Home / DMAutos

DMAUTOS

Teste: Andamos no Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design 2022

O Fiat Cronos 1.3 2022 trouxe como principal novidade o pacote visual S-Design na versão Drive. Os ingredientes do pacote deixaram a versão mais exclusiva e esportiva com esse opcional.

Conhecido pelo visual com itens de estilo escurecidos, agora o Cronos Drive 1.3 S-Design privilegia a sofisticação com a inclusão do bronze aos elementos.

Com a chegada do pacote S-Design no sedã, o Cronos 1.3, que traz câmbio manual de cinco marchas passou a ter uma configuração de acabamento a mais na linha. A novidade tornou-se referência de compra do sedã em função do diferencial patrocinado pelo pacote opcional S-Design na versão Drive.

O pacote S-Design foi apresentado no Cronos Drive 1.3 em julho do ano passado.

A mexida foi tão bem recebida pelo consumidor que as vendas da configuração S-Design ajudaram a tornar o Cronos o segundo sedã compacto mais vendido no ano passado. Foram 28 mil unidades comercializadas no período, segundo a Fenabrave.

Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design: Teste

A Fiat cedeu a versão Drive S-Design 2022 para ser avaliada pelo DMAutos. Durante 10 dias rodamos no sedã de cor Marsala. O sedã charmosinho, bonito por natureza e confortável se destaca também pelo propulsor 1.3 aspirado, de quatro cilindros.

Trata-se de um motor econômico e com excelente desempenho no trânsito urbano.

Por si só o sedã compacto agrada no requinte, espaço interno e na dirigibilidade. Com o pacote S-Design a versão Drive 13 ganhou um visual mais exclusivo, com toques de esportividade e estilo. Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design é rápido e cheio de estilo.

O modelo mede 4,36 metros de comprimento, 1,7 de largura, 1,52 de altura e 2,52 de entre-eixos. As medidas fazem do Cronos um veículo que oferece conforto para seus ocupantes.

Outra vantagem do modelo é o porta-malas com capacidade para 525 litros, podendo ser ampliado graças ao sistema bipartido em 1/3 e 2/3 do encosto dos bancos.

Visual

A mudança no Fiat Cronos Drive 1.3 começa pelo exterior. Na dianteira recebeu detalhe em bronze no logo Fiat e na grade inferior. Na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas, o nome do modelo e o badge S-Design têm as peças também escurecidas e em bronze.

O motor Firefly 1.3 que equipa o Cronos S-Design rende até 109 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com etanol, e 14,2 kgfm de torque a 3.500 rpm. Com gasolina, a potência máxima é de 101 cv e o torque de 13,7 kgfm.

O câmbio é manual de 5 marchas para a versão 1.3 e Drive 1.3 S-Design. Trata-se de uma transmissão bem escalonada que responde com trocas suaves e precisas. O conjunto alcança a velocidade máxima de 178 km/h, com gasolina, e 182 km/h, quando abastecido com etanol.

Em termos de consumo, conforme medição do Inmetro, o Fiat Cronos 1.3 faz 12,4 km/l e 8,5, com gasolina e etanol, no ciclo urbano, respectivamente. Na rodovia, por sua vez, o consumo aferido é de 14,8 km/l, com gasolina, e 10,3 km/l, com etanol.

Rodamos com etanol no tanque de 48 litros e os números alcançados na cidade e na estrada foram de 8,3 km/l e 11,3, respectivamente.

Vale lembrar que o câmbio automático de seis marchas é exclusivo do Cronos 1.8 nas versões Drive, Precision e HGT. As versões com essa motorização, porém, não receberam atualização para a linha 2022 ainda.

É provável que esse propulsor esteja encerrando seu ciclo de vida na marca para dar lugar para o 1.3 em toda a linha do sedã.

Por dentro

Internamente, a série especial S-Design do Fiat Cronos 2022 apresenta volante em couro com costura em bronze, painel e console central com detalhes em bronze. Os bancos têm padronagem diferenciada em relevo e costura em bronze, aqui também na coifa do câmbio.

O Cronos S-Design conta com ar-condicionado automático digital e sistema Keyless Entry n’Go e botão de ignição. A série é equipada com rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro.

O Fiat Cronos 2022 S-Design também dispõe de equipamentos como câmera de ré, retrovisores elétricos, Hill Holder e controles eletrônicos de tração e estabilidade. direção elétrica, chave com telecomando, rádio com conexão Bluetooth e USB dianteiro.

Além disso, tem monitoramento de pressão dos pneus, vidro dianteiro e travas elétricas, alarme perimétrico, comandos de som no volante e lanternas em LED, entre outros.

A versão Drive 1.3 S-Design conta ainda com central multimídia Uconnect de 7 polegadas. O sistema é compatível com as plataformas Apple Carplay e Android Auto, com áudio streaming, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth).

Outros itens da versão S-Design são os comandos de áudio no volante, entradas USB dianteira e traseira, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e assinatura em LED nos faróis.

Nova linha

Na linha 2023, o Cronos virá com muitas outras novidades. A principal delas é a chegada da transmissão automática CVT nas versões com motor Firefly aspirado. É a mesma transmissão dos modelos Pulse e Strada.

O uso do novo câmbio exigirá uma nova calibração, como foi feito no Pulse e na Strada, para atender a nova legislação de emissões. Outra novidade é a oferta do motor 1.0, de três cilindros, na linha.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias