Entretenimento

Vaquinha para reconstruir réplica do 14 bis é feita nas redes sociais

Há apenas três réplicas oficiais do avião 14 bis, espalhadas pelo mundo.

diario da manha
Foto: Reprodução

Inventor de uma das réplicas do avião 14 bis, construído em 1902 pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, Alan Calassa, iniciou uma “vaquinha” nas redes sociais para conseguir dinheiro para reconstruir a réplica. A réplica do avião, também conhecido como Oiseau de Proie (“ave de rapina”) ficou destruída após acidente durante um voo. Segundo o inventor da réplica, Alan Calassa, morador de Caldas Novas, região sul de Goiás, há apenas três réplicas oficiais do avião 14 bis, espalhadas pelo mundo.

Alan afirma que sempre gostou muito de aviões e, conseguiu construir a réplica no ano de 2006, em comemoração ao centenário do primeiro voo do 14 Bis. Para ele é muito gratificante carregar o nome de um homem tão importante para a humanidade, como Alberto Santos Dumont e, foi através do 14 bis que Alan se encontrou na aviação.

O acidente que acabou destruindo a réplica, aconteceu na tarde do dia 9 de junho, durante uma apresentação no aeroclube de Bauru, na cidade de São Paulo, na 6ª edição Arraiá Aéreo. O piloto Alan Calassa que representava Santos Dumont, o criador da aeronave, foi rapidamente socorrido e não teve ferimentos.

Motivo da vaquinha para reconstruir o 14 bis

Alan já havia apresentado em vário países com a réplica e, um vento forte foi o motivo da queda do avião. O que sobrou da réplica foi apenas madeira quebrada e tecido rasgado. Sem ter condições de pagar a construção de um novo 14 bis, o piloto resolveu iniciar uma campanha nas redes sociais.

Segundo Alan será necessário R$ 85 mil e, até as 19h da última sexta-feira (26), faltavam cerca de R$ 40 mil para atingir a quantia necessária. O piloto explica que, além de muito dinheiro, também é necessário muitas horas de trabalho para a reconstrução, já que, desde o bambu ao cordão encerado, o entelamento do avião é todo feito com seda e a impermeabilização é feita com fécula de mandioca. Ele afirma que é muito artesanal e existe toda uma técnica.

Com informações do G1

Comentários

Mais de Entretenimento

9 de julho de 2019 as 11:36

Cuphead vai se tornar série na Netflix

25 de maio de 2019 as 19:51

Atriz Lady Francisco morre no Rio