Home / Economia

ECONOMIA

Safra de tomate em Goiás indica crescimento de 36,6% em 2024

Outros cultivos também deverão crescer

Foto: Wenderson Araújo/CNA Foto: Wenderson Araújo/CNA

Goiás deve registrar um crescimento expressivo de 36,6% na safra de tomate em 2024, superando com folga o avanço de 9,9% observado no país. Esse desempenho reforça a posição do estado como o maior produtor da fruta no Brasil, de acordo com os dados mais recentes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, realizado com dados de agosto, revela que o aumento da produtividade média por hectare de tomate em Goiás deve atingir 21,6%.

Além do tomate, outras culturas agrícolas no estado também devem registrar aumento na produção, como o arroz (17,7%), mandioca (6,0%), café (5,8%), feijão da 2ª safra (2,7%) e sorgo (2,7%). Entre esses, o rendimento médio da mandioca e do café também deve subir, em 1,6% e 7,3%, respectivamente.

Mesmo com condições climáticas adversas, como altas temperaturas e falta de chuvas, a produção goiana de cereais, leguminosas e oleaginosas, que inclui a soja e o milho, deve alcançar 31,4 milhões de toneladas em uma área de 7,4 milhões de hectares. Esse volume coloca Goiás na 4ª posição entre os estados produtores, com uma participação de 10,6% no total nacional.

Leia também:

  
  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias