Home / DMAutos

DMAUTOS

XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro Volvo 100% elétrico do mundo, é lançado no Brasil

O XC40 Recharge Pure Electric, primeiro veículo 100% elétrico da Volvo no Brasil, chega ao mercado com preço de R$ 389.950. Lançado mundialmente, o Volvo XC40 Recharge Pure Electric estreia no País com dois motores totalmente elétricos com autonomia de até 418 km com uma carga completa.

Os dois propulsores do Volvo XC40 que rendem brutalmente 408 hp e 67,3 kgfm de torque levam o modelo de 0 a 100 em apenas 4,9 segundos. Já imaginou dirigindo um carro elétrico com tanta potência e força? Não, né? Eu tive a oportunidade e posso garantir que, no caso do XC40 elétrico, é uma experiência incrível.

Potência e força brutas

Andamos no novo XC40 Pure Electric durante seu lançamento no Rio Grande do Sul. Saímos de Porto Alegre e fomos até o Parque Eólico de Osório. Os trechos de ida e volta somaram mais de 200 km, o que nos permitiu conhecer um SUV premium com potência e força brutas.

Um toque no acelerador faz brotar todo o torque de forma imediata, colocando o condutor colado no banco pela força exercida pelos motores elétricos. Em um veículo com motor a combustão essa reação de torque não acontece nem mesmo nos modelos esportivos de alta performance.

Um dos destaques do XC40 Pure Electric é o One Pedal Drive. Trata-se de recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal.

Desta forma, para acelerar, basta pressionar o pedal. Para frear é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. O sistema regenera energia e torna o XC40 Recharge Pure Elecric ainda mais eficiente e com autonomia maior.

Inédito sistema de infoentretenimento

O XC40 Recharge Pure Electric inaugura o novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services. A novidade integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

“A Volvo Car é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados. Com isso, o cliente terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia, especialmente tratando-se de um modelo elétrico”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Car Brasil.

Desenvolvido com o Google, o sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. Os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada. “Além disso, os clientes têm acesso a um amplo ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca Bassetto.

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

Novo design

Com novo design, o Volvo XC40 100% elétrico traz ainda mais requinte e sofisticação em cada detalhe. No local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars, que remete à originalidade do modelo. Além desse diferencial, a gama de versões também recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico.

Por dentro, o SUV XC40 impressiona. O carro manteve o layout limpo destacando os belos detalhes que estão por todos os cantos. O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium.

Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável. Essa é uma das preocupações da marca com a sustentabilidade

Na parte externa o destaque fica para a inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS.

Como não tem mais o motor a combustão na dianteira, o XC40 Pùre Electric ganha um espaço com capacidade para 31 litros embaixo do capô. No porta-malas traseiro a capacidade é de 413 litros. A tampa tem abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis e comidas. O SUV XC40 elétrico oferece carregamento de celular por indução.

Quer mais uma boa novidade no Volvo XC40 Recharge Pure Electric? Anota ai: o modelo traz não tem botão de partida. A partida acontece no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo. Simples e prático, né?

Potência e autonomia

O XC40 Recharge Pure Electric é um veículo plug-in elétrico. Desta forma, pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) gera 408 hp de potência e 67,3 kfm de torque.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de mais de 400 km (Ciclo WLTP) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

A performance do XC40 totalmente elétrico pode ser comparada com a de um carro esportivo. Os equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180 km/h.

Tecnologia

O Volvo XC40 Pure Electric oferece as mais avançadas assistências à condução. Dentre elas, câmera 360 graus, Alerta de tráfego cruzado (CTA) e frenagem automática. Essas tecnologias auxiliam e evitam colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Esse sistema traz sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias, além de contar com um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo.

A Volvo é reconhecida mundialmente pelas tecnologias de segurança veicular que tornam seus modelos os mais seguros do mundo.

Iluminação

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED. Todas essas tecnologias trazem no XC40 Recharge Pure Electric ocompromisso da Volvo Cars com o desenvolvimento dos carros mais seguros.

Também pensando em segurança, o XC40 Pure Electric possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric: 450 unidades vendidas antecipadamente

O XC40 Recharge Pure Electric, que teve sua pré-venda com 300 unidades esgotadas em poucos 15 dias (foi necessário outro lote de 150 unidades, também vendido), combina o melhor do estilo escandinavo com a sustentabilidade.

O modelo chega ao Brasil para fortalecer o compromisso da Volvo em tornar-se totalmente elétrica até 2030.

“O XC40 Recharge Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos veículos híbridos e agora a chegada no modelo elétrico nos coloca em um novo patamar”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Segundo ainda o executivo, o XC40 Recharge Pure Electric é o que a marca tem de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. “É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, completou João Oliveira.

Mais vídeos:

  • Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025

    Caoa Chery Tiggo 7 2025 ganha versão de entrada Sport por R$ 134.990

    SUV fabricado em Anápolis (GO) é equipado com motor 1.5 Turbo Flex e câmbio CVT de 9 velocidades

    Publicado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 - 10:11

    / Atualizado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

  • Fiat Titano

    Fiat revela exterior da Titano, sua nova picape de vocação off-road

    O DMAutos estará na Chapada dos Guimarães, no MT, de 11 a 13 de março, acompanhando de perto o lançamento da nova picape

    Publicado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 - 10:17

    / Atualizado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

  • Eclipse Cross R

    Mitsubishi lança o Eclipse Cross R para competição de rally

    Produzido na fábrica da HPE em Catalão (GO), o modelo ralizeiro foi desenvolvido com base no Eclipse Cross de rua

    Publicado sexta-feira, 01 de dezembro de 2023 - 09:22

    / Atualizado sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias