Home / DMAutos

DMAUTOS

Fiat Fiorino 2022 é lançada com preço de R$ 99.990

Fiat apresenta a nova Fiorino. O modelo 2022 muda o visual externo e interno e vem carregada de outras novidades. A Fiorino chega às revendas da marca apenas na versão Endurance, equipada com motor 1.4 EVO Flex e com preço de R$ 99.990.

Na dianteira, a Fiat Fiorino 2022 traz novos faróis, mais afilados e com máscara negra,  contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal ganha o Logo Script Fiat e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando o espírito italiano da Fiat.

Modelo totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG), a nova Fiorino tem na lateral um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

Interior

O interior confortável e funcional ganhou painel completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script.

O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros. São 10% mais de volume em relação ao modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas.

A nova Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade.

O modelo da linha 2022 incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle.

Freio de Emergência

Por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio. Com isso, alerta os outros motoristas, reduzindo, assim, o risco de colisões traseiras.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos.

O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos. Isso facilita a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.

Fiat Fiorino Endurance 2022

O Fiat Fiorino usa o já conhecido motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Recalibrado, ficou mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol.

O motorista se beneficia ainda dos novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas.

A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. Com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine.

A marcha à ré, por sua vez, foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.

As palhetas da Fiorino 2022 agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses.

Bancos mais confortáveis

Os bancos foram modificados e estão mais confortáveis. Houve uma melhora significativa em relação ao conjunto anterior e superando até modelos de passeio da concorrência, pois usam material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel de porta, que oferece mais apoio para os braços do motorista e passageiro de qualquer estatura.

No novo modelo, o ar-condicionado ficou mais eficiente. Agora, o equipamento é capaz de resfriar o interior da van em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento. Essa melhoria significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado.

A suspensão traseira com eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal ganhou mais resistência, a exemplo do que foi feito na nova Strada. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

Com capacidade de carga de 650 kg, a Fiorino é uma van do segmento B-Van que atende bem às necessidades dos empresários e frotistas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias