DM Autos

Audi A6 e-tron é revelado como conceito no Salão de Xangai

Com traços visuais de um Sportback, o A6 elétrico terá autonomia de até 700 km.

diario da manha

O Audi A6 e-tron concept foi revelado no Salão do Automóvel de Xangai 2021, realizado na China. Precursor de uma família inovadora de carros totalmente elétricos, o A6 e-tron foi desenvolvido sobre a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE). Essa plataforma será utilizada nos modelos da marca a partir do quarto trimestre de 2022.

O novo conceito Audi A6 e-tron revelado na China, utiliza exclusivamente energia elétrica. Ao mesmo tempo, representa um conceito de design totalmente novo, projetado como um Sportback: seus traços são uma amostra dos futuros modelos da Audi e fornecem indicações claras da nova cara dos modelos da classe de luxo elétrica da marca.

Por sua vez, a plataforma PPE, desenvolvida sob a liderança da Audi, garantirá que o design futurista seja traduzido em desempenho e dinamismo para o dia-a-dia. Dependendo do modo de direção selecionado e da versão do modelo, um Audi A6 e-tron deverá apresentar uma autonomia de mais de 700 quilômetros (com base no padrão WLTP) no futuro. As versões mais potentes com a tecnologia PPE completarão 0-100 km/h em menos de quatro segundos.

Na parte frontal fica nítido que o Audi A6 e-tron concept é um representante elétrico da marca. Uma característica única é a grande grade Singleframe fechada, que é limitada na parte inferior por entradas de ar profundas para resfriar o motor elétrico, bateria e freios. Os encaixes dos faróis estendem-se para os lados, ressaltando a arquitetura alinhada horizontalmente da carroceria do veículo.

Retrovisores virtuais

Os arcos das rodas quattro acentuam a largura da carroceria e são integrados nas superfícies laterais. Eles são conectados pela área da bateria esculpida na parte inferior da lateral, que é destacado com uma linha preta – um elemento de design que agora é marca registrada dos veículos elétricos da Audi. Também típicos dos modelos Audi e-tron são os retrovisores virtuais externos, com câmeras no lugar dos espelhos.

Na traseira, a influência do túnel de vento é inconfundível. A extremidade superior é moldada para criar uma borda de separação aerodinamicamente funcional. E na seção inferior, a saída de ar generosamente dimensionada do difusor está integrada na área do spoiler. Este elemento canaliza o ar que flui embaixo do veículo para reduzir a turbulência.

“Heliosilver” é o nome da cor do Audi A6 e-tron concept. Além de sua aparência de tirar o fôlego, a tinta oferece benefícios técnicos que reduzem o consumo de energia. Isso pelo fato de refletir uma porcentagem significativa da radiação térmica na luz solar, reduzindo a quantidade de energia que entra na carroceria e em seu interior.

O resultado é que, em muitas situações, os ocupantes não precisam utilizar o ar-condicionado para manter um nível de conforto constante – o que é um dos principais fatores que impactam no consumo de energia além do motor elétrico. Isso beneficia a autonomia do veículo e a redução da pegada de CO2 a cada quilômetro e mesmo quando parado em semáforos.

Faróis

Os faróis LED Digital Matrix alcançam uma qualidade quase cinematográfica. Se, por exemplo, o Audi A6 e-tron concept for estacionado em frente a uma parede durante um intervalo para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem passar o tempo jogando um videogame.

Em vez de em uma pequena tela no cockpit, eles verão as imagens do jogo projetadas na parede – os jogadores controlam o jogo pelo próprio smartphone. E até o jogo em si é um produto Audi – os designers da Audi o conceberam e desenvolveram especialmente para Audi A6 e-tron concept.

Nas laterais, três pequenos projetores de LED de alta resolução são integrados em cada porta do veículo, transformando o solo abaixo deles em um palco quando elas são abertas. Pequenos efeitos de iluminação dinâmicos estendidos cumprimentam os ocupantes com mensagens em seu próprio idioma.

Avisos

Como a combinação de recursos de segurança e design sempre foi importante para a Audi, os pequenos projetores de alta resolução também exibem símbolos de aviso no solo – por exemplo, para avisar o motociclista que a porta do carro está prestes a abrir.

Outros quatro projetores de LED de alta resolução – discretamente integrados nos cantos do veículo – geram projeções de sinal de mudança de direção. As projeções ao redor do veículo permitem que seu alcance de comunicação seja estendido além do próprio carro pela primeira vez. Com a ajuda da conectividade inteligente no veículo, o A6 e-tron concept fornece informações para outros usuários da estrada com sinais visuais.

MACHISMO NO AUTOMOBILISMO

A traseira do carro conceito apresenta uma nova geração de elementos OLED digitais que, como uma faixa contínua de luzes, atuam como uma tela. Eles também podem ser usados​​para criar variações personalizáveis​​quase ilimitadas de assinaturas de luz digital e visores de iluminação dinâmicos que podem ser adaptados ao gosto do cliente. Além disso, podem aumentar significativamente o nível de segurança nas estradas do futuro.

Aerodinâmica

Com base em suas dimensões, o conceito Audi A6 e-tron é claramente um representante da classe de luxo – 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, o mesmo que os atuais modelos A6 e A7. Com suas proporções dinâmicas e linhas elegantes, incluindo o design fastback típico da marca, fica claro que este modelo foi concebido em um túnel de vento.

O coração da tecnologia de acionamento do Audi A6 e-tron concept – e de todos os futuros modelos PPE – é a tecnologia de carregamento de 800 volts. Como no Audi e-tron GT, o sistema garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Esta revolucionária tecnologia entrará nos segmentos de alto volume de gama média e luxo da PPE pela primeira vez.

Com ela, será possível tempos de carregamento que chegam perto de uma parada para reabastecer um carro movido por um motor convencional: apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria a um nível suficiente para mais de 300 quilômetros – a bateria de 100 kWh carrega 5% a 80% em menos de 25 minutos. Carregada totalmente, a bateria garante uma autonomia de mais de 700 km.

Os dois motores elétricos do conceito Audi A6 e-tron são capazes de fornecer uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm. Graças ao alto torque disponível desde a primeira pisada, mesmo as versões de entrada do conceito Audi A6 e-tron projetadas para maior eficiência irão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. E nos modelos topo de linha e de alto desempenho, esse tempo pode ser reduzido para menos de quatro segundos.

As rodas dianteiras do Audi A6 e-tron concept são conectadas por meio de um eixo five link especialmente otimizado para veículos elétricos, com um eixo de múltiplos braços na parte traseira. O carro-conceito apresenta suspensão a ar com amortecedores adaptáveis.

Audi A6 e-tron concept: PPE

A Premium Platform Electric, ou PPE, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. Este sistema está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche AG. Os primeiros veículos Audi construídos na plataforma serão apresentados a partir do segundo semestre de 2022.

O elemento chave da futura frota de veículos nascidos na PPE é o módulo de bateria entre os eixos, que no A6 e-tron concept armazena cerca de 100 kWh de energia. O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria.

Isso significa que, pela primeira vez, será possível usar a mesma plataforma tanto para veículos com grande distância do solo quanto em veículos com uma arquitetura dinâmica e plana, como o conceito Audi A6 e-tron, sem qualquer alteração na arquitetura básica.

Bateria

O tamanho da bateria e da base dos veículos PPE são variáveis, tornando-os adequados para uso em diferentes segmentos de mercado. Os ocupantes dos futuros modelos com a plataforma se beneficiarão da longa distância entre eixos, que se traduz em um interior mais longo e mais espaço para as pernas em ambas as fileiras de bancos – um benefício importante em todos os segmentos

Mesmo sem o túnel de transmissão, os clientes da Audi terão o sistema de tração quattro, marca registrada da Audi. A futura gama de modelos PPE incluirá versões com um motor elétrico montado em cada eixo usando um controle eletrônico para fornecer tração nas quatro rodas sob demanda e atingir um equilíbrio perfeito entre a dinâmica de direção e eficiência energética.

A família e-tron também incluirá versões básicas otimizadas para consumo mínimo e autonomia máxima – neste caso, a propulsão virá de um único motor elétrico montado no eixo traseiro.

Comentários