Viva o teatro!
Redação DM
Publicado em 5 de abril de 2016 às 01:56 | Atualizado há 10 anos
No último domingo (27) foi celebrado o Dia Internacional do Teatro. Por isso, durante esta semana Goiânia ganhou diversos eventos destinados à esta arte de inventar e traduzir o mundo. E, uma delas acontece o hoje e amanhã no Centro Cultural Martim Cererê. Organizado pelo Núcleo de Teatro do Centro Cultural Gustav Ritter, o evento vai reunir palestras, oficinas, workshops, premiações, e, claro, muito teatro.
A abertura da programação começa hoje às 14 horas, com a presença de profissionais ligados às artes cênicas no Estado. E esta atividade irá contar com a presença de nomes, como a secretária da Seduce (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte) Raquel Teixeira e do superintendente Executivo de Cultura Nars Chaull. Em seguida, vai haver um bate-papo com o diretor de formação artística e cultural do Ministério da Cultura (Minc), Randal Farah.
Entre os destaques da programação estará ainda uma palestra show com ator e diretor Humberto Pedrancini que levará como tema: “Os 25 erros que o ator não deve cometer” . E, um bate papo com grandes atores, também está programado para os dois dias de programação.Esta atividade terá a presença, tanto de nomes do cenário nacional – a exemplo do ator Edwin Luise, que possui mais de 40 anos de carreira e já participou de novelas na Rede Globo (como Paraíso Tropical Sangue Bom ) e na Record (Rebeldes), como também a participação de artistas e produtores locais, a exemplo de Mauri de Castro e Ivan Lima.
Durante os festejos, premiações também estarão dentro do cronograma. Pois, acontece amanhã às 19 horas a entrega do troféu Gustav Ritter de Teatro à três mulheres importantes para as artes de Goiás: Luzia Mello, Karmozina Vitória e Marci Dornelas. O , que está completando20 anos de existência e o Grupo de teatro Exercício pelos seus 40 anos de dedicação ao Teatro Goiano, por exemplo, estão entre os homenageados.
Encenação
Dentro das comemorações pela vida do “teatro” estará ainda a obra de um aluno do Centro Cultural Gustav Hitter, Elson Ribeiro Crônicas do Cotidiano, que será encenada hoje, às 14h30 e amanhã às 9 horas. A peça é baseada em crônicas de Luís Fernando Veríssimo, em hábitos estritamente brasileiros e em uma leitura moderna do clássico Chapeuzinho Vermelho, a partir da obra de Adeilson Salles.Outro espetáculo que será encenado durante a festividade será A Farsa da Boa Preguiça , que, inclusive, encerrará as atividades amanhã, às 20 horas. A peça é encenada pelo Grupo de Teatro Guará e conta a história do poeta preguiçoso Joaquim Simão, de sua mulher Clarabela e Aderaldo, um vizinho do casal rico e avarento – que quer conquistar a todo custo conquistar a esposa do poeta. Enquanto isso, três demônios fazem de tudo para envolver os casais na tentação, no pecado e na mentira e dois santos tentam intervir.
“Convidamos vocês a estarem conosco nesta celebração, pois nós, sem medirmos esforços nos lançamos nesse mundo da arte , chamado Teatro. E, viver o teatro é uma aventura constante e emocionante, que traz a todo momento para nós uma resposta, uma tradução”, disse o supervisor do núcleo de teatro do Centro Cultural Gustav Ritter e coordenador geral do evento, Edson Fernandes.
Confira
Programação completa:
Apresentação Cultural
14h30h:Desafios da Formação Artística e Cultural- Goiás/Brasil
Randal Farah
MINC
14h30hs– Espetáculo
Crônicas do Cotidiano
Grupo Sentinelas do Cerrado
15h30hs- Workshop Infantil
Profº William Sousa e Rosane Christina
16h30hs– Intervalo Artístico- Apresentação e performances Teatrais
Grupos e Cias do Estado de Goiás
17h– Grande Atores- Brasil
Edwin Luise- Rj
Mauri de Castro- Go
Ivan Lima – Go
19h30hs– Palestra Show – Os 25 erros que o ator não deve cometer
Humberto Pendracini- UNB-DF
Amanhã
9h: Workshop Teatro Infantil
Espetáculo –Crônicas do Cotidiano
Grupo Sentinelas do Cerrado
Encontro do Núcleo de teatro Gustav Ritter com o Ator Edwin luise
11h: Apresentações Artísticas
Grandes Atrizes/Produtoras – Goiás
15h30:Oficinas de Teatro
17h30:Festival do Improviso com Artistas Goianos
Apresentações Teatrais e entrega do Troféu Gustav Ritter de Teatro 2016
Espetáculo – A farsa da Boa preguiça
Grupo Guará-Puc Goiás
Serviço
Comemorações pelo Dia Internacional do Teatro
Quando:Hoje e amanhã
Onde:Centro Cultural Martim Cererê (Quadra 18 – Tv. Bezerra de Menezes, s/n – St. Sul)
Encenação da peça “A Farsa da Boa Preguiça” estará na programação O ator Edwin Luise irá compartilhar com o público um pouco da sua experiência como ator O grupo Sentinelas do Cerrado também participa do evento