Home / Economia

ECONOMIA

Agricultores apostam na soja em Goiás

Abertura oficial da colheita de soja em Goiás e Distrito Federal relativa à safra 2023/2024 será iniciada hoje

Soja plantada em Goiás deve atingir 4,6 milhões de hectares nesta safra Soja plantada em Goiás deve atingir 4,6 milhões de hectares nesta safra

A abertura oficial da colheita de soja em Goiás e Distrito Federal relativa à safra 2023/2024 será hoje, 26, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (AgroBrasília). Localizado no quilômetro 5 da BR-251. A área de soja onde será feita a colhida simbólica localiza-se na Fazenda Maringá em Cristalina e terá transmissão para o local do evento.

O evento reúne produtores, profissionais do agronegócio e interessados no assunto. O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-Go) em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

Para se ter uma ideia do peso do agronegócio na economia do Entorno do DF, segundo dados do último Boletim de Conjuntura do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, a agropecuária tem participação superior a 50% do PIB municipal de 12 cidades que formam a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

O destaque vai para os municípios de Mimoso de Goiás, com agro tendo participação em 76,4% do PIB municipal; Água Fria, com 75%,8% de seu PIB com participação das atividades agrícolas; e Cabeceiras, com 69,1% de sua economia com participação do agronegócio. Esses outros municípios integram o cinturão agrícola do Entorno do DF.

Para o presidente da Aprosoja-Go, Joel Ragagnin, o objetivo do evento é reconhecer o trabalho dos produtores da região e promover o agronegócio local. “A ideia é unir os produtores com representantes dos diversos elos da cadeia produtiva e discutir pontos importantes para o desenvolvimento do agronegócio. Será um dia muito produtivo para trocar informações”, observou.

Safra 2023/204

Nesta safra 2023/2024, a área de soja plantada em Goiás deve atingir 4,6 milhões de hectares. A produção estimada inicialmente, na faixa de 17,5 milhões de toneladas, deve sofrer quebra considerável devido à escassez hídrica dos últimos meses.

A soja é a principal commodity agrícola brasileira, sendo responsável por cerca de 40% da produção agrícola. Segundo a Aprosoja Brasil, com base em informações levantadas pelas unidades distribuídas nos 15 principais Estados produtores de soja, a safra 2023/2024 já apresenta quebra consolidada devido ao clima e, no momento, a produção nacional está estimada em 135 milhões de toneladas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias