Vídeo: Jovem se pronuncia pela primeira vez após arquivamento do caso Cão Orelha
Redação Online
Publicado em 26 de junho de 2026 às 15:35 | Atualizado há 30 minutos
O caso foi arquivado em maio pelo Ministério Público de Santa Catarina | Foto: @zampieri_igor
Igor Zampieri, que teve o nome associado ao caso da morte do cão Orelha, se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre o episódio nesta quinta-feira (25/06). Em vídeo publicado nas redes sociais, o jovem negou qualquer envolvimento na morte do animal e afirmou que vem sofrendo ataques desde que passou a ser apontado como suspeito. A morte do cão comunitário ocorreu em janeiro deste ano, na Praia Brava, em Florianópolis, e ganhou grande repercussão nacional e internacional.
Durante o desabafo, Igor disse que permaneceu em silêncio por orientação das autoridades durante as investigações. “Até aqui, eu e minha família ficamos em silêncio. Muitas pessoas viram esse silêncio como forma de culpa, porém só estava respeitando o processo que foi pedido pelas autoridades”, afirmou. Ele relatou que, enquanto aguardava, sua foto circulava na internet e seu nome era compartilhado em grupos de WhatsApp, sofrendo julgamento sem que sua versão fosse ouvida. “O mais difícil para mim de tudo isso é que as pessoas me julgavam de algo que eu não fiz, algo que eu jamais faria”, desabafou.
Igor afirmou ter sido alvo de ataques mesmo após a Justiça descartar seu envolvimento na morte do cão. O caso foi arquivado em maio pelo Ministério Público de Santa Catarina, que entendeu que o animal não foi morto por agressão cometida pelos adolescentes. Laudos periciais indicaram que a morte de Orelha estaria associada a complicações de uma infecção óssea grave, e não a maus-tratos. Ele finalizou dizendo: “Por isso, não me importo com CPI. Só vai mostrar mais uma vez para todo mundo a minha inocência”.