O Volvo S60 T8 R-Design é literalmente um sedã premium esportivo que oferece boas razões para você levar um para sua garagem. Quer bons e justificados motivos para ter um Volvo desses em casa? É o maior sedã da categoria, é híbrido Plug-in e faz mais de 20 km/l na combinação dos motores a combustão e elétrico que rendem 407 cv de potência.
Vai lendo o texto que você, comprador da classe social mais abastada, vai entender. Certamente, se convencerá também das razões que apresentamos nesta matéria. Vamos falar de um modelo específico, mas o novo conceito de modernidade da Volvo se estende à toda sua gama.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-4-1024x713.jpg)
O Volvo objeto desta matéria é o sedã S60 T8 R-Design Híbrido Plug-in, versão que acabamos de testar. Ela só perde em acabamento na linha para a versão topo Polestar Engineered T8 2.0, também Híbrida Plug-in. Abaixo estão as versões de entrada T4 Momentum e a intermediária T5 Inscription.
Mudança radical
Esqueça o passado da marca, quando seus modelos, embora sempre carregados de equipamentos de segurança, não despertavam tanto interesse por conta do design quadradão e conservador. A Volvo mudou por completo sua visão de fabricar carros. O design recheado e modernidade e de belezas bem aparentes passou a ser um novo conceito da fabricante escandinava.
Tente comparar um Volvo de estilo conservador com um da linhagem mais recente. A mudança é gritante. Não passa despercebida mesmo. A marca parece ter acordado, partiu para o ataque e já colhe bons frutos. Do amargo quarto lugar nas vendas, deixou para traz a Audi e a Mercedes-Benz e corre atrás da líder BMW mantendo o fôlego da mudança adotada.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-3-1024x576.jpg)
Melhor mês de vendas
O consumidor do segmento premium já está enxergando o novo momento da marca. Veja exemplos em números e percentuais de vendas. Em novembro passado, melhor mês na história da Volvo no País, foram comercializados 1.033 modelos. A cada quatro modelos Premium vendidos no mercado um foi da marca Volvo. O desempenho levou a fabricante sueca a registrar participação de 25,1% de mercado.
Quer mais uma informação? Ainda em novembro 63% das vendas de modelos Premium híbridos plug-in no País foram da marca Volvo, incluindo sedãs e SUVs. Os números são matemáticos e explicam bem o crescimento da Volvo na preferência do consumidor.
Teste
Com qualidades de sobra nos quesitos design, conforto e tecnologias que oferecem comodidade e segurança, o Volvo S60 T8 R-Design mostra porque a marca vem se destacando entre os modelos Premium. É o primeiro da Volvo fabricado nos Estados Unidos.
No design, a frente alongada é marcante e chama a atenção também pelo conjunto de faróis Full LED com iluminação diurna conhecida como “Martelo de Thor”. A traseira bem desenhada ganha destaque nas lanternas em formato de “C” e à noite é quando elas se mostram aparentes mesmo.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-5-1024x768.jpg)
Plataforma SPA
O Volvo S60 T8 R-Design, assim seus irmãos T4 Momentum, T5 Inscription e o Polestar, adota a moderna plataforma modular SPA. Ele é mais longo, mais largo, mais baixo e mais espaçoso do que o antecessor. Mede 4,76 m de comprimento (ganho de 12,6 centímetros), 1,85 m de largura (mais 3 cm), 1,43 m de altura (redução de 5,3 cm) e 2,87 m de entre-eixos (aumento de 9,6 cm).
O design, o conforto e todo o conjunto de tecnologias não são os únicos atributos do Volvo S60 T8 R-Design. O capô esconde a dupla de motores 2.0 a combustão, que rende 320 cv de potência e 40,8 kgfm, e elétrico, com 24,5 kgfm de torque, com autonomia de 40 km com carga completa, que rende 87 cv.
Potência e torque
A potência e o torque combinados são de 407 cv e 65,3 kgfm, o que faz do sedã um modelo com características esportivas. O motor, associado à transmissão Geartronic automática de oito velocidades, vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-6-1024x718.jpg)
O que o capô esconde o acelerador revela. O motor dá respostas rápidas disponibilizando fôlego de sobra. Sua eficiência é demonstrada não só na sua pegada sorte, mas também na economia. Rodando no sistema híbrido, com os motores a combustão e elétrico conjugados, o Volvo S60 T8 R-Design faz 21,3 km/l na cidade e 25,6 na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 60 litros.
Carga completa
A carga na bateria pode ser dada em qualquer tomada de 220V, com aterramento, e 16A, condições em que a carga completa é feita em três horas. Para tanto, o sedã vem equipada com um cabo para carregamento doméstico de 4,5 metros. Pode ser utilizada também tomada com amperagem menor, mas nesse caso o tempo de carga é bem maior.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-8-1024x576.jpg)
O Volvo S60 T8 R-Design traz quatro modos de condução: econômica, híbrida, esportivo e tração integral sob demanda, cada uma atendendo um necessidade específica. A primeira prioriza o motor elétrico. A híbrida, que nós utilizamos na maior parte do tempo, mantém os dois motores em operação. A esportiva, por sua vez, leva a alta performance do motor, enquanto a tração integral reconhece através de sensores a necessidade do emprego de mais potência nos eixos dianteiro e traseiro.
Suspensão
O conjunto de suspensão independente nas quatro rodas traz excelente acerto. É firme, sem ser rígido ao ponto de criar desconforto aos ocupantes em pisos irregulares. Na traseira, a suspensão da versão com características mais esportivas do S60 é independente, multibraço, enquanto a dianteira é MacPherson. O sistema é gerenciado eletronicamente, garantindo excelente estabilidade ao sedã estadunidense.
Diferentemente do que pode parecer para um carro luxuoso de mais de R$ 300 mil, o painel de controle antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas no painel central é de fácil manuseio. Bem intuitivo, traz apenas os controles necessários. O sistema pode ser acessado na maioria das funções pela base do volante, com todas as informações projetadas de forma bem visível no painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-7-1024x675.jpg)
Como o modelo prioriza a tecnologia, as funcionalidades podem ser feitas também por controle de voz. Navegação, telefone, mídia e as configurações do carro podem ser feitas em perfil individual do condutor. A integração via celular está disponível também através dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
Freios
O Volvo S60 T8 R-Design traz freios a discos ventilados nas quatro rodas, com sistema de frenagem automática (Auto Hold), sistema que mantém o freio acionado quando o veículo estiver parado, e Assistente de Partida em rampa (Hill Hold).
O S60 T8 R-Design oferece como equipamento de série em todas as versões, de forma inédita no segmento, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h. Desta forma, o motorista pode realizar uma condução mais tranquila e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.
Assim como a versão R-Design, todas as demais versões do Volvo S60 são equipadas com tecnologia de ponta que asseguram total conforto e segurança ao motorista e passageiros. Várias das funcionalidades que diferenciam o carro são itens de série, mas a R-Design traz muito mais oferecendo ferramentas exclusivas.
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-1-1024x682.jpg)
Volvo S60 T8 R-Design: Lista dos principais itens exclusivos e de série da versão híbrida
Itens exclusivos:
I-Teto solar elétrico é acionado por um botão e proporciona
uma visão panorâmica;
II-Alto-falantes Harman-Kardon Premium Sound garantem um som potente e
cristalino;
III-Sistema de monitoramento de ponto cego alerta para veículos que podem
escapar à visão do motorista;
IV-Faróis auto-direcionais se movimentam para iluminar curvas de acordo com o
esterçamento do volante;
Itens de série:
I-Painel de instrumentos de 12’’ e painel central de 9’’ semelhante a um tablet;
II-Sistema City Safety freia o carro automaticamente e ajuda a desviar de obstáculos;
III-Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Pilot Assist respeita velocidade e distância para o carro da frente e mantém carro na faixa, esterçando o volante automaticamente nas curvas
Faróis Full LED com nivelamento automático;
IV-Drive Modes se encaixam em diferentes perfis de condução, priorizando desempenho ou economia, dependendo da preferência do motorista;
![](/wp-content/uploads/2021/01/t8-10-1024x701.jpg)