![William Israel diz que o e-commerce é “um ambiente muito dinâmico e desafiador” – Foto: Divulgação](https://cdn.dm.com.br/img/Artigo-Destaque/130000/1200x720/Artigo-Destaque_00130904_00-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dm.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F130000%2FArtigo-Destaque_00130904_00.jpg%3Fxid%3D618863%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721198364&xid=618863)
Durante um dia com exposições, palestras, aulas, interatividade e negócios na capital, a ExpoEcomm Goiânia 2023 visa, em 31 de outubro, integrar ainda mais o consumidor com os empreendedores goianos, que faturaram com boa margem de lucros a mais com vendas online entre janeiro e junho, numa comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Nuvemshop, empresa de ponta especializada no ramo de criação de e-commerces na América Latina.
A reportagem do Diário da Manhã Online entrevistou William Israel, CEO da feira, com o mesmo comentando que “o e-commerce tem se destacado por ser um canal que tem conseguido manter bons números de vendas”.
Informando que os preparativos para a realização do evento transcorrem dentro do planejamento, o executivo disse que a ExpoEcomm representa sucesso antes mesmo da realização e que na sexta, 27, já havia atingindo quase completa “a carga de ingressos que foi disponibilizada. Mais de quinhentas pessoas estarão reunidas em um dia repleto de aprendizados e conexões”, adianta.
Ao contabilizar que dez palestras serão proferidas, Israel comenta: “Temos palestrantes de alto nível confirmados, como Ricardo Souza, cofundador do iFood; Babi Tonhela, do E-commerce na Prática; Mago, do E-commerce; e, Samuel Gonsales, do Ecommerce Brasil. Os congressistas poderão interagir com mais 15 expositores”, empresas que prestam serviço para o segmento e oferecem várias soluções, por exemplo, agências, transportadoras, plataformas e Enterprise Resource Planning (ERPs), software ou sistema de gestão que organiza, integra informações e processos de determinada empresa.
Contribuição de Goiás
“2023 é desafiador para o varejo como um todo, o e-commerce tem se destacado por ser um canal que tem conseguido manter bons números de vendas. Existe uma expectativa que possamos fechar o ano com crescimento próximo a casa dos dois dígitos, mostrando que o e-commerce veio para ficar e faz parte do hábito dos brasileiros”, analisa e, ao ser perguntado da importância do e-commerce em Goiás, o executivo realça que o cenário é de grande crescimento. “Para se ter uma ideia, segundo pesquisa recente, realizada pela Nuvemshop, as vendas online aumentaram 35% no primeiro semestre desse ano quando comparado com o mesmo período anterior”.
Ele pontua que o levantamento mostrou: os pequenos e médios empreendedores online goianos faturaram R$57,5 milhões no período, com venda de cerca de 758 mil produtos. “Isso só mostra que o setor está aquecido e é muito por causa desse tipo de empreendedor”.
Fundamentado nos dados da Nuvemshop, o CEO narra que o setor que mais se destacou no estado foi o de saúde e beleza, “vendendo R$19 milhões. Logo depois, veio o setor de Moda, com mais de R$18 milhões e, acessórios, com pouco mais de R$1 milhão”.
Para Israel, o consumidor goiano é bom para o mercado online, pois tem o hábito de comprar bastante pela internet. “Não é à toa que o estado fechou o primeiro semestre desse ano em sétimo lugar no Brasil nas vendas por e-commerces. Foram 758 mil produtos vendidos, 14% a mais do que no ano passado. Além disso, verifica-se que o consumidor gasta, tanto que o ticket médio e chegou a R$320,50. O mercado é muito bom e é até por isso que estamos trazendo a feira para Goiás”.
Pretendentes
Solicitado para deixar orientação aos que pretendem adentrar o mundo dos negócios eletrônicos, não titubeou: “O e-commerce oferece inúmeras oportunidades para quem deseja ter o próprio negócio, porém é importante destacar que se trata de um ambiente muito dinâmico e desafiador”.
Orientou, ao mesmo tempo, que “o empreendedor, além de dominar o mercado do produto que deseja vender, também deverá ter conhecimento sobre tecnologia e marketing digital. A principal orientação é estudar bastante e se conectar com pessoas que já possuem experiência no segmento. Assim, as chances de sucesso aumentam consideravelmente”.