Home / DMAutos

BYD Song Plus DM-i Híbrido Plug-in e Yuan Plus EV

BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil

Modelos Song Plus DM-i Híbrido Plug-in e Yuan Plus EV têm preço único de R$ 269.990


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

A BYD, já conhecida no Brasil com seus veículos 100% elétricos Tan EV, Han EV e D1 EV, lança mais dois modelos no mercado brasileiro. No mesmo momento em que apresentava seu primeiro SUV médio, o Song Plus DM-i, com a inédita tecnologia híbrida Plug-in, a gigante chinesa surpreendeu com outro lançamento: o do também SUV médio Yuan Plus EV 100% elétrico.

As primeiras unidades do novo Song Plus Híbrido Plug-in, com preço de R$ 269.990, serão entregues ainda no mês de dezembro. Esse mesmo valor foi anunciado para o Yuan Plus elétrico. Com o SUV Song Plus DM-i, cujo primeiro lote chegou ao País com 200 unidades, a BYD inicia uma nova fase da marca no Brasil, com a comercialização de modelos híbridos plug-in.

Song Plus DM-i

O #DMAutos já andou no Song Plus DM-i, a convite da marca chinesa. O novo SUV híbrido plug-in da chega com uma excelente proposta para concorrer diretamente com o Jeep Compass 4xe. O lançamento da BYD traz amplo espaço interno, design dinâmico, luxuoso e excelente desempenho proporcionado pelo pelos 235 cv de potência extraídos da combinação dos motores a combustão e elétrico.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O Song Plus DM-i com a inédita tecnologia híbrida plug-in da marca é o quarto veículo de passeio anunciado e apresentado ao público nacional em apenas um ano. No final de 2021, a empresa anunciou sua estreia entre os carros de passeio ao apresentar o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico. Em abril deste ano, foi a vez do lançamento do sedã elétrico de luxo HAN EV.

Em julho, o D1 EV foi lançado. Pertencente à categoria MPV (Multi Purpose Vehicle), com soluções inovadoras, o modelo criou um referencial de mobilidade e transporte, principalmente ao segmento corporativo, aplicativos de transporte, locadoras de veículos e órgãos públicos.

Modos de utilização

O novo SUV Song Plus DM-i, que nos surpreendeu pelas qualidades que possui, é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com a exclusiva tecnologia super híbrida plug-in DM-i. São vários benefícios, incluindo baixo consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave, além de baixa emissão de CO2.

A tecnologia super híbrida DM-i é capaz de mesclar os modos de utilização. Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias, de forma inteligente, aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico.

O sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética. São 3 módulos de direção na tecnologia híbrida do Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. Essa possibilidade oferece todas as vantagens de alto torque, alta eficiência e baixo ruído do motor. É o módulo adequado para uso urbano: econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil.

Motor a combustão

Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão mais a geração de energia de alta eficiência. Geralmente em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico: baixo consumo de combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos puramente elétricos.

O modo HEV série, por sua vez, entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.

Tecnologia DM-i

A tecnologia híbrida DM-i é o maior diferencial do Song Plus. Além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2 quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O Song Plus DM-i está equipado com dois motores. Um, a gasolina, e o outro elétrico. O primeiro de 1.5 litros, de ciclo Atkinson, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 135 N.m a 4.500 rpm. O elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 316 N.m.

O conjunto leva o Song Plus DM-i de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria. Rodando no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km. A transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.

Bateria Blade

O novo SUV BYD traz a avançada e segura bateria Blade, com vida útil de oito anos. Ela foi projetada em forma de lâmina com função estrutural e não possui estrutura modular, permitindo até 50% mais células no mesmo espaço e aumentando a sua densidade energética. Sua capacidade é de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.

O novo Song Plus DM-i chama muita atenção logo no primeiro olhar. Seu design, afinal, é bastante atraente. Suas linhas agressivas e os faróis Full LED que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. Essa assinatura visual e o espírito empreendedor urbano reúnem a elegância esguia dos sedãs e o dinamismo dos modelos SUV, ao seu baixo índice de arrasto aerodinâmico.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

As junções da cobertura da cabine com a linha de ombros adotam um design oculto, único na classe, mostrando o excelente acabamento da BYD na fabricação de automóveis.

Destaques

Aliás, são inúmeros detalhes que despertam a atenção para o novo SUV BYD. Outros destaques do Song Plus são a grade frontal, ressaltada por finas e requintadas tiras decorativas cromadas, que dão mais nobreza ao design. Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.

Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual.

O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas, propiciando um toque especial. As rodas de liga leve de 19” e alto brilho, com grandes arcos pronunciados, remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.

Porta-malas

O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros, superando muitos veículos já consagrados do segmento automotivo. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros.

A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa. Pode ser feita por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O interior do BYD Song Plus DM-i remete ao luxo. Foi concebido para oferecer um elevado nível de sofisticação e comodidade, a começar pelo amplo espaço interno. O painel é 100% HD digital personalizável, com 12.3 polegadas e o volante multifuncional com controles diversos.

Os bancos se adequam perfeita e ergonomicamente ao corpo humano. Os dianteiros possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação.

Iluminação ambiente

A iluminação ambiente pode ser configurada com 31 opções de cores. O painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas conta com display de fácil visualização e múltiplas informações. Além de ótima resolução e moldura ultra estreita.

Desenvolvida em sistema Android, conta com monitoramento em tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos periféricos. Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar.

Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8”, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac. Assim, o modelo traz uma verdadeira cabine imersiva de música comparável às principais modelos de automóveis premium do mercado.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente -- configurável na tela da multimidia -- e também saída para os bancos traseiros, completa a atmosfera muito confortável e convidativa do interior do veículo, que ainda conta com grande teto solar panorâmico angular elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.

O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução (Wireless), saída de ventilação traseira e entradas USB.

Outros equipamentos

Conta também com outros diferenciais, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.

A segurança, ativa e passiva, está retratada em cada detalhe do BYD Song Plus DM-i. Por exemplo, o modelo possui suspensão independente McPherson na dianteira e independente multi-link na traseira.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O novo SUV híbrido plug-in da BYD permite ajustes automáticos de suspensão, adequados para os deslocamentos do dia a dia. Dependendo do tipo de piso, absorve as irregularidades com total controle, oferecendo uma condição dinâmica suave e confortável. O sistema de freios é do tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A tração do modelo é dianteira (FWD).

Câmera 360º

O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como suas câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão.

Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.

Seis airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O SUV médio tem 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura e entre eixos de 2.765 mm, o maior de sua categoria. Seu peso em ordem de marcha é de 1.700 kg.

Cores

O veículo será disponível em versão única de mercado e cinco cores: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow White (Branco) e Dome Blue (Azul). A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.

Yuan Plus 100% elétrico

O estreante modelo 100% elétrico Yuan Plus EV é o quinto lançamento da chinesa BYD no mercado brasileiro. Lançado em versão única por R$ 269.990, mesmo preço do Song Plus DM-i Híbrido Plug-in, o inédito SUV médio elétrico da BYD rende 458 cv de potência, 31,6 kgfm de torque e oferece autonomia de 458 km com uma carga completa.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e conta com os modos de condução Normal, Eco e Sport. É equipado com bateria BYD Blade de 60 kwh, que pode ser recarregada em até 1h30m em estações de recargas rápidas.

O Yuan Plus EV mede 4,45 metros de comprimento, 1,61 metro de largura, 1,87 de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Suas linhas externas expressam robustez e o design é inspirado no dragão chinês. A grade frontal toda fechada – característica dos veículos elétricos - mostra logo tratar-se de um veículo elétrico.

Desenvolvido sobre a plataforma e-Platform 3.0, o modelo traz faróis Full LED com DRL integrados, com destaque para o filete de LED que une as duas peças. Seu visual externo ganha charme também nos retrovisores externos, com repetidor de seta integrados, na cor da carroceria, além do rack de teto, spoiler e lanternas em LED. O interior traz central multimídia giratória de 12,8 polegadas.


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz


		BYD lança dois SUVs médios híbrido plug-in e elétrico no Brasil
Norton Luiz

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias