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Audi abre pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro plug-in por R$ 413.990

Propulsor do modelo mexicano gera potência e força combinadas de 367 cv e 500 Nm de torque.

diario da manha

Audi abre pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro com preços a partir de R$ 413.990. O modelo híbrido plug-in será vendido na modalidade de venda direta com um lote exclusivo de 300 unidades.

Fabricado na planta de San José Chiapa, no México, o Q5 que carrega a tomada chega ao mercado brasileiro nas versões Performance e Performance Black e carrocerias SUV e Sportback. Trata-se do primeiro veículo da marca vendido no Brasil com essa tecnologia.

O Audi Q5 TFSIe quatro estreia no País a nova família de motores híbridos plug-in (PHEV), que que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da fabricante e possuem excelente autonomia no modo puramente elétrico.

Motor

O novo propulsor do Q5 representa a terceira geração do motor 2.0 TFSI à combustão (EA888), que desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque. Ele atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações.

O conjunto é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 5,3 segundos. Sua velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h.

No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.

“Estamos comprometidos com a nossa agenda ambiental e acreditamos que a mobilidade sustentável seja um caminho para reduzir impactos no meio ambiente e construir uma sociedade mais equilibrada e saudável.

Nesse sentido, usamos toda a nossa expertise na venda de veículos 100% elétricos no Brasil para trazer os novos Audi Q5 TFSIe quattro”, afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Bateria

A bateria em íon-lítio de alta tensão do Audi Q5 plug-in está localizada abaixo do piso do porta-malas. É composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts.

Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico.

O sistema de ar condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada altamente eficiente que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão.

Na prática, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica, o que amplia a eficiência energética do veículo e proporciona uma sensação térmica mais agradável aos ocupantes.

Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a moderna bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP.

Para realizar o carregamento de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro plug-in pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

Modos de condução

A condução do Q5 TFSIe quattro plug-in é personalizável graças aos diferentes modos de condução, projetados para que o motorista possa realizar a maioria de suas tarefas diárias com energia elétrica, com o auxílio do motor à combustão de acordo com a situação.

Existem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.

Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso.

O modo híbrido é acionado com base em uma robusta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida.

Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia. Desta forma, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica.

Audi Q5 TFSIe quattro plug-in: Propulsor elétrico

O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.

O sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores. Todas as informações constam no banco de dados de navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da câmera e do radar.

Com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente do veículo para aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.

Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.

Modo EV

Além do modo de condução híbrido, o motorista pode escolher outros três modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu fim de curso.

No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual. Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a quantidade de energia na bateria com o auxílio do motor à combustão.

Assim como na recuperação, o motor elétrico funciona como gerador para carregamento da bateria.

Oferecendo robustez e valentia para o utilitário encarar todos os tipos de terreno, a tração quattro ultra possui diversos ajustes e resulta em uma condução prazerosa e segura, com estabilidade direcional incomparável.

Por meio da tração quattro ultra, a potência é distribuída para todas as rodas, sendo fornecida apenas às rodas dianteiras em condições regulares, de modo a priorizar a eficiência, com o eixo traseiro acionado em caso de necessidade.

Visual musculoso

O modelo esbanja um visual com linhas musculosas e curvas dinâmicas. Na dianteira, o conjunto óptico Full LED Matrix é separado pela ampla grade frontal Singleframe octogonal e saídas de escape trapezoidais que revelam toda a sua esportividade.

O caimento sutil do teto, a lateral fluída e a linha de cintura alta avançando sobre a tampa do porta-malas, com as lanternas formadas por elementos luminosos OLED tridimensionais e dinâmicos garantem um design leve e harmonioso.

Internamente, a cabine é revestida de materiais nobres e sofisticados. A posição elevada dos bancos garante uma visão panorâmica ao motorista e passageiros e a iluminação ambiente contribui com a sensação de requinte a bordo.

Há amplo espaço a bordo para cinco ocupantes, os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado.

Os equipamentos disponíveis incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.

Acessórios

O novo Audi Q5 TFSIe conta com uma série acessórios exclusivos para a nova versão. O modelo pode ser equipado com as capas de chave, que aumentam a durabilidade da peça.

A linha de rodas diamantadas de 20 polegadas (modelos “Falx” e “Vox”), aprovada em rigorosos testes,  possui até quatro camadas de pintura, protegendo da influência da luz, intempéries e corrosão. Está disponível com capas personalizadas de válvula e parafusos antifurto.

O modelo também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança. A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono.

Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.

O Q5 pode receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro.

Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C). Por fim, a câmera de gravação “Universal Traffic Recorder” – UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.

Audi Q5 TFSI a combustão

Além da inédita motorização híbrida, a Audi do Brasil também comercializará o Audi Q5 carroceria SUV com motor à gasolina. O veículo conta com o premiado motor 2.0 TFSI ajustado para entregar 265 cv de potência e torque de 370 Nm.

A transmissão é a S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades que oferece rápida troca de marchas e acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

O Audi Q5 traz controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa, faróis Full LED Matrix, lanternas com três tipos de assinaturas exclusivas, display com tela sensível ao toque, tecnologia de assistência elétrica de 12v, suspensão Multlink e a icônica tração quattro com tecnologia ultra.

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