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Novo motor 1.3 16V turbo flex faz a diferença na Fiat Toro 2022. Teste

Avaliamos a versão Freedom flex turbinada de boa pegada esportiva.

diario da manha

O novo motor 1.3 16V GSE turbo flex é, sem dúvida, o grande diferencial da Fiat Toro 2022. A picape média/compacta da fabricante italiana passou pela mudança mais desejada e o acerto não poderia melhor. O motor 1.8 Flex, de até 139 cv, com etanol, era gastador e já não tinha mais o respeito do consumidor.

Mesmo assim a Fiat decidiu manter essa motorização em linha, mas apenas na versão de entrada Endurance, destinada ao trabalho.

Com 180 cv a gasolina e 185 cv, com etanol no tanque, o novo motor 1.3 16V GSE turbo, (batizado de Turbo 270, numa referência ao torque) estreou na nova Toro. Ele rende 27,5 kgfm de torque rodando tanto com etanol ou gasolina.

Reestilização

É fato que a Fiat Toro se destaca pelo novo motor 1.3 16V turbo de quatro cilindros. Contudo, deve ser considerada também outras mudanças dentro da reestilização da picape. Visualmente, a mexida foi pontual, com mudanças mais profundas na parte frontal.

O novo capô, por exemplo, ganhou vincos pronunciados no meio, dando um aspecto mais robusto ao modelo, inspirado na grandalhona RAM.

Na traseira, o que há de diferente é apenas a plaquinha Turbo 270 no canto direito da tampa bipartida da caçamba de quase mil litros de carga. As linhas gerais da nova Toro foram mantidas, até porque não fazia muito sentido mexer num modelo de visual que ainda não deu sinais de envelhecimento.

Por dentro é quase tudo novo na Fiat Toro 2022. O painel, por exemplo, foi todo redesenhado e nas tecnologias, incluindo a nova motorização turbo, a picape que criou o segmento SUP (Picape Utilitária Esportiva) saltou de patamar.

Picape apetitosa

Se já era apetitosa no gosto do público, o que a Toro 2022 traz de novo garantiu uma boa dose a mais de tempero ao modelo. Nos pontos preservados, a nova picape manteve também a sua dirigibilidade muito próxima de um SUV. Agora, graças ao motor 1.3 turbo, com uma pegada mais esportiva.  A excelente posição de dirigir sempre foi aspecto bastante valorizado na Toro.

Os faróis principais do modelo 2022 ficaram mais finos e ganharam iluminação Full LEDs. Os de neblina também receberam a mesma tecnologia em LEDs. O pacote opcional de segurança (ADAS) comtempla o ajuste automático do farol alto, o que garante mais segurança. Uma outra boa novidade são os faróis diurnos, que agora mudam para a cor amarela no acionamento da luz de seta.

De resto, nada muda, inclusive o excelente sistema de abertura bipartida da tampa da caçamba, que torna o acesso ao compartimento muito fácil. Na caçamba com capacidade para 937 litros de carga a capota marítima protege malas e objetos de poeira, chuva e outros intepéries da natureza no gigantesco espaço nas longas viagens de família.

Avaliação

A Fiat cedeu a versão intermediária Freedom para avaliação do “DMAutos. É desta versão que vamos falar na matéria, com abordagem dos aspectos de tecnologias de segurança, conforto e desempenho proporcionado pelo motor turbo flex. A Freedom avaliada é a segunda mais completa em equipamentos, entre as versões turbo flex. Ela fica abaixo apenas da Volcano.  

A Toro Freedom é equipada com o novo motor 1.3 16V GSE turbo flex. Esse propulsor, desenvolvido pela engenharia do Grupo Stellantis, estreou na picape e já está sob o capô dos novos Jeep Compass e Commander e vai chegar a todos aos futuros modelos Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen. O próximo será o SUV Pulse, cujo lançamento acontecerá em outubro.

A versão testada, que custa a partir de R$ 136.990 (sem os opcionais), tem frisos cromados no interior da grade. As peças vão de encontro ao novo escudo com o nome Fiat em letras maiúsculas. Na grade há quatro barrinhas no canto esquerdo inferior com as cores da bandeira da Itália, detalhe que já está em todos os Fiat.

Contando com todos os itens do pacote de Conforto e Conforto Plus, que custa pouco mais de R$ 7 mil, a Freedom avaliada veio bancos de couro com apoio de braço traseiro, TBM (conectividade sem fio com celulares), NAV (GPS integrado ao multimídia), carregador por indução no console central, AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (aviso de saída de faixa), AHB (comutação automática do farol alto) e sensor de estacionamento frontal. (Veja abaixo a lista com todos os itens de série da Toro Freedom Flex e as versões e preços de toda a linha 2022 da picape).

Novo painel

O painel foi todo redesenhado e recebeu materiais mais refinados. Aliás, em matéria de acabamento a fabricante sempre mostrou bom gosto e respeito ao consumidor da marca. Além do emprego de bom gosto no interior, os quase R$ 132 mil pedidos pela versão Freedom tiveram que ser justificados também com a oferta de equipamentos modernos.

Um desses equipamentos é o display de 7 polegadas digital do quadro de instrumentos. É de série a partir da versão de entrada, destinada ao trabalho, a Endurance, a única na linha ainda equipada com o motor 1.8 flex aspirado.

A central multimídia traz uma tela maior de 8,4 polegadas, de série a partir da Toro Freedom. O sistema é sofisticado e oferece espelhamento, sem o uso de cabo, para celulares com as plataformas Android Auto e Carplay.

Essa central usa um chip da operadora TIM. Por ele, a Toro é conectada a à internet por meio do serviço Fiat Connect Me. Desta forma, é possível ver a localização na tela do celular pelo aplicativo My Uconnect, bem como acessar dados do computador de bordo.

É possível até abrir e travar as portas à distância ou ligar luzes e buzina para localizar a Toro em um estacionamento, por exemplo.

Novo motor 1.3 16V GSE Turbo Flex

O motor 1.3 turbo deixou a Toro 2022 mais fogosa, ou seja, mais atrevida com o pé no acelerador. No modo de condução normal, o motor é mais comportado e prioriza o conforto. Mas se o condutor gosta de uma pegada mais esportiva é só acionar o modo Sport. A troca deixa o pedal do acelerador mais sensível e pronto para respostas mais rápidas.

Trabalhando em sintonia com o motor, quando no modelo Sport o câmbio atrasa a troca de marchas e faz o giro do motor subir e obriga a Toro acelerar forte. Com o motor turbo, a Toro é quase 3 segundos mais rápida do que a versão com o 1.8 Etorq flex, que usa o mesmo câmbio automático de seis marchas.

Rodamos com gasolina no tanque. Na cidade, sob um calor beirando 38 graus, a média de consumo foi de 9,5 km/l. Na rodovia, a Toro Freedom 1.3 Turbo Flex registrou média de 11 km/l.

Na prática, a picape parece um SUV ao volante, agora com desempenho um pouco mais esportivo. Na maior parte do tempo, o condutor sequer se lembra que há uma caçamba de quase 1.000 litros na traseira. Somente na hora de manobrar, a Toro deixa a desejar por causa do diâmetro de giro compatível com o de picapes maiores. Ou seja, a Toro requer espaço.

As mudanças não garantiram à Toro 2022 a chave presencial na versão avaliada. Desta forma, a partida é dada no modo antigo, ou seja, girando a chave no contato. Faltou essa comodidade na versão.

Mas a picape oferece muitos outros recursos importantes, sensores de obstáculos frontais e traseiros, câmera de ré e o pacote ADAS de segurança avançada. Esse pacote traz frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e assistente de permanência em faixa.

Equipamentos de série da Fiat Toro Freedom 1.3 16V Turbo Flex

Entre os equipamentos de série da Freedom Flex estão o Painel digital de 7″, TC+ (Electronic Locker), Leitor de pressão dos pneus (iTPMS), Airbags laterais e de cortina, USB frontal (tipos A e C), USB traseiro, Central multimídia de 7”, Dois tweeters, Espelhos externos com tilt down, Comandos de áudio no volante, Ar-condicionado, Direção elétrica, Vidros elétricos, Travamento elétrico, Alarme, Desembaçador traseiro, Banco do motorista ajustável, Isofix, Piloto automático, DRL (luz diurna) de LED.

E mais: Sensor de estacionamento traseiro, Porta escada, Repetidor lateral, Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder, Revestimento de caçamba, Rodas de liga leva de 17” (Superspoke), Luz de iluminação da caçamba, Lâmpadas traseiras de LED, entre outros.

A lista com os itens de série comtempla ainda Central multimídia de 8,4”, Paddle shifters, Câmera de ré, Volante em couro, Ar-condicionado digital dual zone, Para-sol com iluminação, Apoio de braço frontal, Tapete, Faróis full LED, Roda de liga leve de 17”, Barras longitudinais no teto, Farol de neblina, Capota marítima e Maçanetas e espelhos na cor do veículo.

Ficha Técnica: Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo flex

Motor: 1.3 16V, quatro cilindros em linha, turbo e flexível
Potência: 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, seis marchas
Tração: Dianteira
Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e Multilink na traseira
Direção: Assistência elétrica
Rodas e pneus: 225/60 R17
Peso (Ordem de marcha): 1.658 kg
Capacidade de carga:750 kg
Capacidade de carga rebocável: 400 kg
Dimensões: Comprimento: 4,94 m, Largura: 1,84 m, Altura: 1,73 m e entre-eixos: 2,99 m
Volume da caçamba: 937 litros
Aceleração de 0-100 km/h: 10,8 segundos (Gasolina) e 10,7 segundos (Etanol)
Consumo urbano (Inmetro):  9,4 km/l (Gasolina) e 6,5 km/l (Etanol)
Consumo rodoviário (Inmetro): 10,8 km/l (Gasolina) e 8 km/l (Etanol)

Fiat Toro 2022 – Versões e preços

Fiat Toro Endurance 1.8 Flex AT6 2022 – R$ 123.990
Fiat Toro Endurance 1.3 Turbo AT6 2022 – R$ 128.990
Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 – R$ 161.990
Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2022 – R$ 139.990
Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 – R$ 172.990
Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo AT6 2022 – R$ 153.990
Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 – R$ 186.990
Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 – R$ 193.990
Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 – R$ 195.990

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