Home / DMAutos

DMAUTOS

Mercedes-Benz eActros elétrico começa ser produzido este ano

O Mercedes-Benz eActros, primeiro caminhão elétrico de produção em série, faz sua estreia mundial. O modelo, movido a bateria de até 420 kWh, tem autonomia de até 400 km. Destinado ao transporte pesado em serviços de distribuição, o eActros começa a ser produzido ainda neste ano, na Alemanha.

“Temos que reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o nosso eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks.

Rådström está convencida do conceito e do potencial de mercado do eActros. Segundo a executiva, eActros elétrico e seus serviços dedicados são um grande passo para a Mercedes-Benz Trucks e para os clientes rumo ao transporte livre de emissões de CO2.

Testes

Os testes práticos de dez protótipos do eActros em parceria com clientes na Alemanha e outros países europeus começaram em 2018. O objetivo da "Frota de Inovação do eActros" era lançar no mercado um eActros pronto para a produção em série já em 2021.

No coração tecnológico do Mercedes-Benz eActros está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e grande dinâmica do veículo.

Enquanto isso, a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões faz com que o caminhão também possa ser usado para entregas noturnas e consiga entrar em centros urbanos que tenham restrição de circulação de veículos a diesel.

Mercedes-Benz eActros: Autonomia

Dependendo da versão, o eActros utiliza três ou quatro baterias - cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh. Graças a uma capacidade máxima de 420 kWh, uma autonomia de até 400 quilômetros é possível.

Com uma capacidade de carga de 160 kW, as três baterias precisam de um pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento quando conectadas a uma estação de recarga normal de 400A DC.

Para auxiliar as transportadoras a progredir, passo a passo, na mudança para a eletro mobilidade, a Mercedes-Benz Trucks incorporou o eActros em um sistema abrangente que inclui produtos de consultoria e serviços para os clientes.

Com isso, possibilita a melhor utilização possível do veículo, otimização dos custos totais e a criação de uma infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico apresenta um alto grau de digitalização e conectividade.

Na última geração do Actros com propulsão a diesel convencional, a Mercedes-Benz Trucks já deu uma demonstração do nível de segurança que hoje é possível nas estradas e do que a fabricante está fazendo rumo à sua visão de condução livre de acidentes. Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa.

Produção

A partir do outono europeu de 2021, o modelo de produção em série será produzido na maior fábrica de montagem de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha. Nos últimos meses, intensivas preparações foram feitas para os novos processos de produção que lá serão adotados.

Isso inclui a construção de uma nova linha de montagem. Numa fase inicial, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. No momento oportuno, outros mercados serão contemplados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias