Home / DMAutos

DMAUTOS

Ford Ranger 2022 fica mais conectada com o FordPass Connect

A Ford Ranger 2022 chega ao mercado mais conectada. Modelo novo, preço novo. Toda a linha 2022 da picape sofreu aumento em relação à 2021. Os preços partem de R$ 163.490 na versão de entrada XL 2.2 4x4 manual e chegam a R$ 249.990 na topo de linha, a Limited 3.2 4x4.

O fechamento das fábricas da Ford no Brasil continua repercutindo, mas a medida afetou apenas os modelos EcoSport e Ka, então fabricados no País. A Ranger já vinha da Argentina e em nada mudou quanto às vendas do modelo no mercado brasileiro.

A Ranger 2022, que já está sendo comercializada, tem mudanças apenas sutis no visual e não mexe em nada no conjunto mecânico. São sete versões em oferta, incluindo a recém-lançada Black (veja matéria do lançamento), que acaba de estrear no mercado e já vendeu as 100 unidades do lote promocional de lançamento.

Novo catálogo

A linha 2022 da picape tirou do catálogo a versão XLS 2.2 com tração 4x2 e introduziu a nova versão de conceito urbano Black 2.2 4x2, sendo a única 4x2 da gama no novo modelo. Desta forma, a Ford adota a tração 4x4 com acionamento eletrônico quase que como regra no catálogo do modelo.

A Ford Ranger está sendo ofertada a partir da linha 2022, incluindo a Black, nas versões XL Cabine Simples 2.2 4x4 MT6, XL Cabine Dupla 2.2 4x4 MT6, XLS Cabine Dupla 2.2 4x4 AT6, Storm Cabine Dupla 3.2 4x4 AT6, XLT Cabine Dupla 3.2 4x4 AT6 e Limited Cabine Dupla 3.2 4x4 AT6.

A Ranger XLT traz como mudança externa em relação à anterior as rodas de 17 polegadas, as mesmas da versão Storm, mas sem a pintura preta. A versão XLT 2021 utilizava rodas de 18 polegadas, com acabamento diamantado, da topo de linha Limited. Outras novidades são a nova antena turbarão no teto e a tecnologia Full Led com DRL nos faróis.

Enquanto isso, a XL segue com rodas de ferro e a Limited mantém as rodas aro 18", com acabamento diamantado.

Sob o capô o modelo não traz novidade. A Ford Ranger 2022 manteve as mesmas motorizações 2.2 Duratorq turbodiesel de 160 cv e 39,2 kgfm de torque, e o 3.2 Duratorq turbodiesel de 200 cv e 48 kgfm de força. São duas transmissões, sendo as mesmas da linha anterior, ou seja, a manual e a automática, ambas com seis marchas.

FordPass Connect

Se não teve mudanças significativas no visual e manteve o mesmo conjunto mecânico, o que deve mudar com a chegada da nova geração, o mesmo não se pode dizer das tecnologias. A Ford Ranger 2022 fica mais tecnológica e passa a oferecer como item de série em todas as versões o sistema de conectividade FordPass Connect.

O FodPass Connect estreou no SUV Territory. O sistema proporciona, via aplicativo de smartphone, acesso à diversas funções de forma remota da Ranger 2022. Na lista estão partida no motor, ligar o ar-condicionado, travar portas, checar o nível de combustível e localizar o veículo por meio de GPS.

Detalhe: o serviço tem custo. No 1º ano de compra é gratuito. Passado esse período será cobrado, mas o custo ainda é desconhecido. A comunicação é feita por meio de um chip 4G da Tim.

Com o fim da produção do SUV EcoSport e Ka hatch e sedã, a picape Ranger passou a ser o modelo mais barato à venda no Brasil. Contudo, essa posição será conquistada de forma oficial quando o EcoSport e o Ka esgotarem seus estoques.

A linha 2022 da Ranger não abriu mão de equipamentos importantes quando o assunto é segurança. Desta forma, a picape traz como itens sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, controle de oscilação de reboque. Sua capacidade de imersão, uma característica de toda a linha, é de 800 mm, o que se constitui em um trunfo para o modelo.

Ford Ranger 2022: Teste

A fabricante cedeu a versão XLT para avaliação do DMAutos. É a segunda mais graduada versão na hierarquia da picape, cujo prestígio continua ainda em alta junto aos consumidores da marca.

A Ranger XLT se garante no conforto da cabine, posição de dirigir confortável, tecnologias de segurança e comodidade e com o motor 3.2 turbodiesel de 48 kgfm de torque, associado á bem calibrada e suave transmissão automática de seis velocidades. Os ruídos na cabine são quase que imperceptíveis.

Os pecados cometidos pela Ranger XLT são as ausências de botão partida e freio de mão eletrônico, itens importantes em um veículo do seu porte e preço.

Versões e preços da Ford Ranger 2022:

VERSÃO PREÇO ANTERIOR PREÇO ATUAL

Ranger XL Cabine Simples 2.2 4x4 MT6 R$ 156.290 R$ 163.490
Ranger XL Cabine Dupla 2.2 4x4 MT6 R$ 164.090 R$ 171.590
Ranger Black Cabine Dupla 2.2 4x2 AT6 - R$ 179.900
Ranger XLS Cabine Dupla 2.2 4x4 AT6 R$ 192.690 R$ 200.990
Ranger Storm Cabine Dupla 3.2 4x4 AT6 R$ 191.590 R$ 200.390
Ranger XLT Cabine Dupla 3.2 4x4 AT6 R$ 218.990 R$ 228.990
Ranger Limited Cabine Dupla 3.2 4x4 AT6 R$ 238.390 R$ 249.990

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias