DM Autos

Sedã chinês BYD Han EV elétrico é lançado no Brasil por R$ 539.900

Modelo premium tem potência de 494 cv e autonomia de até 500 km.

diario da manha

A BYD, maior marca de carros elétricos da China, lança no mercado brasileiro o sedã premium 100% elétrico Han EV. O modelo, sustentável, com design arrojado e recursos inteligentes, chega com preço de R$ 539.900 e começa a ser vendido no segundo semestre.  

A combinação dos seus dois motores elétricos gera potência de 494 cv e torque de 68 kgfm e roda até 500 km com uma carga completa.

Um dos modelos elétricos mais vendidos na China, o Han EV é o segundo veículo elétrico que a marca chinesa comercializa no Brasil. O BYD Han EV foi lançado em 2020 e já contabiliza mais de 140 mil unidades comercializadas.

BYD Han EV, soluções inovadoras e design futurístico

A BYD fez sua estreia no mercado com o SUV Tan EV, primeiro modelo totalmente elétrico do segmento.

Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido. Permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).

Motor

Em termos de desempenho, Han EV vem com o primeiro módulo de controle de motor Mosfet do mundo. Para se ter ideia, pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos.

O modelo incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 Nm.

O Han EV traz painéis de madeira maciça, assentos de couro e acabamentos em alumínio

O sedã Han EV é o primeiro modelo da BYD (pronuncia-se BÍ UÁI DÍ) a receber inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela própria BYD.

A bateria Blade foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz. Em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Essa bateria torna o veículo duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio. O Han EV é alimentado por uma matriz de segurança com capacidade de permanecer estável em altas temperaturas.

Design

Com design arrojado do sedã Han EV não passa despercebidos. Medindo quase 5 metros de comprimento, o sedã é grande e imponente. Com suas linhas agressivas e os faróis Full LED, as linhas do Han EV lembram um dragão gigante com os olhos abertos.

BYD Han EV: tela multimídia DiLink de 15.6” com rotação elétrica

O design combinando a estética oriental e ocidental é marcante no BYD Han EV. A grade dianteira, as luzes traseiras Dragon Claw e outros recursos, reforçam o design estilizado do automóvel. Já as curvas laterais são mais fluídas e as luzes traseiras ecoam com a parte frontal.

Exterior

O interior do sedã premium BYD Han EV adota um estilo limpo e luxuoso. Os painéis de madeira maciça, as maçanetas elétricas embutidas, os assentos de couro, os acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados se destacam no Han EV.  

Há outros detalhes interessantes como, por exemplo, a grande tela multimídia DiLink de 15.6”, com rotação elétrica.

Outros pontos de destaques no BYD Han EV são bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. O do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.

O Han EV é considerado um dos modelos mais bonitos e avançados da BYD

Há também uma tela multifuncional para o banco traseiro. Ao baixar o encosto do assento do meio como se fosse um descansa-braço, os ocupantes encontram uma tela multifuncional por meio da qual podem controlar diversos comandos do veículo, como sistema de som e ar-condicionado.

O modelo chinês oferece ainda ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador e saída de ar para os bancos traseiros, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares.

O porta-malas tem espaço para 410 litros para bagagem. É elétrico, com o Foot Sensor (sensor de movimento dos pés).

O sedã elétrico ainda conta com a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito, podendo até ser guardado em uma carteira.

Sedã Premium BYD Han EV

A tecnologia NFC* (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) permite a aproximação de dois dispositivos para que troquem informações, sem precisar de fios ou contato físico.

Segurança

O BYD Han EV conta com piloto automático adaptativo com Stop & Go. Trata-se de uma forma inteligente de controle de cruzeiro, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais.

Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor “DiPilot”, incorporando tecnologia 4G.

O veículo traz ainda sistema Electronic Stability Program (ESP), considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança. O sistema é responsável por controlar a trajetória dos veículos e evitar a perda de controle, mesmo com mudanças repentinas de direção.

O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo). Isto pelo fato de o sistema do acelerador ser eletrônico, permitindo interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.

O Han EV é marcante e bastante harmonioso nas linhas traseiras

BYD Han EV: Mais tecnologias

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW). A tecnologia monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

Sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico.

Além disso, o Han EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes.

O BYD Han EV começa a ser comercializado no Brasil a partir do início do segundo semestre e será disponível nas cores Preto, Azul, Vermelho, Branco e Cinza. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

O interior do Han EV ´e espaço e o luxo é marcante nos detalhes

Revendas

Com mais de 20 cidades já confirmadas, a expectativa é chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano. O objetivo da empresa é chegar até o final de 2023 com 100 concessionárias nomeadas.

A primeira concessionária da rede BYD, do grupo Eurobike, foi inaugurada dia 18 de abril e já entregou as primeiras unidades do SUV Tan EV aos clientes que adquiriram o modelo.

Comentários