meses
Reprodução
O dia 14 de novembro é marcado como Dia Mundial da Diabetes, a data em questão é voltada para campanha de conscientização da Diabetes Mellitus. Segundo a médica endocrinologista do Einstein Goiânia, Leandra Negretto, no Brasi aproximadamente 20 milhões de pessoas que apresentam Diabettes Mellitus segundo os dados da Federação Inernacional de Diabetes (IDF). “Um em cada 10 adultos tem a doença atulamente e o número tende a crescer”, pontua a endocrinologista.
Questionada se a doença se desenvolve apenas pelo excesso de açucar no organismo, Leandra afirma que essa é uma premissa falsa. Segundo a médica a diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ocorre por uma interação de carga genética vulneravél e um ambiente obsogênico.
“Atualmente, cerca de 85% dos casos de DM2 estão associados à obesidade e sobrepeso. Dessa forma, o estilo de vida com consumo excessivo de carboidratos refinados, como massas, bolos, doces, bebidas adocicadas, aliado ao sedentarismo e estresse excessivo tem predisposto ao aumento da incidência da doença”, salienta.

Leandra afirma que a Diabetes do tipo 2 é a mais comum no Brasil e que representa cerca de 90% dos casos da doença, enquanto o tipo 1 é uma doença autoimone e mais comum de acontecer na infência, adolescência e início da vida adulta e representa de 5 a 10% dos casos, não apenas no Brasil, mas também no mundo.
A endocrinologista pontou que os principais fatores de risco tem haver com “histórico familiar, excesso de peos, sedentarismo, idade superior a 45 anos. e comorbidades como Hipertensão Arterial, Síndrome dos Ovários Policísticos, história prévia de Diabetes gestacional”.
Americanizacão da alimentação
Muito se fala sobre a questão da alimentação, e segundo a médica a brasileira no geral é considerada saudável e rica por ser composta por arroz, feijão, verduras, frutas e carnes, mas que há um processo de americanização dos hábitos almentares. “Nossa alimentação é rica e saudável, entretanto, tem acontecido uma americanização dos nossos hábitos e a popularização de fast-foods, e assim o nosso cardápio tradicional vem perdendo espaço para alimentos ultraprocessados, nocivos à saúde”, explica Leandras.
A reportagem questionou a endocrinologista quais são os maiores ricos para quem tem a doença. De acordo com ela, o Diabetes é hoje o maior responsável pela cegueira no mundo e o desenvolvimento por exemplo de insufiência renal crônica que pode levar a diálise ou transplante.
“A diabetes também pode levar a amputação de membros, e aumenta o risco cardiovascular global, ou seja, predispor ao desenvolvimento de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, essa realidade pode ser transformada com o diagnóstico pecoce, mudança no estilo de vida e o acompanhamento médico multidisciplinar e tratamento oportuno’, finalizada Leandra.