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Nova Fiat Strada Endurance. Testamos a picape de trabalho com quatro portas

A nova Fiat Strada Endurance cabine dupla é parte importante de um projeto ousado lançado em junho passado pela fabricante italiana. É a segunda versão de entrada na linha da picape mais vendida do mercado há 20 anos. O primeiro exemplar é a configuração com cabine simples, batizada de Plus, cuja finalidade é exclusivamente voltada para o trabalho.

Antes de começar a falar das impressões que tivemos da versão Endurance CD 1.4 com cabine dupla durante o teste realizado, aconselhamos o leitor a deletar de vez a versão com três portas, lançada em 2009. Foi um bom projeto para o momento, mas passou e agora o foco é na maior utilidade e praticidade das quatro portas, com capacidade para transportar até cinco passageiros.

A nova Fiat Strada 2001, principal lançamento da marca para este ano, inovou com uma porta a mais. Na linha da nova geração da picape compacta, o modelo cresceu de tamanho e buscou inspiração nas linhas da Toro, até na unificação dos nomes Endurance, Freedom e Volcano. As novas portas traseiras abrem em um ângulo de até 80 graus.

Vanguarda

As quatro portas numa picape de tamanho pequeno colocaram a Fiat novamente na vanguarda de projetos inovadores. Inovador também foi quando a Fiat teve a ideia de colocar caçamba em um carro de passeio. Isso aconteceu em 1978, quando criou a primeira picape compacto no Brasil, introduzindo carroceria no hatch 147.

As duas portas são apenas nas versões Endurance e Freedom com cabine Plus. Uma segunda versão Endurance e Freedom e a topo Volcano trazem quarto portas. A linha 2021 da Strada é vendida com duas opções de motor (1.4 Fire EVO e 1.3 Firefly, ambos flex). O câmbio manual de cinco marchas é comum à todas as versões. Para 2021 tem a expectativa da chegada da transmissão automática do tipo CVT.

As versões Endurance com duas e quatro portas são equipadas com o propulsor 1.4, enquanto a Freedom de duas portas e a Volcano, vendida unicamente com quatro portas, trazem o motor 1.3 sob o capô. A Fiat Strada tem como principal concorrente no mercado a Volkswagen Saveiro.

Da linha antiga, por questão de estratégia, a Fiat manteve na linha da picape a versão de trabalho Hard Working 1.4 EVO Fire, com cabine simples. Saem de cena literalmente, portanto, apenas as três portas.

Impressões ao dirigir

A nova Fiat Strada Endurance CD cumpre bem seu papel. Como na Volcano, exceto o conforto, a versão tem bom espaço interno. Motorista e passageiros têm que conviver com um acabamento com plástico duro nas portas e painel. Contudo, sendo um veículo comercial, destinado muito mais ao trabalho, o material utilizado é bem vindo. Em compensação, os bancos oferecem boa ergonomia.

O motor 1.4 EVO Fire da Endurance testada rende 88 cv de potência a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). O torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

Com etanol no tanque, a Strada Endurance CD 1.4 fez média de 8,0 km/l na cidade e 9,6 na rodovia, números de consumo muito próximos dos apresentados oficialmente pela Fiat. O câmbio de cinco marchas tem relações mais curtas, fazendo com que a Strada tenha mais agilidade no trânsito urbano.

Nova Fiat Strada Endurance: Direção hidráulica

Diferente também da Volcano, cuja direção é elétrica, na nova Fiat Strada Endurance o sistema é hidráulico. Isso deixa a direção um pouco mais pesada nas manobras. A caçamba da nova Strada cabine dupla suporta 650 kg e sua capacidade volumétrica saltou de 680 para 844 litros.

A nova Strada ficou mais no tamanho, mas evoluiu também na altura do solo e nos ângulos de entrada e saída. Agora são 214 mm, 23,2 e 28,4 graus, respectivamente. O ângulo de rampa é de 21,6 graus. São dimensões são de 448 cm de comprimento, 173,2 cm de largura, 159,5 cm de largura e 273,7 cm de entre-eixos.

Por se tratar de um veículo comercial, a Fiat Strada como um todo tem um comportamento dinâmico mais rígido, bem diferente de um carro de passeio. Contudo, não se trata de um conjunto de suspensão duro ao ponto de incomodar no dia a dia. É bem calibrado, mas dá para perceber a ligeira diferença para a maior rigidez.

Nova Fiat Strada Endurance: Central multimídia

A nova Fiat Strada Endrance traz como destaque no pacote Pack Tech nova central multimídia Uconnect 7”. O sistema conta com display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, com custo de R$ 3.500.

O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil. É mais intuitivo, funcional e do mercado, permitindo navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming/MP3); reconhecimento de voz (Siri/Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.

Como itens de série, a Nova Fiat Strada Endurance 1.4 Fire quatro portas traz controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção hidráulica, ar-condicionado, volante com ajuste de altura, preparação para som, computador de bordo, cinto de segurança com ajuste de altura, luz de uso diurno (DRL), porta-escada, caçamba com protetor, iluminação e tampa com alívio de peso e rodas de aço com aro 15”.  

Na lista dos equipamentos opcionais estão três pacotes. O Pack Worker inclui alarme, travas e vidros elétricos, brake light e banco do motorista com ajuste de altura, e o Pack Audio  traz rádio, porta USB frontal, volante multifuncional, com preços de R$ 2.500 e R$ 1.500, respectivamente.

O terceiro pacote, o Pack Tech, traz multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple Car Pley sem fio, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento, por R$ 3.500

Versões e preços da linha 2021

Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5 – R$ 63.590
Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 – R$ 69.490
Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 – R$ 74.990
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ 79.990

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