Economia

Brasil produziu 10% mais de petróleo em maio

Redação DM

Publicado em 3 de julho de 2015 às 02:08 | Atualizado há 11 anos

 

Agência Brasil

A produção de petróleo no País registrou aumento de 10,2% em maio, comparado com maio de 2014. Em relação ao mês de abril passado, o acréscimo foi 0,7%. A produção de gás natural cresceu também 10,2% sobre maio do ano passado, mas registrou queda de 1,3% comparado a abril último.

A informação foi divulgada. na quarta-feira (1º), pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Nos campos do pré-sal, a produção em 49 poços foi 726,4 mil barris por dia de petróleo e 26,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, aumento de 1,2% em relação a abril passado.

Cerca de 93,3% da produção de petróleo e 77,4% da produção de gás são provenientes de campos marítimos. Do total da produção de petróleo e gás, 93% foram extraídos de campos operados pela Petrobras.

A produção nacional em maio de 2015 foi atingida com a participação de 311 concessões, operadas por 25 empresas. Destas, 84 são concessões marítimas e 227 terrestres. A produção de petróleo e gás natural no Brasil é procedente de 9.059 poços, sendo 803 marítimos e 8.256 terrestres.

Petrobras vai abrir capital da BR Distribuidora

Em mais uma medida do Plano de Desinvestimento da Petrobras, a companhia autorizou a elaboração de estudos para oferta pública secundária de ações da sua subsidiária Petrobras Distribuidora S.A (BR). A autorização divulgada, quarta-feira (1º), foi decidida pela diretoria executiva da companhia, em reunião dia 30 de junho.

De acordo com a Petrobras, entre as possibilidades que serão analisadas estão a atração de um sócio estratégico e a abertura de capital. Com isso, a BR Distribuidora poderia ser listada no segmento especial do mercado de ações da BM&FBovespa, chamado de Novo Mercado e aderente às melhores práticas de governança corporativa.

Os atos necessários para a oferta precisarão ainda ser aprovados pelos órgãos internos da Petrobras e da BR. Além disso, terão que passar, nos termos da legislação aplicável, pela análise e aprovação dos respectivos entes reguladores, supervisores e fiscalizadores, diz ainda a nota da empresa.

A companhia destacou que a comunicação feita na quarta-feira não deve ser considerada como anúncio de oferta. Acrescentou que a realização dela vai depender de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional.

 

 

 

 

 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia