Home / DMAutos

DMAUTOS

BYD lidera o mercado global em veículos eletrificados

A chinesa BYD, fabricante líder mundial de veículos eletrificados, figura como protagonista na transição da eletrificação no transporte em escala global. Recentemente, tornou-se uma das primeiras empresas a anunciar que encerrará a produção de veículos com motor de combustão.

A fabricante chinesa passa a se dedicar exclusivamente aos modelos movidos à bateria elétricas e os híbridos. Outro exemplo desse compromisso está no desenvolvimento da bateria Blade.

O modelo vem revolucionando a indústria de veículos elétricos por uma série de fatores. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz.

Em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Bateria Blade BYD

Seu desenvolvimento passou por trabalhos e avaliações exaustivas, que incluiu testes de pregos e fornalhas. A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva.

Na verdade, a bateria Blade BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60º C após as avaliações. Além disso, graças ao seu design, oferece mais de 50% de espaço do que as de bloco tradicionais.

A bateria Blade vem sendo introduzida em todos os veículos produzidos pela BYD. No Brasil, por exemplo, seus dois veículos lançados - o TAN EV e o HAN EV -- já conta com esse bateria ultrassegura.

Tecnologia de ponta

A BYD vem inovando cada vez mais. E isso pode ser notado nos últimos 27 anos de existência da empresa. Basta ver a evolução na tecnologia aplicada nos modelos de fosfato de ferro-lítio.

A BYD é, de fato, a maior fabricante de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) para as quais os dados do setor mostram que há uma demanda substancialmente aumentada.

À medida que a tecnologia continua avançando, espera-se que as baterias LFP representem mais de 60% do mercado global de baterias de energia até 2024. Há uma boa razão para isso.

As baterias LFP são isentas de cobalto e produzidas com um material que possui excelente estabilidade térmica em comparação com outras alternativas de bateria.

Como tal, a tecnologia de bateria de fosfato de ferro-lítio da BYD passou por rigorosos testes de segurança, incluindo testes de esmagamento, de calor, de sobrecarga, que até excederam os requisitos regulamentares.

A BYD foi uma das primeiras empresas a usar um sistema de gerenciamento térmico de bateria, para assegurar que a temperatura da bateria permaneça no nível ideal para uma operação eficiente e confiável em todas as condições climáticas extremas.

Ônibus totalmente elétricos BYD operam em mais de 100 grandes cidades europeias em 20 países.

Futuro sustentável

A BYD tornou-se sinônimo de inovação tecnológica e excelência em engenharia, desenvolvendo produtos revolucionários com confiabilidade comprovada. Essa é a extensão de seu crescimento bem-sucedido, a BYD agora emprega mais de 40 mil engenheiros comprometidos em projetar as soluções mais eficientes para um futuro melhor e mais brilhante.

Uma vantagem distinta é a capacidade exclusiva da BYD de controlar toda a cadeia, desde matérias-primas, P&D e design, até fabricação, aplicação e reciclagem.

É por meio desse recurso e experiência que a BYD é a primeira e única fabricante automotiva a produzir seu próprio sistema de powertrain, bateria, motores e sistema de controle de motor.

As soluções comprovadas da BYD reduzem as emissões de carbono em todo o mundo. De carros elétricos de passageiros a ônibus e caminhões.

Tudo isso estão causando impacto positivo no meio ambiente, à medida que a transição para a eletrificação está ganhando força rapidamente nos setores de transporte público, comercial e privado.

Foi a BYD que colocou a primeira frota de ônibus totalmente elétricos do mundo em operação comercial em 2010. Hoje, esses modelos ajudam na eletrificação do transporte público em cidades ao redor do planeta.

As credenciais de liderança mundial da BYD em tecnologia de baterias foram fundamentais para isso, assegurando aos operadores de ônibus que eles têm veículos de qualidade em sua frota nos quais podem confiar diariamente, além de oferecer maior eficiência.

Caminhão elétrico BYD ETM6

A prova está nos números. Mais de 1,9 milhão de veículos de passageiros de nova energia da BYD e 70 mil ônibus elétricos foram produzidos, operando em 70 países e mais de 400 cidades ao redor do mundo, o que ajudou a beneficiar o meio ambiente.

Para se ter ideia, esses números equivalem a economizar 11 milhões de toneladas de CO2 em comparação com gasolina ou diesel veículos motorizados. Significa plantar 896 milhões de árvores.

Sobre a BYD Brasil

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes.

Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país.

Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.

 Em abril de 2022, a empresa lançou seu segundo automóvel elétrico no Brasil, o sedã premium HAN EV, ícone da marca que representa verdadeira referência em segurança, tecnologia, luxo e conforto.

Ainda em abril, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias