Home / Cultura

CULTURA

Dia do Orgulho Geek: Criada para que todos os nerds possam celebrar e assumir a sua cultura

Durante muito tempo os Nerds e Geeks eram conhecidos como pessoas “estranhas”, e na quarta-feira, 25, é comemorado o Dia do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Nerd e essa celebração é tão recente quanto a própria ideia de que nerd é algo legal.

Você sabe qual a origem dessa comemoração? Foi mais do que simbólica, essa data foi escolhida pois era estreado Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança em 1997. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

O mundo nerd é bem maior e ser um envolve comportamentos, gostos e manias que já fazem parte do seu jeito de ser, são coisas que, na grande maioria das vezes, acabam passando despercebidos por nós. Afinal, o conhecimento sempre foi a matéria-prima de qualquer nerd.

No dia 25 de maio ainda é celebrado o Dia da Toalha, uma comemoração que também serve de homenagem para a cultura geek e nerd.

Dia da Toalha

O Dia da Toalha é muito mais antigo, e é a base do que se chamar de Dia do Nerd, e isso tudo se deu graças a um livro. Em homenagem ao Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que faleceu em 11 de maio de 2001.

Douglas Adams/Dia do Orgulho Geek
Douglas Adams

Sua obra sempre foi um dos exemplares da literatura nerd, principalmente ao unir ficção científica com elementos humorísticos.

Agora, por que toalha? A própria tem relação direta com isso. Na obra, ela virou um símbolo desse humor que marcou seu trabalho e uma ótima forma de se lembrar de sua obra.

Em 2001, em forma de homenagear Douglas Adams, os Nerd/Geeks saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila, como um verdadeiro mochileiro, como é relatado no livro.

Como comemorar o Dia do Orgulho Geek

Nada melhor do que relembrar as tecnologias que vimos nos filmes de super-heróis e outros do universo nerd e que realmente existem na vida real: A Inteligência Artificial em Homem de Ferro, Exoesqueleto em Capitão América: Guerra Civil, Capa da invisibilidade em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Títulos para rever nesta data.

Em Goiânia, a Biblioteca do Sesc Campinas está com programação especial para comemorar essa data, e durante quatro dias, serão realizadas atividades voltadas para promoção da cultura nerd/geek, tais como exposição, concurso, oficina e palestra.

Confira mais informações no site oficial ou pelos telefones: (62)3522-6450 e (62)99616-7232.

O melhor é se comemorar e deixar todas as más opiniões de lado. Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: não entre em pânico e que a Força esteja com você. Comemore e não esqueça a sua toalha.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias