Home / Cultura

CULTURA

Kitty O'Neil é homenageada pelo Google nesta sexta-feira, 24

Kitty O'Neil faleceu em 2018, com 72 anos, vítima de pneumonia

Imagem ilustrativa da imagem Kitty O'Neil é homenageada pelo Google nesta sexta-feira, 24

Kitty Linn O'Neil Guthrie, nascida em 24 de março de 1946 na cidade estadunidense de Corpus Christi no Texas, é conhecida por ser mergulhadora, atriz-dublê e automobilista norte-americana nomeada como "A Mulher Mais Rápida do Mundo" ("The Fastest Women On Wheels"). O Doodle desta sexta-feira, 24, celebra o 77º Aniversário de Kitty O'Neil, que exibe na página interativa do Google Kitty com um capacete de corridas ao lado de um carro de alta performance, que representam sua vida no automobilismo. Acima, ainda se pode ver uma pessoa saltando de um helicóptero, em menção ao seu trabalho como dublê.

Kitty aos cinco meses de idade contraiu doenças infantis simultâneas, perdendo a audição. Depois que sua surdez se tornou aparente aos dois anos de idade, sua mãe ensinou-lhe leitura labial e fala. A surdez nunca a privou do sonho de ser atleta e sua primeira modalidade que a encantou foi o mergulho, mas uma lesão no pulso a impediu de se profissionalizar no esporte. Com o tempo, passou a se interessar por competições de alta velocidade, como corridas de motocicleta e esqui aquático.

O'Neil participou de vários filmes e programas de TV como dublê, com destaque sendo substituta da atriz Lynda Carter em cenas de ação na primeira série da Mulher Maravilha, em 1975. Além da super-heroína, a norte-americana também trabalhou outras produções, como "Mulher Biônica" (1976) e "Os Bons e os Maus" (1977).

Em 1976, O'Neil tornou-se A Mulher Mais Rápida do Mundo após utilizar um "foguete terrestre" para alcançar a marca de 823 km/h, e o recorde é mantido até hoje. Kitty O'Neil faleceu em 2018, com 72 anos, vítima de pneumonia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias