A Volvo Car Brasil fechou o primeiro trimestre de 2020 contabilizando conquistas. A marca escandinava foi líder no segmento de eletrificados Premium e entre os SUVs Premium.
Os bons resultados da Volvo foram alcançados mesmo diante da situação atípica da segunda quinzena do mês de março por conta da pandemia do coronavírus.
![](/wp-content/uploads/2020/04/volvo-xc40-interior.jpg)
“O mês de março começou muito forte, com a primeira quinzena apresentando ótimos resultados. No entanto, ficou praticamente paralisado na sequência. Apesar disso, conseguimos sustentar a terceira posição no total do segmento Premium nesse início de ano”, destaca João Oliveira, diretor Geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
Volvo Car: marca vendeu 1.672 unidades no Brasil no último trimestre
No total, a marca comercializou 1.672 unidades, fechando o trimestre com 15,4% de participação no segmento Premium. O destaque ficou novamente para o XC60, com 654 unidades, líder no seu segmento de atuação de SUV médios.
O total de SUVs emplacados pela marca no primeiro trimestre foi de 1.495 unidades, maior volume entre todas as marcas do Premium.
![](/wp-content/uploads/2020/04/volvo-car-2-1024x628.jpg)
João Oliveira comenta sobre o momento vivido pelo País, dizendo que “a fase é bastante desafiadora para todas as empresas e estamos sempre atentos a novos formatos para atender aos consumidores e garantir segurança e conforto a todos".
De acordo ainda com Oliveira, as pessoas sempre foram a maior motivação da marca e tudo que ela faz é pensando nelas. “Sabemos do desafio, mas estamos confiantes no futuro. Como sociedade, iremos superar essa situação”, afirma João Oliveira.
Carros vendidos
Ao redor do mundo, a Volvo Cars vendeu 131.889 carros no primeiro trimestre de 2020, resultado que também sofreu impacto do coronavírus, ficando abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Mesmo com a queda na Europa e Estados Unidos, a China está mostrando sinais de recuperação.
Assim como no Brasil, o XC60 foi o modelo mais vendido pela empresa no mundo, seguido pelo XC40 e pelo XC90. Os SUVs representam 67,9% do total de vendas da empresa no período, contra 60,3% no primeiro trimestre do ano passado.
Outro destaque vai para os modelos híbridos, totalizando 14,7% de todos os carros vendidos no primeiro trimestre. No início de abril, a Volvo Cars também reabriu suas quatro fábricas na China após um longo período de fechamento devido à disseminação do Coronavírus.
Vendas em março
Em relação somente ao atípico mês março, na soma das vendas premium no Brasil, a Volvo ficou na terceira posição. A marca emplacou 466 unidades, ficando atrás da BMW, com 790 unidades, e da Mercedes-Benz, com 770 vendas.
![](/wp-content/uploads/2020/04/volvo-car-3-1024x606.jpg)
Mas não foi somente o segmento premium que viu as vendas darem uma despencada durante a quarentena na segunda quinzena de março.
No geral, os negócios do setor automotivo foram tão ruins que fizeram de março de 2020 o pior março dos últimos 14 anos. A queda bateu na casa dos 19,1% em relação ao mês anterior. Em março, as vendas foram de 155.771 carros, contra 192.663 de fevereiro.