Home / Cultura

CULTURA

Como nossos traumas nos moldam enquanto pessoas

“It – A coisa”, parte 1 e 2, foram dirigidas por Andres Muschietti e baseadas no livro homônimo de Stephen King. Na parte 1 (2017), que se passa em 1989, somos apresentados ao Clube dos Perdedores (ou clube dos otários, em algumas traduções) e retrata o encontro desse grupo de adolescentes com o palhaço Pennywise, na pequena cidade de Derry.

Vinte e sete anos depois, quando se inicia um novo ciclo de aparições de Pennywise, e com ele várias mortes, o Clube dos Perdedores se reúne novamente para cumprir uma velha promessa. Esse novo embate com o palhaço assassino é o que “It – parte 2 traz”.

É importe, leitor, que você saiba de onde esse texto está partindo. Não li a obra literária que originou o filme, mas, assim como ocorreu com esta que vos escreve, com certeza você se sentira instigado a ler o livro depois de assistir aos filmes, em especial a parte 2, que estreou nos cinemas brasileiros no último dia 5. E por que você se sentirá assim? Porque “I”t não é um filme de terror. Bom, não simplesmente um filme de terror no sentido usual.

Claro que você levará alguns sustos no decorrer das quase três horas do filme, mas ele está longe de ser uma obra sobre uma cidade amaldiçoada e um palhaço que, literalmente, come criancinhas. O longa é muito mais complexo e surpreendente. “It” aborda uma variedade de temas: abuso sexual, homofobia, bullying, relacionamentos abusivos, aceitação pessoal, medos, saúde mental, amizade, traumas, crescimento, tradições, lembranças, etc. Frente a eles, os elementos do gênero do terror são apenas um complemento da metáfora da obra.

“It” não é um filme assustador sobre um palhaço bizarro. “It” é sobre memórias, lembranças, histórias, vivências. “It” é sobre como nossas experiências ao longo da vida, especialmente as experiências ruins, e como lidamos com elas acabam por nos moldar como pessoas. Não se pode fugir do passado e não se pode viver plenamente sem resolvê-la. “It – parte 2” é um dos melhores filmes de 2019(Lays Vieira)

Lays Vieira, cientista política

Ficha Técnica

‘It - parte 2’

Gênero: Terror

Duração: 127 minutos

Direção: Andy Muschietti

Onde: Cinemas Lumière e CineMark

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias