Home / Cultura

CULTURA

Anápolis promove 4ª edição de feira literária

Escritores e amantes da literatura terão a chance aprender com nomes importantes da cena nacional. Isso porque a 4ª Feira Literária de Anápolis (Flana), que começa nesta segunda-feira (18) e seguirá até sábado (23), trará na programação palestras com escritores premiados.

O evento, que acontece a cada dois anos e teve de ser adiado devido à pandemia, será on line e transmitido pelo Canal do YouTube Literatura e Outras Leituras. Engloba ainda mesas redondas, bate papo, saraus, programação para crianças (Flaninha), entre outras atividades. A organização é da parceria entre União Literária Anapolina (ULA) e Academia Anapolina de Letras, e também foi contemplada pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc.

Quem abre a programação da 4ª Flana será a premiada escritora gaúcha Cíntia Moscovich com a palestra "O tempo e a memória: o que a literatura faz com tudo isso?". E no decorrer do evento, outros nomes celebrados da literatura nacional vão passar pelo evento, a exemplo de André Kindo, Edson Aran e Reinaldo Moraes. Considerado um dos nomes promissores da literatura goiana, Lukão também integra a programação e participa de um bate papo literário.

“Edson Aran, que além de um grande escritor, é cartunista, comediante e foi editor de revistas masculinas, como a Playbloy e vai falar um tema muito interessante, que é a mudança de mercado editorial que começou nos anos de 1990 e 2000, principalmente por conta da internet e também de seu novo livro ‘Histórias Não Contadas da Literatura Brasileira’”, explica o produtor geral do evento, José Fábio Silva.

Reconhecimento

O produtor geral do evento explica ainda que, por uma feliz coincidência, a Flana começa no Dia Nacional do Livro Infantil (18) e termina o no Dia Mundial do Livro (22) e tem ainda o intuito de reconhecer os talentos locais. A Academia Anapolina de Letras, por exemplo, durante a Flana, vai entregar o troféu, o Prêmio Capuava, para destaques da literatura em Anápolis nos últimos dois anos.

“Será um troféu para escritores ou poetas, outro para educadores que fomentam literatura dentro da sala de aula e, um terceiro para comunicadores, que divulgam os escritores”, detalha o produtor.

Outra ação de incentivo virá da ULA e se baseia na realização do 1º Concurso Literário da Flana e vai premiar a melhor prosa e poesia. “O concurso já foi encerrado e o ganhador será divulgado durante o festival. O concurso de prosa homenageia o prosador, cordelista e poeta Paulo Nunes Batista na categoria prosa e a escritora Marieta Jaime, na categoria poesia”.

Com quase cem inscritos, o número de interessados em apresentar o seu texto no concurso surpreendeu a organização do Flana. Para José Fábia Silva, o grande volume de inscritos representa um momento interessante da literatura goiana.

“Nesses últimos anos aconteceram, em Goiânia e no Estado, diversas oficinas literárias com grandes nomes da cena nacional e isso despertou mais interesse. A internet também facilitou acesso à informação e à troca de conhecimento entre outros escritores. A literatura goiana vive um bom momento e, em breve, teremos mais nomes projetados na cena nacional”, prevê.

Principais palestrantes:

Cíntia Moscovich – Escritora, jornalista e Mestre e Teoria Literária. Tem sete livros individuais (contos, romances e infanto-juvenil) e participa de mais de 30 antologias no Brasil e no exterior. Foi primeiro lugar no Concurso de Contros Guimarães Rosa. Em 2004 publicou a coletânea de contos Arquitetura do Arco-Íris (terceiro lugar em contos no Prênio Jabuti).

Edson Aram – É escritor, roteirista, cartunista e jornalista. Autor de dez livros de ficção e não ficção, aforismos e crônicas de humor. Entre seus escritos está “A Noite dos Cangaceiros Mortos-Vivos”. Trabalhou nas principais revistas masculinas do Brasil, incluindo a Playboy, que dirigiu por 7 anos. Como roteirista, fez parte da equipe que reformulou o programa global de humor Zorra Total. É EDITOR DO SITE República dos Bananas.

Henri Bulgalho – É curitibano, formado em Filosofia pela UFPR e especialista em literatura e História. Autor de romances, contos, novelas, guias de viagem e um livro de fotografia. Foi editor da Revista SMIZDAT que, ao longo de seus 10 anos, revelou grandes talentos literários brasileiros. Desde 2015 apresenta um canal no YouTube de sucesso. Um de seus maiores sucessos literários é a obra”Como Viver em Nova Iorque com pouco Dinheiro”.

Reinaldo Morais – É um escritor, roteirista, cronista e tradutor. Estreou na literatura em 1981 com o romance Tanto faz, livro que se tornaria cultuado por diversas gerações de leitores. Em 1985 lançou Abacaxi, continuação de seu livro de estreia. Voltou às prateleiras com a narrativa infanto-juvenil A órbita dos caracóis (2003), seguido pelo volume de contos Umidade (2005). Em 2009, Moraes lançou Pornopopéia (Objetiva), considerado pela crítica seu melhor livro. Na televisão, co-escreveu, ao lado de Mário Prata e Dagomir Marquezi, a novela Helena, exibida em 1987 pela Rede Manchete e livremente adaptada da obra de Machado de Assis. Também colaborou como roteirista nas novelas O campeão e Bang Bang. No cinema, foi roteirista dos filmes Tainá e Dom. Já traduziu autores como William S. Burroughs, Charles Bukowski, Thomas Pynchon, Jean Cocteau e Edmund White.

André Kondo é autor de dez livros, sendo nove premiados, incluindo “O Pequeno Samurai”, finalista do Prêmio Jabuti e M. H. no Prêmio João-de-Barro. Recebeu mais de 300 prêmios literários, com textos publicados no Brasil, Portugal e no Japão. Filho de imigrantes japoneses, morou no Japão e na Austrália.

Programação

18/04
17h - Vídeo institucional

17h30 - Visita literária: Sebos e livrarias de Anápolis

18h - Abertura oficial (ao vivo)

20h -  O tempo e a memória: o que a literatura faz com tudo isso?, com Cíntia Moscovich

19/04
9h30 Literatura na rede (lançamentos de livros, poemas recitados, divulgação de eventos culturais, etc.)Flaninha – Tema: Meio ambiente

10h - Abertura da Flaninha, com Iraídes Barbosa (ao vivo)

10h10 - O pequeno Samurai e outras histórias, com André Kondo

Participação de escritores de livros infantis: Natalina Fernandes; Simone Athayde; Roberto Brenner; Giovani Tronconi; Elaine Machado; João Preda.

11h00 - Contação de histórias, com Myriam Marques

14h - Bate-papo: O Cordel para além da literatura, com Hélverton Baiano (escritor) e Jeronymo Barbosa (artista plástico)(ao vivo)

Vídeo em homenagem a Paulo Nunes Batista
16h - Oficina: Pilares para uma boa escrita, com Simone Athayde (ao vivo)

16h45 - Sarau “Alcoviteiras”, com Natalina Fernandes, Simone Athayde, Edna Elói e Lilly Araújo (ao vivo)

Literatura na rede

19h - As duas literaturas do Brasil: a oficial e a independente, com Edson Aran (ao vivo)

20/04

9h30 - Literatura na rede

10h - Flaninha

Música e meio ambiente, com Roberto Brenner e Giovani Tronconi

Roda de leitura com escritores infantis, com Natalina Fernandes e Simone Athayde (ao vivo)

11h - Contação de histórias, com Ana Maria e David Rocha

13h30 - Literatura na rede

14h - "Machado de Assis e os Modernistas: o Oitocentos visto por 1922", comRaquel Campos (ao vivo)

15h30 - Literatura na rede

16h - "A carreira literária no século XXI: desafios e alternativas", com Henry Bugalho (ao vivo).

17h30 - Visita literária: a UBE–GO

19h - Apresentação do Troféu Prêmio Capuava e Premiação do I Concurso Literário da FLANA (ao vivo)

20h00 - Literatura na rede


20h15 - Documentário: Cidade velha, escritores novos: O GEN e o modernismo em Goiás (de Ademir Luiz e Arnaldo Salu)

21/04

9h - Literatura na rede

9h30 - Flaninha

9h40 - Contação de Histórias, com Magali Teixeira (Magalilendo)

10h - Contação de Histórias, com José Neto

10h30 - Peça teatral: Tricontando Histórias (ao vivo)

13h30 - Literatura na rede

14h - Mesa redonda: Literatura e quadrinhos, com Ademir Luiz, Dinho Monteiro, José Loures, Mário Alarcão e Pedro Gomide (ao vivo)

16h - Bate papo: Tecelãs de palavras, com Sônia Elizabeth e Izildinha Porto.

17h30 - Visita literária: bibliotecas em Anápolis

19h - Literatura na rede

19h30 - Peça teatral: Sobre figos e folhas (ao vivo)

22/04

9h - Literatura na rede

9h15 - Café Literário – Sarau com Música e Poesia
14h Bate papo: Literatura e mercado editorial, com Larissa Mundim e André Kondo
 (ao vivo)

Vídeo em homenagem a Antônio Almeida

16h - Bate-papo Literário: Lucão e Edna Elói

17h30 - Visita literária: A ULA e a sua biblioteca

18h - Entrega do Prêmio Capuava para destaques na literatura em Anápolis 2020-2021

20h - Liberdade de criação vs correção política: escrever pisando em ovos,com Reinaldo Moraes

23/04

9h30 - Literatura na rede

10h - Flaninha: Momento lúdico com contação de histórias (reprise)

14h - O papel da IV FLANA para a cultura e educação em Anápolis (gravado).

15h - Visita literária (reprise)

16h - Oficina: Pilares para uma boa escrita (reprise).

18h - Premiações (reprise)

19h30 - Meu mundo de Sonhos: Sarau em homenagem a Marieta Jayme (gravado).

PROGRAMAÇÃO FLANINHA

19/04

Flaninha – Tema: Meio ambiente

10h - Abertura e apresentação da Flaninha, com Iraídes Barbosa (ao vivo)

10h10 - O pequeno Samurai e outras histórias, com André Kondo

Participação de escritores de livros infantis: Natalina Fernandes; Simone Athayde; Roberto Brenner; Giovani Tronconi; Elaine Machado; João Preda.

11h00 - Contação de histórias, com Myriam Marques

20/04

10h - Flaninha

Música e meio ambiente, com Roberto Brenner e Giovani Tronconi

Roda de leitura com escritores infantis, com Natalina Fernandes e Simone Athayde (ao vivo)

11h - Contação de histórias, com Ana Maria e David Rocha

21/04

9h30 - Flaninha

9h40 - Contação de Histórias, com Magali Teixeira (Magalilendo)

10h - Contação de Histórias, com José Neto

10h30 - Peça teatral: Tricontando Histórias (ao vivo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias