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Pulse: Impressões ao dirigir a versão Audace do novo modelo da Fiat

Batizada de SUV, a novidade nasce focada em um novo segmento do mercado.

diario da manha

Nova plataforma, novo motor turbo e nova transmissão CVT. O Fiat Pulse nasceu com a proposta de ser um SUV compacto, mas está muito mais para um hatch com porte avantajado. O modelo é menor do que os verdadeiramente utilitários compactos, como Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Renault Captur.

Desta forma, o Pulse está ligeiramente voltado para brigar com o Honda WR-V, pelas proporções da carroceira, do que com os SUVs tradicionais. Na mira do modelo da Fiat pode entrar o Volkswagen Nivus, outra boa novidade no mercado por conta do seu design no estilo coupé.

Se o objetivo da Fiat foi o de criar um novo segmento de SUVs com o Pulse, a proposta é bastante atraente. Tem tudo para dar certo, como deu, por exemplo, com a picape Toro, estreante de um novo segmento chamado de SUP (Picape Utilitária Esportiva). Deu tão certo que a Toro está sempre no topo das vendas de picapes, desde que foi lançada, em 2016.

Utilitário

Embora tratado como SUV pela Fiat, o Pulse parece seguir outro rumo no seu projeto. O modelo representa uma indicação certa para quem procura um carro que seja menor do que um SUV, mas que segue um perfil parecido.

O Pulse é, portanto, ideal para quem não precisa de um porta-malas grande e de um carro que esteja posicionado acima de um hatch e abaixo de um legítimo SUV.

Entendeu? Difícil assimilar, mas não se preocupe porque logo o mercado vai posicionar o Fiat Pulse no seu devido lugar. Para mim, o modelo chegou mesmo para estrear um novo segmento em um mundo tão inovador e criativo. Em se tratando de inovação e criatividade, aliás, a Fiat tem expertise sobre o assunto.

O Pulse parece ter sido desenvolvido para um público mais focado em estilo, tecnologias e equipamentos.

A Fiat cedeu a versão Audace T200 para avaliação do DMAutos.  Uma das mais procuradas pelos consumidores, ficando posicionada abaixo da completona Ímpetus, a versão testada deixou boa impressão durante a semana de avaliação. (Veja abaixo a lista completa dos equipamentos de todas as versões do Pulse, incluindo a Audace).

Porte e estilo

O novo Fiat Pulse 2022 chama a atenção logo de cara pelo porte e estilo. É um SUV (assim vamos chama-lo) bonito no visual, com linhas modernas e atraentes. O interior também não fica devendo nada aos modelos mais completos. Agradou tanto a partir do seu lançamento que a fila de espera ainda é grande.

A compra de um carro novo tem como pontapé inicial seu design. Então, fica explicado porque o Pulse caiu no gosto do consumidor. Depois vem aquela conferida por dentro, informações do motor e câmbio e sobre as tecnologias a bordo. Quando sai do visual e vai para o interior e os demais detalhes, o Pulse segura o comprador.

Medindo 4.099 mm, o Fiat Pulse é maior que o Honda WR-V, que mede 4.068 mm. Contudo, o modelo da Fiat é menor que o Nissan Kicks, com 4.295 mm, Volkswagen Nivus, com 4.266 mm, Chevrolet Tracker, com 4.270 mm, e Jeep Renegade, com 4.232 mm.

A versão Audace não tem bancos em couro, como na topo Impetus. Nem por isso, o comprador  deixa de adquirir a versão. Basta dar uma olhada no pacote de opcionais, adquirindo os bancos em couro acompanhados também de rodas de 17 polegadas e pintura bicolor.

Dimensões

A desvantagem em dimensões do Pulse em relação ao SUVs tradicionais é compensada por seu pacote de equipamentos. A versão Audace T200, por exemplo, vendida por R$ 112.990, traz equipamentos encontrados nas versões mais completas dos utilitários compactos, que têm preços que partem de R$ 120.000 mil.   

O Fiat Pulse surpreende. Seu desempenho de vendas aponta para um modelo que vai responder a altura às expectativas criadas em torno do seu lançamento. Tem muitas qualidades no visual, no acabamento e nas tecnologias disponíveis, em especial a partir da versão Audace.

O modelo da Fiat apresenta vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Isso dá segurança em lombadas e estradas de terra. Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece um excelente ângulo de saída de 31,4°s.

A suspensão do Fiat Pulse é bem calibrada. Ela absorve com suavidade as imperfeições do asfalto e a carroceria tem rigidez torcional que não cria desconforto, assim como merece observação positiva o isolamento acústico da cabine.

Se não é um legítimo SUV nas medidas externas da carroceria, no espaço interno também não. O Fiat Pulse é mais compatível com um hatch mais espaçoso, inclusive no tamanho do porta-malas, com 370 litros. Fica a dica: se a procura é por um modelo com características menores do que um SUV e que esteja num patamar acima de um hatch, o Fiat Pulse é uma proposta excelente de compra.

Motor turbo

O Turbo 200 Flex que equipa a versão Audace e também a topo Impetus é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), número acima de qualquer concorrente no segmento. O amplo torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.

Esse propulsor, acoplado ao câmbio CVT, com sete marchas imaginárias, conta com a tecnologia MultiAir III, exclusiva da Stellantis. Ele é dotado de um sistema eletro-hidráulico que faz o controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance.

Essa transmissão foi desenvolvida pela Aisin. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Durante a avaliação, o conjunto registrou consumo de 9,5 km/l na cidade, com gasolina. Na estrada, com o mesmo combustível, o consumo ficou na casa dos 12,5 km/l.

Fiat Pulse 2022: Versões e preços

O Fiat Pulse estreia em três versões (Drive, Audace e Impetus) e cinco configuações, sendo duas com motor 1.3 aspriado, manual e CVT, e três com o novo motor Turbo 200 Flex e câmbio CVT de série.

A versão de entrada do Fiat Pulse 2022 é a Drive 1.3 aspirado, com transmissão manual de cinco marchas. Um degrau acima está a Drive 1.3 aspirado, mas com transmissão CVT. As demais versões, também com transmissão CVT, estão equipadas com o novo motor 200 Turbo: Drive 1.0 CVT, Audace 1.0 CVT e Impetus 1.0 CVT.

Pulse Drive 1.3 manual: R$ 87.990
Pulse Drive 1.3 CVT: R$ 96.990
Pulse Drive 1.0 turbo CVT: R$ 104.990
Pulse Audace 1.0 turbo CVT: R$ 112.990
Pulse Impetus 1.0 turbo CVT: R$ 123.490

Fiat Pulse Audace T200
Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, duplo comando de válvulas com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex
Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: automática tipo CVT com simulação de 7 marchas; tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
Rodas e pneus: 16″ com pneus 195/60 R16
Dimensões: comprimento (4.099 mm); entre-eixos (2.532 mm);Largura (1.744 mm) e altura (1.579 mm)
Peso: 1.234 kg em ordem de marcha
Porta-malas: 370 litros
Tanque: 47 litros

Fiat Pulse 2022 – Versões e equipamentos de série e opcionais

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
Alarme antifurto
Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
Fiat Sound System
Ar-condicionado automático e digital
ASR (Controle eletrônico de tração)
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Chave canivete com telecomando
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica
ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Faróis em LED
Função “Follow me Home”
Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
Hill Holder (Assistente partida em rampa)
Lanterna traseira em LED
LED DRL
Maçanetas na cor preta
Piloto automático (Cruise control)
Repetidores de seta laterais em LED
Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
Retrovisores externos na cor preta
Roda de liga leve de 16 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro
TC+ (Traction Control Plus)
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
USB traseira (Tipo A)
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
Volante com regularem de altura
iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável

DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual:
Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Modo Sport com botão de acionamento no volant

Opcionais: Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor. Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA
Traz todos os itens da versão Drive 1.3 Flex Automática e acrescenta o motor Turbo 200 Flex.

Opcionais: Pack Plus II – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA
Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática:
Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
Carregador wireless para smartphones por indução
Key Less Entry’n Go
Partida Remota via chave
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Volante com revestimento em couro
Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada

Opcionais: Pack Design – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor e Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”

IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA
Traz todos os itens da versão Audace e acrescenta:
Bancos revestidos em couro
Cluster 7″ Full Digital
Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
Sistema de navegação GPS embarcado
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado
Sensor de estacionamento dianteiro
Tapetes de carpete
Teto bicolor
Volante com regularem de altura e profundidade
Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C

Opcional: Pack Connect////Me – Fiat Connect////Me

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