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Ônibus rodoviários 0 500 da Mercedes-Benz se consolidam como os mais seguros

Os ônibus rodoviários 0 500 da Mercedes-Benz se consolidam como os modelos mais completos em segurança no mercado. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lançou 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus Transpúblico 2022, realizada em São Paulo.  

Entre as novidades dos modelos 2023 destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia.

ABA 5

Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso.

Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

Ponto cego

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego.

O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

“Os avanços constantes em tecnologia de segurança para ônibus rodoviários reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros e com todo o ecossistema do transporte responsável”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4x2, 6x2 e 8x2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

Ônibus rodoviários 0 500: Novos recursos na linha 2023

ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
Freio de estacionamento com comando eletrônico.
ESS, sinalização de parada de emergência.
Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
Preparação para inibidor de partida.

Itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:

ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
Piloto automático de velocidade.
Sistema de auxílio em rampa.
Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
Sistema anti-tombamento.
EBS – sistema eletrônico de freios.
ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
ESP – controle eletrônico de estabilidade.
Freio a disco ou tambor.

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