Home / Cotidiano

COTIDIANO

Violência nas escolas crescem 50% em 2023

Ministério dos Direitos Humanos registra mais de 9.500 chamados relacionados a incidentes nas instituições de ensino

Paulo Pinto/Agência Brasil Paulo Pinto/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apontam um aumento de cerca de 50% nas denúncias de violência em escolas em 2023.

Segundo levantamento do Disque 100, serviço de denúncias do ministério, foram registradas 9.530 ligações relacionadas a incidentes em instituições de ensino de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período de 2022, foram 6.300 ocorrências.

O número de violações identificadas também cresceu de forma expressiva, passando de 20.605 para 50.186, alta de 143,5%. As regiões com mais registros foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mais de 1.200 denúncias se referiam a casos de violência contra professores.

Entre as violações denunciadas estão direitos civis, políticos e sociais, discriminação, injúria racial, liberdade, integridade física e psicológica e direito à vida. Crianças e adolescentes, que representam 74% dos casos, e pessoas com deficiência, em 14% das ocorrências, estão entre os grupos mais vulneráveis.

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, destacou a importância de proteger professores e garantir um ambiente seguro para a educação. "A sala de aula deve ser um espaço para a construção da cidadania", disse. O principal tipo de violência denunciada é de cunho emocional, envolvendo constrangimento, tortura psicológica, ameaças e bullying.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias