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Fiat Strada estreia câmbio automático CVT e nova versão Ranch

A Fiat Strada ganha inédita transmissão automática CVT na linha 2022 e estreia nova versão Racnh. A esperada transmissão virá apenas nas versões Volcano e na agora topo de gama Ranch.

A Volcano CVT, que mantém a opção de câmbio manual, custa R$ 111.990 e a agora topo de gama Ranch, inspirada na irmã maior Fiat Toro, sai por 116.990.

Segundo a Fiat, a opção pelo câmbio automático era um desejo dos consumidores da nova Strada e a novidade prioriza o uso urbano da picape. 

O câmbio automático CVT é associado ao motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência com sete velocidades simuladas.

Modelos de condução

A transmissão CVT oferece três modos de condução. No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo.

Quem prefere estar sempre no comando pode optar pelo modo manual, que permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio.

Já o modo Sport é voltado para quem busca uma condução mais divertida e ágil.

Nele, a central eletrônica da nova Fiat Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.

Exclusiva

A nova vdersão Ranch da Strada, ofertada apenas com a nova transmissão automática CVT, possui muitos diferenciais exclusivos. Externamente, a carroceria adota novos skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto.

O estilo marcante da versão topo de gama é completado pelos faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). Outros pontos que marcam o visual da versão topo da Strada é a grade com o Logo Script no centro com oFiat Flag à direita e o capô vincado, que sugere força e robustez. Esses detalhes visuais podem ser vistos  também na versão Volcano.

A Strada Ranch ganha destaque também no interior. O painel recebe uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da nova Toro, ao redor do porta-objetos superior. Os tons do painel contrastam com as saídas de ar em preto brilhante.

O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos.

O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas reforçam o DNA exclusivo da versão.

Fiat Strada: picape completa

A Fiat Strada com transmissão automática mantém o amplo pacote de equipamentos que conquistou os consumidores desde a chegada de sua segunda geração. O controle de estabilidade com assistente de partida em rampa (Hill Holder) agrega ainda mais segurança e conforto junto do câmbio automático.

O controle de tração E-Locker (TC+), or sua vez, permite ao modelo ir mais longe. O equipamento faz ajustes constantes para garantir o máximo de tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h.

A capacidade da picape pode ser verificada por sua altura livre do solo entre os eixos (de até 233 mm), ângulos de entrada acima de 23º e saída de obstáculos além de 28º entre os melhores da categoria. Além disso, conta com a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega.

Os quatro airbags de série da nova Strada automática incluem bolsas laterais que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, agregando proteção adicional em diferentes tipos de colisões.

São de série também sensores sonoros e câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam as manobras, faróis de neblina e sensor monitoramento da pressão dos pneus.

Equipamentos

A lista de equipamentos conta ainda com direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, retrovisores elétricos e quadro 3,5” de TFT.

Além do sistema multimídia de 7” - único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos – as versões automáticas CVT simulando 7 marchas passam a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio.

Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular. O acesso aos assentos traseiros é facilitado graças à abertura de 80º das portas traseiras. Os assentos traseiros laterais também possuem fixação Isofix para cadeirinhas.

Caçamba

A caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg. Leve, a tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento, e pode suportar até 400 kg.

Quatro ganchos inferiores e superiores facilitam a fixação dos mais diferentes tipos de carga, e o cliente ainda pode incrementar a caçamba com diferentes acessórios da linha Mopar.

O custo-benefício sempre foi item de série na Strada e continua na nova versão CVT. O óleo do sistema de câmbio é projetado para ter durabilidade for life, ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo.

Essa característica única do segmento vai ao encontro à eficiência do motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv e 13,7 kgfm com etanol e 98 cv e 13,2 kgfm quando abastecido com gasolina. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

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