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Ram Classic entra na briga das picapes médias com motor V8 de 400 cv

A Ram Classic, a nova picape de entrada da marca e o quarto lançamento Ram no Brasil, fora as edições especiais, estreia no mercado como a mais potente da categoria. Isso graças ao motor HEMI V8 de 5.7 litros, a gasolina, que rende arrojados 400 cv de potência e torque de 556 Nm a 3.950 rpm, assim como sua irmã Ram 1500 Label.

A nova Ram Classic, ainda sem preço anunciado, chega às revendas no próximo dia 15 de setembro para brigar no segmento com as picapes médias, S10, Hilux e Ranger, em suas versões mais completas.

Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estreia no Brasil primeiramente na versão Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.

Estilo “big-rig”

Com design atemporal que resgata o clássico estilo “big-rig” - homenagem às carretas que cruzam as estradas norte-americanas - da segunda geração da Ram, na década de 90, a Classic é um modelo digno de receber o título de classic muscle truck.

A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil. Tudo começou na virada de 2019 para 2020 com a renovação da Ram 2500 e teve sequência com a Ram 1500 em 2021 e da Ram 3500 em março passado.

As cores disponíveis na Ram Classic são o Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados.

Por sua vez, a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Ram Classic: Motor V8

O motor V8 da nova Ram Classic conta com câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o HEMI®. Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível.

Caso do sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%.

Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas. Isso reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.

E o HEMI® ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 W que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos.

Transmissão

A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central.

O sistema é inteligente e seguro. Por ex., ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.

Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.

Design marcante

O nome Classic faz todo o sentido ao se observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend em 1994.

Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.

De qualquer ângulo, saltam aos olhos os traços musculosos, que reforçam a esportividade da Ram Classic. Também contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas. Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.

Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

Equipamentos

A Ram Classic entrega uma longa lista de equipamentos de série. Destaques para o ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras e bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio).

E mais: aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay e chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota,

Outros equipamentos: quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

Os acabamentos trazem materiais emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED.

A praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Caso do assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos. Detalhe interessante é a plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

Vale citar ainda os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro. Impermeáveis e removíveis, eles podem receber, por exemplo, latas de bebidas e pedras de gelo para mantê-las na temperatura ideal ou até aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.

Em relação à segurança, a Ram Classic está muito bem servida com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.

Caçamba gigante

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda).

Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.

Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.

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