DM Autos

Novo Nissan Versa é um conjunto de acertos com inspiração no Kicks

Andamos na versão intermediária Advance do novo sedã compacto.

diario da manha

O Nissan Versa da nova geração, apresentada em 2020 como linha 2021, representa uma mudança radical de conceito. Não é muito fazer essa afirmação quando se compara as mudanças entre o Versa anterior e o da nova geração.

As mexidas foram consideráveis a partir do visual, passando pelo interior, nas suas dimensões e alcançando até o motor com o aumento de potência.

O Versa, importado do Mexico nas versões Sense, Advance e Exclusive, chegou ao mercado brasileiro dando um salto de patamar no segmento dos sedãs compactos.

O modelo, até então um mero coadjuvante na briga entre os sedãs, estreou com uma personalidade tão forte que girou a chave da vida para iniciar um novo ciclo na sua história.

O Nissan Versa da geração anterior não foi aposentado. Continua em produção, mas agora com o nome de V-Drive e reposicionado para concorrer numa faixa de preços mais baixa. O objetivo é muito mais de atender frotistas e outras segmentos prestadores de serviços.

O novo Versa trouxe muito do seu irmão SUV, o Kicks, o que não pode ser considerado ponto negativo. Muito pelo contrário. O Kicks conquistou respeito público pelo conceito inovador de visual, espaço e acabamento interno.

Novo conceito visual

Como nos demais modelos da marca, o novo Versa segue o conceito “geometria emocional” da Nissan. Esse conceito se traduz em uma linguagem de linhas mais simples, claras e expressivas, ressaltando a nova visão do design da marca. Confesso que gosto muito do novo olhar global de design da Nissan.

Externamente, o Versa da nova geração traz alguns elementos de design copiados do Kicks. A coluna C com aplique preto, o que passa a ideia de teto flutuante, é um deles. Outros elementos que remetem ao SUV são a grade dianteira em V, chamada de V-Motion, e os faróis alargados. espichados.

Por dentro, o Versa é quase uma cópia fiel do Kicks. Difícil não encontrar um detalhe que não esteja ligado ao SUV. As maiores evidências estão no painel, quadro de instrumentos, volante e mesmo nos comandos dos vidros e do ar-condicionado.

Alerta de objetos no banco

Nas tecnologias, o Versa também inova com equipamentos interessantes, como o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que estreia no modelo. O sedã nasceu como aposta da Nissan para encarar a altura adversários como Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Toyota Yaris, Fiat Cronos e Honda City e o recado vai sendo dado.

Bonito, espaçoso e com um porta-malas com excelente capacidade de bagagem não é exagero tratá-lo como um sedã perfeito para as famílias. Sua dirigibilidade é prazerosa, tem excelente acústica e o conforto deixa o condutor e passageiros com a sensação de estarem a bordo de um sedã de u m segmento superior.

O interior do novo versa, que já é um atrativo no modelo anterior em termos de espaço, melhorou mais por conta dos 5 cm de aumento na largura. Agora permite que os passageiros, principalmente os do banco traseiro, viagem com mais conforto, favorecidos também pelos 2,62 metros de entre-eixos.

Novo Nissan Versa: Medidas

O novo Nissan Versa ficou maior nas dimensões. Mede agora 4.495 mm no comprimento, 1.740 mm na largura e 1.465 mm na altura. As novas medidas garantiram visual mais moderno e mais conforto aos ocupantes. Os 2,62 metros de entre-eixos são os mesmos do antecessor, batizado de V-Drive.

O modelo da nova geração cresceu também no tamanho do porta-malas. Tem capacidade agora para 482 litros de carga, 22 a mais do que a capacidade do antecessor. Comparando com dois dos seus concorrentes é maior do que os 469 litros do Chevrolet Onix Plus e menor que os 521 litros do Volkswagen Virtus.

Um dos destaques do novo sedã compacto Versa é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). Com a nova tecnologia não é possível esquecer objeto no banco traseiro e até mesmo crianças.

O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina. Além disso, uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido.

Central multimídia

Outro destaque que o sedã Versa da nova geração apresenta é a nova central multimídia Nissan Connect de 7”. O sistema é compatível com os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay e inclui assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi.

Com ele, é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres. O outro, por sua vez, para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

Com o novo sistema multimídia, Versa 2021 conta também com navegação “porta-a-porta”. Com ela, antes de se dirigir aonde o veículo está estacionado, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”.

Além de ajudar na localização do sedã em um estacionamento grande, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

Tecnologias a bordo

O novo Nissan Versa está equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield. Trata-se de um conjunto de tecnologias avançadas de segurança, chamado também de “escudo inteligente de segurança”. O sistema monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.

Integran o sistema o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD), Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Somam-se também ao Nissan Intelligent Safety Shield e são equipamentos de série desde a versão de entrada seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA) e Isofix de cadeiras infantis.

Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo. Os passageiros têm disponíveis três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender os do banco traseiro.

Painel

O painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor), também utilizado na linha do SUV Kicks, é outra inovação em tecnologia  Versa da nova geração (para as versões Advance e Exclusive).

Com mostradores configuráveis, o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. O display colorido coloca nas mãos do motorista o comando de tudo.

Nele estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento, Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações gerais do veículo.

As telas também mostram informações sobre o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), tacômetro, temperatura externa, do GPS, do áudio e do telefone conectado. Ainda no painel TFT, o motorista poderá ver as direções do GPS, bem à frente dos olhos.

Com a funcionalidade Turn by Turn, o motorista não precisa desviar o olhar para a tela do sistema multimídias no centro do painel.

Design

O Nissan Versa tem faróis em LED e as lanternas traseiras, também em LED, são em formato de bumerangue. Os espelhos retrovisores externos foram afastados 40 mm da carroceria (na geração anterior eram 20 mm) para a redução do ruído provocado pelo vento. Por falar nos retrovisores, eles são na cor da carroceria e têm regulagem elétrica e aquecimento.

As luzes de mudança de direção integradas ajudam a conferir um visual mais moderno do sedã. Reforçam a beleza externa do Nissan Versa o novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e as rodas aro 17.

Por dentro, o uso de materiais de alta qualidade estilo soft touch estão por toda parte, como no painel e nas portas. O acabamento dos bancos gravidade zero, as inserções de materiais premium em dois tons brilhantes nas portas e nos bancos conferem ao sedã uma aparência elegante e não se assuste caso notar aparências com o Nissan Kicks.

A rigidez da A coluna da direção ficou 30% mais rígida e tem uma relação estreita para fornecer respostas rápidas e giros estáveis. O novo ângulo do cáster, ampliado em 30%, e a nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilitam uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas.

A suspensão traseira ganhou reforço em sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano com o objetivo de melhorar a resistência às cargas maiores. Com as modificações o ângulo de rolagem da carroceria do Novo Nissan Versa foi reduzido em 15% dando ainda mais estabilidade.

O Versa da nova geração é equipado com motor 1.6 16V, que rende 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. É o mesmo propulsor da geração anterior, com a diferença que o antecessor tem 111 cv e 15,1 kgfm de torque. O câmbio é o CVT Xtronic com simulação de seis marchas.

Versões

O novo Nissan Versa é comercializado nas versões Sense manual e CVT Xtronic, Advance CVT Xtronic e Exclusive CVT Xtronic. São oito opções de cores disponíveis. A Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet (esta exclusiva para a versão Exclusive), Branco Diamond, Branco Aspen e Azul Cobalto.

A versão topo de linha Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante.

Nissan Versa Advance: Teste

Testamos a versão intermediária Advance, cedida ao DMAutos pela Nissan, e que é vendida hoje por R$ 110.095,00. Anteriormente, já havíamos andado na versão mais completa, a Exclusive (Clique aqui e leia a matéria). Essa versão do Versa concorre no mercado com o Toyota Yaris Sedan XS Connect, Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI, Hyundai HB20S Diamond e com o Honda City EX.

Os pontos positivos do Versa Advance depois do visual, espaço, dirigibilidade e conforto passam também pela suspensão bem calibrada. O sedã absorve bem as imperfeições dos pisos e o trabalho do conjunto é perfeito a ponto de levar incômodos aos ocupantes. A direção elétrica é bastante leve e confortável nas manobras.

O motor 1.6 e o câmbio CVT são harmônicos e fazem um papel importante para assegurar conforto aos ocupantes, somado à boa acústica do interior. A transmissão CVT garante suavidade nas trocas de marchas.

Espaço interno

O espaço interno do Versa é digno de elogios. O modelo da nova geração abusa nesse quesito, lembrando que mesmo no sedã da geração anterior o espaço interno é uma boa referência.

O novo Nissan Versa não só ganhou mais espaço interno, como empregou bancos maiores e mais confortáveis, sem perder espaço para as pernas, principalmente no banco traseiro.

O Versa Advance, mesmo sendo uma versão intermediária, ganha destaque no pacote de equipamentos. Por exemplo, possui chave presencial com partida por botão e painel com tela de 7″ configurável, mas segue os demais com um sistema multimídia com tela de 7″ e espelhamento de smartphones, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de 16″, piloto automático, faróis com acendimento automático e faróis de neblina.

O motor 1.6 aspirado com 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque tem desempenho satisfatório e boa economia. Na cidade, com etanol no tanque, o consumo foi de 8,0 km/l, enquanto na rodovia foram surpreendentes 12,3 km/l. Em se tratando de um sedã os números são consideráveis.

Falta o turbo

Embora o motor do Versa apresente bons resultados em desempenho e economia de combustível, um propulsor turbo cairia bem no modelo.

Os concorrentes Onix Plus, Virtus e HB20S já trazem turbo sob o capô e agradam bastante seus consumidores com motorização 1.0. O turbo apresenta respostas mais eficientes em baixas rotações e retomadas. O conjunto propulsor do Versa responde bem, mas o turbo tornou-se uma tendência no mercado.

O Nissan Versa Advance é bem equipado. Contudo, deixou de fora da lista de equipamentos itens importantes. Por exemplo, não oferece abertura e fechamento com um toque nos  quatro vidros elétricos (apenas para o motorista a abertura é com um toque).

A versão Advance ficou devendo também retrovisor interno fotocrômico e porque não o volante com revestimento em couro.

O tanque com capacidade para 41 litros de combustível me parece um tanto acanhado para um sedã, ao contrário dos concorrentes que dispõem de capacidade entre 50 e 55 litros. Todos esses itens caberiam bem num sedã com versão intermediaria de R$ 110.000,00.

Ficha técnica: Nissan Versa Advance 1.6 CVT

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, comando duplo variável, flex
Potência: 114 cv a 5.500
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: câmbio automático tipo CVT, tração dianteira
Suspensão: independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
Rodas: liga leve aro 16″ 
Pneus: 205/55 R16
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP
Peso: 1.122 kg em ordem de marcha
Dimensões: comprimento 4.495 mm, largura 1.740 mm, altura 1.465 mm, entre-eixos 2.620 mm
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 482 litros
Preço: R$ 110.095 (Saga Nissan)

Equipamentos de série de cada uma das versões Nissan Versa 2021

Sense 1.6 16V Manual

– Acabamento de tecido nos bancos
– Ar-condicionado
– Comandos de áudio e telefone no volante
– Chave inteligente presencial (I-Key)
– Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
– Painel central com tela de 3,5 polegadas
– Retrovisores externos com regulagem elétrica
– Rodas de aço aro 15 com calotas integrais
– Airbags duplos frontais
– Airbags laterais e de cortina
– Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
– Controle de Tração e Estabilidade (VDC)– Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
– Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
– Sensor de estacionamento traseiro
– Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
– Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3, sendo um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)

Sense 1.6 16V CVT – Todos os itens da versão Sense com câmbio manual e mais:

– Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive
– Apoio de braço frontal
– Controle automático de velocidade com comando no volante

Advance 1.6 16V CVT – Todos os itens da versão Sense CVT e mais:

– Acendimento inteligente dos faróis
– Banco traseiro bipartido rebatível
 60/40)
– Faróis com função Follow Me Home
– Indicador de temperatura externa
– Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções
– Retrovisores externos com indicadores de direção
– Rodas de liga leve aro 16
– Câmera traseira de estacionamento
– Faróis de neblina
– Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)
– Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone

Exclusive 1.6 16V CVT – Todos os itens da versão Advance CVT, exceto as rodas de 16”,  e mais:

– Acabamento premium soft touch nos bancos
– Ar-condicionado automático digital
– Apoio de braço central traseiro
– Welcome Function
– Volantes com acabamento premium soft touch
– Antena estilo barbatana de tubarão
– Faróis dianteiros em LED
– Assinatura dos faróis dianteiros em LED
– Rodas de liga leve aro 17
– Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB)
– Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio
– Detector de Objetos em Movimento (MOD)
– Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
– Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
– Espelho retrovisor com aquecimento
– 2 tweeters            
– GPS integrado

Comentários