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Audi skysphere concept: o carro-conceito que olha para o futuro do segmento de luxo

Roadster é o primeiro de três novos conceitos elétricos anunciados pela Audi.

diario da manha
Static photo, Colour: Stage Light

O Audi skysphere concept, primeiro membro de uma família de carros-conceito da marca alemã foi revelado ao mundo pela marca. Trata-se de um roadster conversível elétrico de duas portas, com linhas que levam diretamente ao futuro do design da Audi.

O Audi skysphere é o primeiro de três novos conceitos anunciados pela marca para os próximos meses. Em seguida virão o Audi grandsphere e o Audi urbansphere. Este último no começo de 2022.

Com o skysphere concept, a Audi ilustra sua visão para o segmento de luxo do futuro. O interior do carro-conceito se torna um espaço interativo e o veículo uma plataforma para experiências cativantes. Isso é possível graças a uma condução autônoma, um redesenho revolucionário do interior e um ecossistema digital completamente integrado.

Direções diferentes

Para dar aos passageiros a máxima liberdade, o conceito Audi skysphere concept foi projetado para duas experiências de direções diferentes. Ao simples toque de um botão, o motorista pode aproveitar a liberdade proporcionada pelo veículo e escolher entre a experiência esportiva, com uma distância de entre-eixos de 4,94 metros, ou optar por um gran turismo de 5,19 metros no modo de condução “Grand Touring” autônomo.

No modo “Grand Touring”, volante e pedais ficam ocultos e a sensação de espaço no carro conceito abre novas possibilidades. Enquanto isso, o Audi skysphere concept mantém automaticamente um olho na estrada e no tráfego com seu sistema de sensores e leva os ocupantes com segurança ao seu destino.

Isso só é possível por um detalhe técnico espetacular: a distância entre-eixos variável. Com motores elétricos e mecanismo com componentes que deslizam, é possível aumentar a distância entre-eixos e o comprimento externo do carro em 250 milímetros. Além disso, a altura em relação ao solo pode ser ajustada em 10 milímetros para melhorar o conforto e a dinâmica de condução.

O Audi skysphere concept fará sua primeira aparição pública na próxima sexta-feira, dia 13, como parte da Semana do Carro Monterey. A Califórnia é a casa do carro-conceito, que foi concebido e projetado no estúdio de design da Audi em Malibu, próximo da Pacifica Coast Highway, a lendária estrada costeira que conecta Los Angeles com o norte da Califórnia.

Um modelo clássico da própria história da empresa, o roadster Horch 853, serviu de inspiração para o conceito. O conversível, que também é de cerca de 5,20 metros de comprimento, não foi apenas a definição de luxo moderno na década de 1930, mas também ganhou o Concours d’Elegance em Pebble Beach em 2009.

Mas a inspiração visual de seu antecessor é limitada às dimensões do carro conceito e proporções típicas com uma cabine bastante compacta. Um olhar sob o capô da Horch revela um imponente motor longitudinal.

O Audi skysphere, por outro lado, tem principalmente componentes de acionamento elétrico entre o eixo dianteiro e o para-brisa, como o carregador e o conversor AC/DC.

Conta também com atuadores e componentes eletrônicos e mecânicos para a distância entre-eixos variável. Também possui um porta-malas espaçoso com duas malas de golfe especialmente projetados para o carro-conceito.

 465 kW de potência

Um motor elétrico posicionado no eixo traseiro é responsável por entregar energia às rodas do Audi skysphere. Um total de 465 quilowatts de potência e 750 newton metros de torque garantem excelente desempenho neste roadster que só pesa cerca de 1.800 quilos. A distribuição de peso de cerca de 60% no eixo traseiro resulta em ampla tração e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos.

Os módulos da bateria da Audi skysphere são posicionados principalmente atrás da cabine – uma configuração ideal para o centro de gravidade e agilidade do veículo. Mais módulos podem ser encontrados entre os assentos no túnel central do interior do skysphere – outra posição escolhida para favorecer a dinâmica do veículo.

A capacidade da bateria deve ser superior a 80 kWh, dando ao carro uma autonomia de mais de 500 quilômetros de acordo com o padrão WLTP, pelo menos no modo eficiente.

interior

Quando se trata dos três próximos carros conceituais Audi skysphere, Audi grandsphere e Audi urbansphere, a marca está colocando o espaço que envolve os passageiros (“esfera”) no centro de suas projeções. Isso porque todos os três veículos são projetados para a condução autônoma de nível 4 – o que significa que, em certas situações de estrada e tráfego definidas, o motorista pode delegar total responsabilidade para o carro e não ter mais que intervir.

Como resultado, os elementos de controle, como o volante e os pedais podem se deslocar em uma posição invisível e assim completamente removidos do interior. Desta forma, os passageiros, incluindo o da posição do motorista, podem desfrutar de uma nova forma de liberdade – a de relaxar ao ar livre, desfrutar da paisagem e do vento ou interagir com a internet e o mundo graças à conexão com o ecossistema digital no Audi Skysphere.

Livre de controles, o interior aparece como um ambiente leve e espaçoso, inspirado em muitas áreas pelo universo da Art Deco. Os assentos possuem a elegância visual de móveis de designers, mas cumprem as funções de oferecer suporte lateral e recursos de segurança.

Produção sustentável

Produzido de forma sustentável em tecido de microfibra e, graças à sua posição variável no interior, é possível oferecer o tipo de liberdade para se mover e que só pode ser experimentada quando se voa na primeira classe em um avião.

A madeira de eucalipto ambientalmente certificada e o tecido que simula couro produzido sinteticamente são outros materiais sustentáveis que contribuem para a criação de uma experiência inigualável no interior do veículo.

Se o Audi skysphere concept for usado no modo operado pelo motorista, o interior se transforma em um verdadeiro cockpit com ergonomia perfeita. Juntamente com o chassi e a carroceria, o painel de instrumentos e o painel no console central também se movem para a parte traseira. O motorista encontra todos os controles, incluindo o volante e os pedais, na posição que melhor o atende.

Telas

Telas grandes sensíveis ao toque – 1.415 mm de largura, 180 mm de altura – no painel frontal e na área superior do console central são usados ​​para operar os sistemas de informação e entretenimento. No modo autônomo Grand Touring, podem ser usados para exibir conteúdo da internet, videoconferências ou filmes. Pequenos painéis de toque nas portas são usados ​​para operar o ar-condicionado.

Um sistema de som de alta qualidade oferece qualidade de áudio da sala de concertos mesmo quando o veículo está em movimento. Alto-falantes estão escondidos atrás dos painéis da porta e na parede interior traseira para produzir som surround. A forma dos encostos de cabeça impede a turbulência e também o ruído do vento.

Exterior

Quando se trata de tamanho é fácil ver a semelhança entre o lendário Horch 853 conversível e o Audi skysphere: 5,23 metros de comprimento versus 5,19 metros e largura de 1,85 metros versus 2,00 metros, respectivamente.

Por outro lado, uma diferença marcante pode ser encontrada em sua altura – o Horch, com seu design icônico, pode ser elevado até 1,77 metros, dependendo da forma da carroceria, enquanto seu descendente autônomo, o Audi skysphere, possui 1,23 metros no modo de condução esportiva, com um centro otimizado de gravidade e aerodinâmica.

Luxo sem limites

A Audi apresentará nos próximos meses três novos carros-conceito para mostrar sua visão de luxo progressivo: Audi skysphere, Audi grandsphere e, em 2022, Audi urbansphere. O objetivo é criar uma experiência que vai muito além do propósito de passar o tempo em um carro para ir do ponto A ao ponto B, e da própria experiência de condução.

Esses veículos apresentam um novo design que, em última análise, redefinem o interior, onde os passageiros se encontram, como o centro do veículo e não subordina a experiência de passageiros aos requisitos da tecnologia. Isso se reflete no layout variável do interior, no desaparecimento dos controles e na extensão da cabine.

No modo Grand Touring, isso não só permite que ambos os passageiros desfrutem de uma jornada suave e agradável, mas também combina novas ofertas de serviços. Estes podem ser usados ​​para acessar uma variedade de opções relacionadas à viagem atual – como projetar uma rota cênica espetacular, bem como opções de restaurante ou hotel.

Static photo, Colour: Stage Light

Infotainment

As opções personalizadas de infotainment também estão disponíveis, como vincular o serviço de streaming a bordo a provedores de música e vídeo usados ​​em casa.

No futuro a Audi também visa a fornecer opções personalizadas e exclusivas para os usuários de seus carros de luxo, como concertos, eventos culturais ou até mesmo eventos esportivos que estão disponíveis apenas em convite especial.

Desta forma, um veículo como o conceito Audi skysphere se tornará uma plataforma para experiências que expandem os horizontes além do mero passeio em apenas

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