Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dia 26 de Julho: Dia Mundial dos Avós

No dia 26 de julho é comemorado o Dia Mundial dos Avós no Brasil. Segundo especialistas a família brasileira tem vivido um novo relacionamento com os avós e, isso está acontecendo devido o aumento da longevidade da população. Os avós estão cada vez mais jovens, muitas vezes na faixa dos 40 ou 50 anos. Já não é tão comum aquela imagem de pessoas bem velhinhas que os avós tinham, atualmente eles estão participando mais ativamente na vida dos filhos e netos, praticam esportes, trabalham e até namoram.

O número da expectativa de vida ao nascer vem crescendo desde 1940, quando era de apenas 45 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2017 a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 76 anos. Por isso, famílias convivem com três ou até mesmo quatro gerações.

Segundo a doutora em psicologia clínica e cultura, Vanessa Cardoso, essa convivência faz muito bem, os avós criam um senso de continuidade na geração e para as crianças é uma forma de diminuir os preconceitos com a velhice. Psicólogos acreditam que os efeitos positivos da “avóternidade” são tantos que nem se pode contar.

A especialista em inteligência relacional Thirza Reis, usou um termo para nomear essa nova relação familiar dos avós, para ela “há uma ressignificação do amor”. Ainda segundo a especialista, os avós trazem segurança, apoio e ensinamentos que somente os mais velhos podem oferecer aos pequenos. Para Thirza, os avôs e avós podem ser a referência de afeto e acolhimento para as crianças. “Eles vivem uma paternidade e maternidade em outro nível, sem as cobranças sociais de não poder errar”, afirma.

A psicóloga ressalta que o convívio frequente com os netos resulta em uma melhor qualidade de vida para os idosos, pois fisicamente eles se sentem mais ativos e se preocupam com a saúde, para que possam acompanhar o crescimento dos netos.

Segundo a doutora em psicologia clínica e cultura,Vanessa Cardoso, os pais, que são a geração do meio, podem sentir mais segurança sabendo que os filhos estão com pessoas que os amam. Por outro lado, a psicóloga afirma que os pais devem assumir o seu lugar, para que os relacionamentos sejam saudáveis e não haja uma infantilização da paternidade.

Origem da comemoração do Dia Mundial dos Avós

O dia em que é comemorado o Dia Mundial dos Avós, dia 26 de julho, é uma homenagem à Santa Ana e São Joaquim, os pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica. O motivo da escolha dessa data é o fato de que no dia 26 de julho de 1584, os avós de Jesus Cristo foram canonizados pelo Papa Gregório VIII, recebendo o estatuto de Santos.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias