DM Autos

Fiat Pulse 2022, a nova referência no segmento dos SUVs compactos

Modelo estreia motor Turbo 200 Flex e câmbio CVT e preços partem de R$ 79.990.

diario da manha

Primeiro SUV compacto inteiramente desenvolvido pela Fiat no Brasil, o Fiat Pulse 2022 foi finalmente apresentado ao mercado. O modelo era aguardado com grande expectativa por ser o principal lançamento do Grugo Stellantis para 2021.

O inédito Pulse estreia em três versões (Drive, Audace e Impetus) e cinco configuações, sendo duas com motor 1.3 aspriado, manual e CVT, e três com o novo motor Turbo 200 Flex e câmbio CVT de série. Os preços variam de R$ 79.990 e vão até R$ 115.990.

Novo motor turbo

Nascido do Progetto 363, o Fiat Pulse estreia o motor Turbo 200 Flex, (1.0 Turbo) de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com etanol (125 cv com gasolina). Essas características fazem dele o mais potente do mercado no segmento.

O Pulse estreia também o câmbio CVT, que simula 7 marchas, e vem de série nas versões com motor Turbo  200 Flex. Outro motor que chega com o inédito SUV Pulse é o já conhecido 1.3 Firefly Flex aspirado, que rende 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, com etanol.  

Segundo Herlander Zola, diretor da marca italiana para a América Latina, a Fiat antes do Pulse é uma e passa a ser completamente outra com seu novo modelo. O executivo define o Pulse como o mais moderno, de estilo único, potente, conectado e tecnológico de sua categoria.

Versões e preços
Drive 1.3 manual: R$ 79.990
Drive 1.3 CVT: R$ 89.990
Drive 1.0 turbo CVT: R$ 98.990
Audace 1.0 turbo CVT: R$ 107.990
Impetus 1.0 turbo CVT: R$ 115.990

Com o Pulse, modelo de linhas musculosas e visual atraente, a Fiat passa a disputar o segmento que mais cresce no país, o B-SUV De 2012 até 2021, o segmento aumentou de 2,8% para 22,8% sua participação de mercado e saltou de dois para 18 concorrentes nesse período.

A versão de entrada do Fiat Pulse 2022 é a Drive 1.3 aspirado, com transmissão manual de cinco marchas. Um degrau acima está a Drive 1.3 aspirado, mas com transmissão CVT.

As demais versões, também com transmissão CVT, estão equipadas com o novo motor 200 Turbo: Drive 1.0 CVT, Audace 1.0 CVT e Impetus 1.0 CVT.

Visual externo

Externamente o visual do Fiat Pulse 2022 é marcado pela dianteira, alta e imponente. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada, item crucial para um SUV.

A ampla grade frontal estampa o Logo Script da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito, um lembrete das raízes italianas do modelo projetado por e para brasileiros.

Os faróis de LED expressam confiança e um friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão – é cromado na topo de gama – dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal, unindo os conjuntos ópticos.

Abaixo fica uma segunda entrada de ar imponente, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.

Linhas musculosas

As linhas musculosas do Fiat Pulse 2022 se estendem à lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros.

As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões e criam um visual harmônico com a suspensão elevada e o estilo envolvente do SUV.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam que você está a bordo do novo SUV da Fiat.

O para-choque traseiro exclusivo tem desenho que otimiza o ângulo de saída do Pulse. Enquanto isso, os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior.

Cores exclusivas

O Fiat Pulse 2022 estreia duas cores novas e exclusivas, a Azul Amalfi e Cinza Strato, que podem ser combinadas com o teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada Drive  1.3 manual.

Todo o interior do Pulse é inédito. O painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos. As peças usam um mix de texturas agradáveis ao toque. Os bancos são revestidos em tecidos ou couro, conforme a versão.

Através do volante é possível acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque.

O painel é 100% digital e tela flutuante do sistema multimídia pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas, com conexão via internet 4G. O Pulse cona com 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento.

Motor turbo

O Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), número acima de qualquer concorrente no segmento. O amplo torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.

Esse propulsor conta com a tecnologia MultiAir III, exclusiva da Stellantis. Ele é dotado de um sistema eletro-hidráulico que faz o controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance.

Além do Turbo 200 Flex, o Pulse também recebe o motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm, números competitivos oferecidos no mercado e alinhados com o ótimo custo-benefício do conjunto.

Câmbio CVT

Ambas as motorizações do Pulse são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas, exceto na versão de entrada manual. Essa transmissão foi desenvolvida pela Aisin. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

O Fiat Pulse apresenta vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Isso dá segurança em lombadas e estradas de terra. Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece um excelente ângulo de saída de 31,4°s.

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados com o  rebatimento do banco traseiro. O painel 100% digital de 7” é customizável e pode mostrar diferentes informações de acordo com o gosto do motorista.

Os comandos do ar-condicionado usam botões físicos intuitivos, tornando seu uso fácil e seguro sem que o condutor tire os olhos da pista. O conforto é reforçado pelo modo automático de climatização: basta você selecionar a temperatura desejada e o sistema faz todos os ajustes sozinho.

Fiat Pulse 2022 – Equipamentos de série e opcionais

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
Alarme antifurto
Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
Fiat Sound System
Ar-condicionado automático e digital
ASR (Controle eletrônico de tração)
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Chave canivete com telecomando
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica
ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Faróis em LED
Função “Follow me Home”
Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
Hill Holder (Assistente partida em rampa)
Lanterna traseira em LED
LED DRL
Maçanetas na cor preta
Piloto automático (Cruise control)
Repetidores de seta laterais em LED
Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
Retrovisores externos na cor preta
Roda de liga leve de 16 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro
TC+ (Traction Control Plus)
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
USB traseira (Tipo A)
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
Volante com regularem de altura
iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável

DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual:
Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Modo Sport com botão de acionamento no volant

Opcionais: Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor. Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática: Motor Turbo 200 Flex com 130 cv.

Opcionais: Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA
Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática:
Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
Carregador wireless para smartphones por indução
Key Less Entry’n Go
Partida Remota via chave
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Volante com revestimento em couro
Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada

Opcionais: Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor e Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”

IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática:
Bancos revestidos em couro
Cluster 7″ Full Digital
Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
Sistema de navegação GPS embarcado
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado
Sensor de estacionamento dianteiro
Tapetes de carpete
Teto bicolor
Volante com regularem de altura e profundidade
Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C

Opcional: Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me

Comentários