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Chevrolet Spin 2022: Rodamos na versão Activ de 7 lugares

Modelo da GM resiste com fôlego o desaparecimento do segmento de minivan.

diario da manha

A Chevrolet Spin vai resistindo com fôlego no quase extinto segmento de minivans do mercado brasileiro, onde os SUVs ditam as regras como carros dedicados à família. O modelo, que a GM trata de crossover, é no momento o último remanescente no segmento.

Contudo, a Spin se mantém com pose e estilo para continuar atraindo consumidores cada vez mais focado na compra de um SUV, cujo segmento hoje dita as regras como carro voltado à família.

A Spin vai escrevendo sua história com bons números de vendas, tendo emplacado 11.646 unidades de janeiro a outubro do ano passado. Os números mais que justificam sua produção e dão demonstração clara de como é bem recebida entre os consumidores de minivan.

A boa receptividade da Spin no mercado, embora minivans praticamente deixaram de existir, é resultado ainda da última atualização visual e na parte de segurança da minivan. Andamos na versão topo da minivan, a Activ7 2022, com capacidade para sete pessoas, objeto principal desta matéria.

Portfólio

A última mudança externa feita na Spin foi feita na linha 2019. De lá para cá não foi acolhida nas atualizações promovidas pela Chevrolet em todo o seu portfólio.

No quesito segurança, porém, o modelo recebeu como novidade a adoção de controle de estabilidade e assistente de partida em rampas. Inclua também nas novidades o alerta de afivelamento do cinto de segurança do passageiro dianteiro.

A Spin Activ7 vem ainda com limitador de velocidade, painel de instrumentos com novo grafismo, nova cor Azul Eclipse e o logotipo da Chevrolet em preto. A versão traz ainda vem molduras da grade, detalhes no para-choque, rack de teto e estribos laterais na mesma tonalidade.

A carroceira, apesar de boa aparência, já merece novas atualizações e o motor 1.8 EconoFlex já deveria ter sido aposentado, o que deve ser feito na nova linha da minivan. O preço da versão Activ7 avaliada pelo DMAutos beira os R$ 125.000,00 mil, o que daria para investir em um SUV intermediário e deixaria o comprador mais atualizado.

Mesmo assim você compraria uma Chevrolet Spint? Vai pensando ai enquanto vamos adiante no texto.

Premier

Antes que eu me esqueça de informar, se mesmo assim preferir uma Spin, mas pagando um preço bem mais em conta, vai uma dica: a versão Premier automática, bastante completa em equipamentos e igualmente com sete lugares, custa R$ 28.000,00 a menos na configuração automática e cerca de R$ 22.000,00 mil na manual. Uma boa economia, não?

Sem concorrente no mercado, a Chevrolet Spin joga como quer, mas a fabricante sabe que sua sobrevivência depende de mudanças que gerem atrativos de compra.

Assim, um segundo bom exemplo de aprimoramento feito na Spin a partir de 2021 foi, além do controle de estabilidade de série citado acima, a introdução da nova geração do câmbio automático de 6 marchas, emprestada do Onix, Onix Plus e Tracker.

Durante o teste com a Chevrolet Spin Activ7 2022, ficou nítida a superioridade da nova transmissão em relação à anterior. É bem mais suave no funcionamento, refletindo significativamente no desempenho e no consumo.

Uma pena a Spin não oferecer mais chamada grade frontal ativa. Com ela, os resultados de desempenho e economia poderiam estar ao menos um degrau acima

Quase não se nota as trocas de marchas, o que deixa evidente que a General Motors acertou no desenvolvimento da nova caixa. Acoplada ao motor 1.8 EconoFlex, essa transmissão trabalha em perfeita harmonia com o propulsor. A Spin tem arrancada forte, mas nas retomadas mais altas parece um pouco lenta.

Motor

A Chevrolet Spin 2022 ainda utiliza o motor 1.8 EconoFlex GM Família I, já visto como defasado. Esse propulsor estreou no Brasil no começo dos anos 80, sob o capô do Chevrolet Monza. Ele tem quatro cilindros, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio, dotado de comando de válvulas com variador de fase mecânico, duas válvulas por cilindros e tuchos hidráulicos.

Ainda com boa eficiência energética, graças às suas evoluções, o 1.8 da Spin conta também com bobinas independentes e coletor de admissão em plástico, assim como ressonador. Em atualização mais recente, o 1.8 EconoFlex recebeu modificações que o tornaram mais eficiente.

As mudanças incluíram novos pistões, anéis de vedação, biela, virabrequim reforçado, sistema de lubrificação otimizado, óleo lubrificante de menor viscosidade, alternador com sistema de proteção da bateria para recuperação de energia, velas de melhor qualidade, entre outros. Daí as razões de apresentar respostas mais eficientes com o pé no acelerador.

O motor 1.8 EconoFlex que está sob o capô da Spin entrega 106 cv a 5.200 rpm, com gasolina, e 111 cv a 5.200 rpm, com etanol. O torque com gasolina é de 16,8 kgfm a 2.600 rpm e chega a 17,7 kgfm a 2.600 rpm, com etanol. Sua força é obtida em rotação bem baixa.

Chevrolet Spin – Consumo oficial

Cidade

Chevrolet Spin 2022 – MT – 8,1 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina
Chevrolet Spin 2022 – AT – 6,9 km/l com álcool e 10,1 km/l com gasolina

Estrada

Chevrolet Spin 2022 – MT – 9,4 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina
Chevrolet Spin 2022 – AT – 8,4 km/l com álcool e 12,0 km/l com gasolina

O propulsor 1.8 vem ainda com injeção eletrônica multiponto e sistema de partida a frio para o uso de etanol. Na Chevrolet Spin 2022 trabalha com transmissão automática de seis marchas, da terceira geração da GM. Oferece ainda função de dupla redução para retomadas e desacelerações.

Há programação que memoriza a condução do motorista, antecipando ações para reduzir consumo de combustível e ampliar o conforto ao dirigir. Não espere paddle shifts. A opção de trocas manuais sequenciais é por meio de um botão presente na alavanca. Outra opção da Spin 2022 é a caixa de mudanças manuais de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico.

Rodamos com gasolina no tanque, apenas no perímetro urbano. O consumo urbano bateu na casa dos 10 km/l. Isso significa que na estrada a Spin supera os 12 km/l, com o mesmo combustível. Você viu lá em cima que a GM retirou a grade ativa da minivan, o que daria uma boa contribuição na melhoria do consumo por conta da função aerodinâmica do equipamento.

Interior

Na Spin o cluster é analógico, com novos mostradores de velocidade, rotação do motor, display multifuncional e iluminação branca em LED. O painel recebeu atualização no porta-luvas, difusores de ar, moldura da multimídia e comandos elétricos de vidros e retrovisores.

Os bancos contam com múltiplas regulagens na segunda e terceira fileiras da na configuração de sete lugares, tampa sobre o bagageiro e diversos porta-objetos, dentre outros.

Destacamos o multimídia MyLink 2 com Google Android Auto, com navegadores Maps e Waze e Car Play (incluindo Siri). A tela é de 7 polegadas e conta com rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar e serviço OnStar. Tem internet a bordo? Não tem.

Exclusive

No pacote Exclusive, um moderno sistema de concierge permite ao condutor receber diversas informações por áudio a bordo ou mesmo orientação por setas para navegação. Um aplicativo de smartphone permite localizar o veículo e até a desbloqueado, acionando a buzina ou acender os faróis. A Spin é bem espaçosa e o material usado no acabamento do painel e portas agrada. A versão Activ7 não deixa nada a desejar para uma minivan de sete lugares.

A suspensão, bastante macia, tem um curso longo, o que contribui na absorção dos impactos com o piso. A direção elétrica, por sua vez, tem bom ajuste e responde bem aos comandos.

Natural que a utilização da terceira fileira de assentos tira espaço do porta-malas. Não é diferente com a Chevrolet Spin Activ7. Com a terceira fileira em posição normal, o espaço para carga fica em reduzido. Já com os bancos rebatidos, é possível ter espaço para 710 litros,podendo chear a 756 litros de capacidade.

Bancos

O acesso aos bancos da fileira, onde estão dois assentos, depende de algumas manobras. Além de apertados, depende de puxar a segunda fileira para alcançar os assentos. O desconforto ocorre também pelo fato de o assolho ser mais alto, o que deixa os passageiros daqueles assentos com os joelhos para cima. Numa viagem mais longa, o cansaço chega logo. Os sexto e sétimo assentos atendem bem somente crianças

A Spin Activ7, versão mais completa da linha, é bem servida de equipamentos. Conta com central multimídia MyLink com tela de 7″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração, luz de posição em LED, controle de cruzeiro, câmera de ré, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular e mais.

Considerando o valor cobrado pela versão testada pelo DMAutos, em sua versão de sete lugares, não poderia faltar seis airbags, chave presencial e partida por botão, além do painel de instrumentos com tela TFT de 3,5″. Quem sabe o start-stop também.

Vale a compra?

Vale. Se a Chevrolet Spin Activ7 2021 atende seus objetivos nos quesitos design, espaço interno e dois assentos extras, a compra representa um bom negócio. É sempre bom colocar o custo/benefício no papel. Não espere por enquanto motor compacto turbo, como o 1.2 que serve o SUV Chevrolet Tracker. Lembre-se, porém, que se um modelo de cinco lugares atende de alguma forma, pense num SUV. O preço que você vai pagar na Spin mais completa te permite levar para casa um utilitário compacto.

Chevrolet Spin 2022 – versões e preços

Chevrolet Spin LS 5 lugares 1.8 MT 2022 – R$ 95.070
Chevrolet Spin LS 5 lugares 1.8 AT 2022 – R$ 100.750
Chevrolet Spin LT 5 lugares 1.8 MT 2022 – R$ 101.290
Chevrolet Spin Premier 7 lugares 1.8 MT 2022 – R$ 116.480
Chevrolet Spin Premier 7 lugares 1.8 AT 2022 – R$ 121.760
Chevrolet Spin Activ 5 lugares 1.8 AT 2022 – R$ 119.590
Chevrolet Spin Activ 7 lugares 1.8 AT 2022 – R$ 124.260

Chevrolet Spin 2022 – Versões e equipamentos

Chevrolet Spin LS – airbag duplo, freios ABS com EDB, Isofix, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alerta de afivelamento do cinto de segurança para passageiros dianteiros, limitador de velocidade, alerta de pressão dos pneus, faróis com “máscara negra”, sistema de grade ativa, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas nas quatro portas e porta-malas, vidros elétricos com função one touch, banco da segunda fileira bipartido e rebatível, preparação para som, indicador de mudanças de marchas, para-choques e maçanetas na cor do carro, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 195/65 R15 de baixa resistência à rolagem e alarme.

Chevrolet Spin LT – Itens da versão LS, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, barras longitudinais, volante com comandos de mídia e telefonia e multimídia MyLink 2 com Google Android Auto (incluindo navegadores Maps e Waze) e Car Play (incluindo Siri), tela de 7 polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar, além de serviço OnStar.

Chevrolet Spin Premier 1.8 manual – Itens da versão LT, mais serviço OnStar – Pacote Exclusive com navegação por setas com comando de voz, além de volante em couro com comandos de mídia, telefonia e controle de cruzeiro, cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para cinco ou sete ocupantes, retrovisores com ajustes elétricos, faróis de neblina, lanterna de neblina, chave canivete com telecomando, detalhes cromados e em preto brilhante no interior, acabamento em dois tons de cinza e marrom, sensor de estacionamento, grade cromada, computador de bordo, bancos com acabamento premium e banco da segunda fileira bipartido e rebatível.

Chevrolet Spin Premier 1.8 automático – Itens da versão Premier manual, mais transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select”, bem como piloto automático e alavanca de câmbio com revestimento premium.

Chevrolet Spin Activ 1.8 automático – Itens da versão Premier automática, mais retrovisores externos na cor preta brilhante, lanternas com superfície interna escurecida, proteção lateral, para-choques pretos com apliques prateados na parte inferior, saias laterais com acabamento prata, estepe traseiro com trava interna anti-furto e comando elétrico de destravamento, rodas de liga leve aro 16 polegadas com design exclusivo da versão Activ, pneus de uso misto 205/60 R16, adesivos laterais e estepe de liga leve aro 16 polegadas com design exclusivo da versão Activ.

Ficha Técnica – Chevrolet Spin Activ7 2022

MOTOR: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, 1.796 cm³, comando simples, flex
Potência: 106 cv (G)/111 cv (E) a 5.200 rpm
Torque: 16,8 kgfm (G) e 17,7 kgfm (E) a 2.600 rpm
Transmissão: câmbio automático de 6 marchas; tração dianteira
Suspensão: Independente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira
Rodas e Pneus: Liga leve de 16″ com pneus 205/60 R16
FREIOS:discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e ESP
Peso: 1.275 kg em ordem de marcha
Dimensões: Comprimento 4.415mm, largura 1.764mm, altura 1.689mm, entre-eixos 2.620mm
Tanque: 53 litros
Porta-malas: 710 a 756 litros



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